Poster nacional do filme 'A Forca' (The Gallows) de 2015 pela 'Blumhouse Productions' e 'Warner Bros.'
Assisti este filme na noite de Quarta-Feira e estou aqui para falar sobre o longa, dar minhas opiniões e falar também sobre notícias que rondaram este longa, e claro, as curiosidades e vídeos que você esta acostumado a ver aqui no final de cada postagem quando estou falando de algum filme.
'A Forca' (nome original: 'The Gallows') estreou nos cinemas no dia 23 de Julho de 2015 (no final das férias) e curiosamente, por se tratar de uma obra barata (se a produtora 'Blumhouse Productions' está por trás o filme é considerado barato para ser criado) ele foi financiado de forma independente, pois a maior parte do orçamento veio dos próprios amigos dos cineastas envolvidos que apostou suas fichas no projeto 'The Gallows' e só depois ele foi adquirido e distribuído pela grande 'Warner Bros.'
Os diretores do longa foram Travis Cluff e Chris Lofing que trabalharam juntos no roteiro também, no elenco temos atores nada conhecidos que usaram seus próprios nomes no longa sem citar o sobrenome, então temos Reese Mishler (como 'Reese'), Pfeiter Brown (como 'Pfeiter'), Ryan Shoos (adivinhem! Sim, como 'Ryan'), Cassidy Gifford (como 'Cassydi') entre outros.
O filme conta a história de um grupo de jovens no ensino médio que decidem reencenar uma cena chamada 'The Gallows' ('A Forca') que há vinte anos atrás naquela mesma escola foi encenada, na verdade quase, pois um acidente terrível ocorreu com o aluno 'Charlie' que acabou se enforcando de verdade. A história gira em torno de toda cidade não só permanecendo na escola ao passar de tanto tempo, mas agora com o projeto de reencenar a peça os alunos começam a desconfiar que um novo desastre caótico está prestes a acontecer envolvendo o espírito de Charlie que está revoltado com algo envolvendo os alunos daquela escola.
Cena do filme 'The Gallows' de 2015 da Warner Bros.
Primeiramente quero parabenizar a equipe de marketing que esteve por trás do longa e cheguei até a comentar aqui sobre o fato. Quem não se lembra da brincadeira 'Charlie Charlie' que se espalhou como o vírus da gripe suína dentro de todas redes sociais, desde o Twitter até o Instagram, Facebook e Youtube que se tratava de colocar dois lápis formando uma cruz (uma espécie de 'x') com uma folha embaixo escrito 'sim' e 'não' duas vezes e a pessoa tentava invocar o espírito Charlie para perguntar sobre seu futuro. Ninguém imaginava que se tratava de um filme, meio que usaram a ideia do 'jogo do copo' para se comunicar com o além, eu meso fiz uma postagem aqui dizendo que não era legal ou algumas pessoas poderiam sofrer algum tipo de experiência sobrenatural que poderia marcar sua vida de uma forma traumatizante, mas enfim, era uma 'jogada' dos 'cabeças' que na verdade estavam pensando em fazer o filme, na época ele ainda não tinha sido rodado. Eles fizeram isso e esperaram repercutir para dar início ao projeto 'Charlie' que virou 'The Gallows' em seguida.
Depois com o surgimento dos trailers e dos vídeos promocionais onde os personagens gritavam o nome 'Charlie' inúmeras vezes as pessoas (algumas, não vi uma grande repercussão na internet sobre o filme para falar a verdade) se sentiram atraídas para ver o filme e logo ligaram a brincadeira que durou cerca de três dias como um dos assuntos mais debatidos na internet. Da uma olhada num vídeo promocional abaixo, realmente quem se interessou ficou afoito para conferir o longa, como eu.
Este comercial acima foi o mais reproduzido por aqui, mas existem outros que circularam no país de origem e vou posta-los no final dessa postagem. Pois bem, o filme teve uma grande ferramenta de marketing para promover o mesmo junto com uma grande distribuidora respeitada quando se trata de filmes de terror, estou falando da 'Warner Bros.' que recentemente esteve envolvida em 'Invocação do Mal' e 'Annabelle' e outros ainda estão por vir. No caso da 'Blumhouse Productions' que eu 'pago pau' mesmo para a produtora, sei que as vezes da uma escorregada com alguns de seus projetos (não na parte financeira, mas na parte do telespectador gostar ou não da obra que vai ver, pois a parte financeira logo é recompensada, pois eles gastam muito pouco na produção de um filme) e para mim eles infelizmente escorregaram em 'A Forca'.
Um filme de baixo orçamento rodado em poucas semanas, a história realmente é boa e inovadora trazendo um espírito vingativo com uma 'corda' para matar as pessoas, mas todo esse conjunto não foi bem empregado no filme. Começamos por ser um 'found footage' que virou moda, nada contra, pois adoro filmes que seguem esta linha 'Bruxa de Blair' e 'Atividade Paranormal' (os mais conhecidos), mas também existem outros que escorregam e feio. Em 'A Forca', é tanta correria que as imagens ficam destorcidas em diversas vezes quase deixando o telespectador enjoado, outro ponto 'contra' que quero citar é o terror que não existe, mais uma vez infelizmente, são apenas promessas e o trailer que aparece cenas de terror e as mesmas estão dentro do filme não trazendo nenhuma nova. Dentro dessas cenas temos as bobas que é de origem de chacota dos próprios personagens para a câmera (já estamos cansados disso!) e quando o 'terror' acontece (segundo 'The Gallows') são muitos barulhos inexplicáveis que fazem os personagens correrem de um lado para o outro. Outro ponto fraco presente no longa que me desanimou bastante (mas você só está falando dos pontos fracos, e os pontos positivos? Realmente os positivos só ficaram na originalidade da história e sobre a ferramenta de marketing e publicidade, poies não consegui encontrar outros) foi a presença de Charlie no filme.
Pensei que iriam mostrar o fantasma destorcido na câmera, ou ela entrando em estática ou até mesmo ficando 'bugada' quando ele aparecesse dando alguns closes na entidade, mas não foi nada disso. Ele aparece como um tipo de pessoa nas poucas vezes (e rápidas) como na imagem postada acima com esta mascará de pano comum para aqueles que eram enforcados (esqueci o nome que chamavam no longa).
Outro ponto decepcionante foi o final do caminhar do roteiro que a história deu uma de louca e tivemos algumas cenas do estilo 'Atividade Paranormal' bem 'nada haver' com o filme citado (mas o que você quis dizer? E não entendi!), não entenda, pois não deu para entender de tão bizarro que foi. Ainda compararam Charlie com os conhecidos Freddy Krueger e Jason, grandes personagens conhecidos do terror que se realmente existissem iriam ficar decepcionados se soubessem que foram comparados com Charlie. História e ideia bacana e original, não foi bem empregada, só foi comprada pelos bons marqueteiros envolvidos na mesma e conseguiram lucrar muito dinheiro, pois no fundo eles não querem saber se o telespectador vai gostar ou não da obra, eles querem que você compre o ingresso para uma parte do dinheiro entrar no bolso deles, depois disso se você nem for assistir, não é problema deles, já que você já adquiriu o ingresso.
Os veículos de imprensa deram notas muito baixas ao filme (já era esperado), e fazendo uma média o filme foi considerado 'ruim' (não me diga!), e eu também classifico 'A Forca' como um filme de terror ruim, não chega a ser considerado péssimo por causa da ideia original, mas se não fosse por isso seria, pois ela não foi bem empregada e o caminhar do roteiro parece redondo, pois só se da voltas e nada de extraordinário acontece, apenas o esperado: gritarias e mortes.
Se você não gostou de 'Atividade Paranormal' não compre a ideia de 'A Forca', se gostou, releia o que eu escrevi nessa postagem, pois até eu que gosto de filmes que seguem esse estilo, não fui muito com a história de Charlie. Ainda disseram que querem que ele se torne um personagem conhecido como Freddy e Jason, desculpe, mas não vai dar certo e não penso numa sequência desse filme (talvez tentam fazer um reebot e contar a história da peça que foi um fiasco e terminou num desastre há vinte anos), mas acredito que não será um bom filme, pois muitos que já assistiram e eu conversei já disseram ter se decepcionado e garanto que não irão ver um segundo, mesmo se for se tratar de um prelúdio e até mesmo descartar o estilo 'found footage'. Confira abaixo onze vídeos sobre 'The Gallows' e se ainda tiver curioso para assistir será de sua total responsabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário