sábado, 15 de agosto de 2015

Sobrenatural (Insidious).

Poster americano do filme 'Insidious' de 2011 de James Wan e Leigh Whannell, 'Blumhouse Productions' distribuído nacionalmente pela 'Playarte Pictures'.

 Semana passada o assisti pela quarta ou quinta vez, pois por aqui eu já falei das duas sequências de 'Insidious' que acabou virando uma franquia rendendo muito dinheiro e o primeiro estava faltando, como o filme é ótimo eu decide vê-lo para falar dele hoje aqui no Portal, claro, com mais detalhes realçando pontos importantes e até mesmo interessantes do longa.
 Primeiramente vamos a ficha do longa que estreou no dia 22 de Abril de 2011 nos cinemas tendo por trás a 'Blumhouse Productions' junto com Oren Peli (cabeça de 'Atividade Paranormal' que 'comprou' a ideia e decidiu apostar no longa) e James Wan que foi diretor e é renomado por estar atrás de outro grande filme de terror de sucesso 'Invocação do Mal' e também já se envolveu em 'Gritos Mortais', 'A Casa dos Mostos' e 'Jogos Mortais', ele também dirigiu 'Velozes e Furiosos 7'. No roteiro temos o grande Leigh Whannell e no elenco contamos com Patrick Wilson, Rose Byrne, Ty Simpkins, Lin Shaye, Leigh Whannell (sim ele também atua e atuou no primeiro filme da franquia 'Jogos Mortais' sendo o fotógrafo que perseguia o Dr. Gordon, ambos estavam presos num banheiro junto com um corpo, quem não lembra?), Angus Sampson, Barbara Hershey, Andrew Astor, entre outros. 
 O filme foi filmado em apenas três semanas com os melhores caras envolvidos em filmes de terror da década que se uniram para lançar algo digno do gênero e conseguiram. O longa conta a história da família Lambert constituída pelo casal Josh e Renai e seus filhos Dalton e Foster que acabam de se mudar para uma nova casa. Algumas coisas estranhas começam a acontecer como vozes, barulhos e coisas sumindo de um lugar e desaparecendo do outro. De repente o jovem Dalton não acorda em uma manhã entrando em estado de coma sem nenhuma explicação e quando ele retorna para casa sem nenhuma resposta médica depois de ficar em observação por três meses não apresentando nenhuma melhora. As coisas começam a piorar (os barulhos, parecem que pessoas estão dentro da casa) e Renai muito assustada decide falar com Josh e ambos se mudam de casa indo morar com a mãe de Josh, pois Renai alega que a casa esta mal assombrada. Não demora muito para Renai continuar vendo e sentindo coisas estranhas na casa da mãe de Josh e logo ela descobre que não é a casa que está assombrada, mas sim seu filho Dalton. 

Cena do filme 'Insidious' de 2011 criado por James Wan e Leigh Whannell, distribuído nacionalmente pela 'Playarte'.

 Tive o privilégio de assistir esta obra prima nos cinemas. Eu estava indo assistir 'Pânico 4' que estava competindo com 'Sobrenatural' (Insidious), mas não cheguei a tempo e para não perder a viagem eu decidi ver este e que ótimo que me atrasei, pois eu realmente me arrepiei na sala do cinema assistindo este filme. Primeiramente o longa ganhou seu espaço no mundo pela história contida e isso é muito, muito importante, pois pelo menos aqui no Brasil o filme não foi divulgado em nenhum meio, eu nem se quer vi o trailer na internet e nem fiquei sabendo de informação alguma dele. Falando em outras palavras, criaram e rodaram o filme quietos e lançaram como um longa comum e realmente foi um estouro pela história contida não precisando de nenhum trailer ou comercial de televisão para chamar as pessoas, atraí-las para conferi-lo. 
 Eu realmente adoro a franquia sendo um fã de carteirinha, o filme conta uma história incrível e muito bem bolada por Leigh Whannell que também atua como 'caça fantasmas' e ajudante de uma senhora que tem o dom de enxergar entidades de outro mundo que tentam encorporar ou apenas transformar a vida do hospedeiro humano num verdadeiro inferno por pura diversão, claro, acompanhados pelo atrapalhado e estranho Tucker. 
 O longa tem um terror que as pessoas estavam esperando por muitos anos trazendo elementos importantes e medidas certas de elementos usados em outros que são essenciais para um bom filme de terror, mas que 'erraram na mão' como uma receita. 'Insidious' tem uma história centrada, não demora muito para o terror começar a acontecer de forma gradativa para a ansiedade dos telespectadores. Outro ponto é que o terror presente tem a medida certa contando com elementos inteligentes, o terror acontece na hora certa e no ponto certo onde os envolvidos não tiveram medo de aplicarem o gênero no filme e nas cenas como acontecem nos filmes da franquia 'Atividade Paranormal', por exemplo, que parece que algo vai acontecer e o filme vai empurrando com a barriga para os dez minutos finais. 

 Cena do filme 'Insidious' de 2011 criado por James Wan e Leigh Whannell, distribuído nacionalmente pela 'Playarte'.

 O filme parece algo real não contendo absurdos que vemos por aí e o longa é tão, mas tão equilibrado que teve até algumas cenas presentes de humor entre os personagens Specs e Tucker como trocadilhos que passaram despercebidos para os mais apavorados que estavam assistindo o longa, mas bem aplicados.
 Falando no roteiro, realmente está impecável e eu queria muito saber quanto tempo Leight demorou para elabora-lo, pois ele é tão engenhoso e aplicado que parece uma fórmula matemática para um terror inteligente e atormentador onde as contas no meio devem ser feitas corretamente para o resultado final ser impecável e foi isso que ocorreu em 'Insidious'. Nada de apelar para um terror insano e nojento que da até ânsia de assistir, nada de chamar o demônio ou fazer inúmeros rituais estranhos, nada também de brincadeiras pessoais que só alimentam o longa parecendo preencher espaços para emendar para o próximo passo da história, em 'Insidious' existe um terror verdadeiro (não que a história seja baseada em fatos reais) dando importância aos 'fantasmas' e como eles se aplicaram ao filme e nos detalhes das cenas, até mesmo no mundo oculto e até mesmo na moradia do demônio que captura Dalton (você já está contando!), vamos com calma, pois muitas coisas acontecem no filme, o roteiro é rico em situações, acontecimentos e revelações onde um verdadeiro fã vai pirar se assistir, ou pirou como eu pirei na sala do cinema e o final então, deixado a ponta completamente exposta para uma sequência. Não posso esquecer de citar a ótima trilha sonora aplicada no filme que aumenta ainda mais o terror presente nele. 
 Os dois filmes (as duas principais franquias) que está contando com a essência do terror sem exagerar na dose transformando a obra num verdadeiro pesadelo são 'Insidious' (que já existe três filmes e todos eles foram comentados aqui no Portal, use a ferramenta de busca digitando o nome dele para conferir as outras postagens sobre os outros) e 'Invocação do Mal' (The Conjuring), este da Warbros Bros. que foca no casal Warren que existiu de verdade e ajudavam pessoas que eram atormentadas por entidades e demônios e algumas de suas histórias que realmente aconteceu como 'Annabelle' irão virar filme, o segundo que tem previsão para estrear no ano que vem vai ser ótimo, pois estão trabalhando muito bem no roteiro a muito tempo (como eu disse, tomando cuidado para não manchar o nome da franquia fazendo de tudo para as coisas se encaixarem perfeitamente para um outro clássico do terror surgir), comparando os dois os fãs ainda apontam para 'Invocação do Mal', mas 'Sobrenatural' é um ótimo longa também contando uma história fictícia. 
 Infelizmente não tenho as notas da imprensa em mãos sobre este filme, mas considero 'Sobrenatural' ou 'Insidious' (tudo para não confundir com o seriado que tem o mesmo nome) um excelente filme de terror, pois não existe nada para tirar ou adicionar nele, ele foi incrível e acredito que muitos vão concordar comigo.
 Não viu ainda? Eu recomendo com toda certeza. Abaixo você confere cinco vídeos relacionados ao primeiro filme 'Insidious' que fez um sucesso tão grande que virou uma franquia e espero ansioso por um quarto que pode ser lançado em 2017, não tenho pressa, pois o roteiro deve ser bem escrito e trabalhado para honrar este daqui e não manchar o nome e nem a franquia. Fique com os vídeos e conheça mais sobre essa ótima franquia onde a 'Blumhouse Productions' está por trás divulgando o nome com todo orgulho, pois o orçamento para produzi-lo foi baixo (mais alto que os outros filmes que a produtora bancou), mas também ganhou muito se tornando um dos carros chefes da 'Blumhouse'. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário