sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Dia Mundial da Cerveja! Levante seus Copos!

 Dia Mundial da Cerveja. Fonte da Imagem: blogs.gazetaonline.com.br

 Sim, hoje é o Dia Mundial da Cerveja e aposto que muitos não sabiam se não ouviram falar em algum meio informativo ou veio para o 'Portal do Ultra' e descobriu aqui. Na verdade não tem um dia específico, mas toda primeira Sexta-Feira do mês de Agosto (hoje) é comemorado o 'Dia Mundial da Cerveja' que foi inventado em Santa Cruz, na Califórnia no ano de 2007. 
 Neste dia venho falar sobre a bebida apreciada por muitas pessoas (sim, tem mulher que reclama, mas existem outras que adoram tanto quanto os homens) e sobre algumas curiosidades interessantes que giram em torno da cerveja, mas antes, a música que tem a cara da bebida (pelo menos para mim), confira abaixo (realmente tem tudo haver, quem se lembra dela?)


 Essa música é de meados de 1997, mas continuando a falar de cerveja, o Brasil não está dentro dos dez países que mais consomem cervejas em todo mundo (realmente eu pensaria que tomava a décima posição, ou a nona), pois os Europeus possuem um hábito muito maior que a gente de consumir esta bebida produzida a partir da fermentação de cereais. Pesquisas realizadas no mês de Novembro do ano passado encabeça a 'República Tcheca' que tem um consumo de 1,5 bilhões de litros por ano onde cada consumidor consome em média 143 litros. Seguimos para o segundo lugar que é ocupado pela Alemanha (já era esperado) onde uma pessoa consome em média 110 litros por ano. Seguimos com a Áustria, Estônia, Polônia, Irlanda, Romênia, Lituânia, Croácia e em décimo lugar a Bélgica onde um consumidor passa a tomar em média 81 litros de cerveja por ano. Os dados foram divulgados pela 'Euromonitor' e nestes locais a cerveja é muito mais barata se for comparada em outros locais do mundo (está caro sair Sexta á noite para beber com os amigos? Vai morar na Europa, lá é baratinha) e por lá existem muitos bares bonitos e bem construídos (claro, no Brasil existem também, mas o preço ainda é mais elevado), diferente da Europa.


 Sim, vendo este vídeo lá eles tem o costume de chamar de 'Pub' onde sempre tem muita gente, muitos móveis de madeira, televisores e tudo mais que um bar (um 'Pub') de alta qualidade tem direito a ter sem meter tanto a faca na hora de cobrar a 'gelada' do cliente. 
 Atualmente a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida mundialmente (e dizem que foi a primeira bebida alcoólica criada pelo ser humano) e está ocupando a terceira bebida mais consumida no mundo ficando atrás da água e do chá (sim, mundialmente as pessoas bebem mais chá do que cerveja). Ainda sobre o Dia Mundial da Cerveja, existiram três propósitos declarados para este dia ser comemorado e aqui vão eles: primeiramente estar com os amigos para saborear uma boa cerveja, celebrar aqueles que fabricam e os que servem a bebida também e ter o sentido da união mundial com os outros comemoradores e adoradores dessa bebida. 
 Agora fazendo uma viagem ao tempo, na Idade Média as pessoas consumiam mais cerveja do que água (incrível não? Mas existe uma explicação plausível sobre o fato) é que na época a água era muito 'duvidosa' contendo muitas impurezas que poderiam trazer doenças e até mesmo levar a pessoa a óbito já que a medicina não era tão avançada. Com isso, era comum beber mais cerveja quando uma pessoa estava com sede, por exemplo, pois o álcool presente matava muitas das impurezas que existiam na água. Não saindo da 'máquina do tempo', os egípcios que trabalhavam para construir aquelas enormes pirâmides que existem até hoje no Egito eram pagos com cerveja (quem diria!), pois a bebida fazia parte da dieta daquele povo na época.

 Dia Mundial da Cerveja. Fonte da Imagem: zinabre.com

 Acredito que se você perguntar para o dono do bar da esquina da sua casa essa ele não vai saber te responder, mas sabia que existe uma deusa (sim, é uma figura feminina) sobre a bebida? Sim, seu nome é Ninkasi que é uma deusa sumeriana (da Suméria) que diziam que era capaz de satisfazer o desejo e acalmar o coração, pois na antiga Suméria a cerveja era uma bebida com muita importância e por volta de 1800 a. C. foi composto um hino em homenagem a este ser divino. 
 Existem inúmeros tipos de cerveja para todos os gostos (para a grande maioria) espalhadas por todo mundo, algumas incrementando algo que é típico em seu país á receita para torná-la diferente das demais, curiosamente você nunca está bebendo uma cerveja sozinho se for contar com toda população mundial, pois a qualquer hora que esteja bebendo ou prestes a encher o copo ou abrir a latinha existem muitas pessoas que estão fazendo o mesmo passo que você, ou mais adiante (já a consumindo) ou um passo atrás (andando até a cerveja), pois curiosamente 0,7% da população está bêbada a qualquer momento do dia se formos contar em todo o mundo, fazendo as contas isso equivale a 50 milhões de pessoas (que coisa!). 
 Existem pessoas que preferem a cerveja 'da lata' e outra da 'garrafa de vidro', mas na latinha a bebida é protegida contra raios solares e possíveis contatos com o oxigênio que pode mudar o gosto da bebida (acredito eu que depois da segunda ou terceira lata ou copo a pessoa não está ligando nem de onde vem a cerveja), com isso, uma grande marca de cerveja que tem o costume de armazenar o líquido em uma garrafa de vidro verde (estou falando da Heineken) alguns estudiosos, depois de fazerem alguns testes apontaram que é o pior lugar de armazenar uma cerveja, pois o vidro verde (claro, se exposto) permite que os raios UV cheguem á bebida com mais intensidade mudando o gosto da mesma, diferente das latas como citado e das garrafas de cores amarronzadas que é mais conhecida. 


 O legal é que as cervejas artesanais estão ganhando cada vez mais seu espaço no mercado trazendo algo novo que as outras não tem e que pode virar uma nova febre. Quem disse que toda cerveja deve ser amarga? Em muitos lugares (ou marcas diferenciadas) trazem um gosto mais adocicado á bebida que cai no gosto de alguns. Outro fato é que toda propaganda frisa que a cerveja deve ser consumida gelada, sim, pode ser a deles para não perder o gosto ou agregar algo ao sabor com o resfriamento (não sei), mas nem todas são tratadas assim. Na Alemanha, por exemplo, existem alguns tipos de cerveja que são servidas normalmente a temperatura ambiente, pois se a deixarem geladas ela muda bruscamente o sabor. 
 Agora falando sobre os benefícios da cerveja, estudos apontam que a bebida que é rica em polifenóis (como o vinho) melhora o sistema imunológico, faz bem para os ossos (essa é novidade para mim, terceira idade não precisa só de cálcio!), pois essa rica fonte de silício que a cerveja possuí ajuda a melhorar a densidade mineral óssea. Outro benefício é que a cerveja evita cálculos renais, os cientistas envolvidas a essa pesquisa disseram que a cada garrafa consumida por dia diminui o risco em 40% (então se você tomar três nunca terá esse problema!), engano seu, pois a cerveja em excesso traz muito mais malefício do que benefício, então não podemos esquecer da típica frase 'beba com moderação' e claro, 'se for dirigir não beba'. 
 Falando sobre as cervejas artesanais, existem muitas pessoas aqui mesmo no Brasil que 'fabricam' sua própria cerveja a seu gosto, ao redor do mundo é comum encontrar cervejas que vão alguns tipos de flores, madeira, mel, frutas, raízes e outros adjuntos á sua produção. Falando nisso, me lembrei que no ano passado para comemorar uma nova temporada do seriado 'The Walking Dead' uma marca americana de cerveja inventou uma por tempo limitado que existia cérebro junto á receita (nojento?), pois zumbis comem cérebro e decidiram criar como algo promocional, acredito que mesmo os fãs que tiveram nojo experimentaram se tiveram fácil acesso a esta estranha bebida.


 Curiosamente as cervejas com tampa de metal devem ser guardadas em pé e as de rolha deitadas (por quê?) e na antiguidade existiam as 'alewifes' que eram mulheres que tinham a responsabilidade de fabricar cervejas. Outra curiosidade que talvez você não saiba é que os monges são 'mestres' em fabricarem cervejas e inventarem novas receitas e isso vem de muitos tempos atrás, suas receitas são copiadas pelo mundo afora e eles costumam consumir a bebida também. 
 Bom, ao meio de tantas curiosidades sobre as cervejas eu gostaria de agradecer aos sites 'papodehomem.com.br', 'elhombre.com.br', 'megacurioso.com.br' e ao 'exame.abril.com.br' por trazer as informações, realmente as 'cervejas artesanais foi algo muito curioso pra mim, pois só aqui no Brasil existem mais de trezentas fábricas legalizadas e isso é incrível. 
 Vimos que esses sites que fiz minhas pesquisas são bem masculinos (a maioria deles), mas as mulheres também consomem a bebida, claro, a quantidade de homens é muito maior, uma pesquisa aponta que homens bebem cinco vezes a mais que as mulheres, mas gosto é gosto e existem algumas que extrapolam também e isso ninguém pode negar.
 Bom, o jeito é moderar, pois a cerveja também faz mal quando é consumida numa quantidade alta e isso depende de pessoa para pessoa, não só aquelas que dizem que vai moderar bebendo dois copos e no final das contas acaba dormindo no bar ou os amigos levam até a casa e o homem está até aéreo, mas do peso da pessoa, o estilo de vida e tudo mais. Beber cerveja excessivamente pode causar câncer no fígado e doenças cardiovasculares. Outro ponto maléfico dela é que o álcool presente na bebida tem efeito diurético que aumenta a produção de urina, isso é bom, pois você não terá cálculos renais, mas impede que o organismo absorva certas vitaminas e minerais (obrigado ao site 'grandehomem.net').


 Então não faça a mesma coisa que este homem acima que só postei para mostrar como existem pessoas que não ligam para os malefícios da bebida (mas ele só fez para publicar no youtube), bom, eu não sei, mas está ai para quem quiser conferir e não se esqueça da moderação e aproveitar seus benefícios deixando os malefícios de lado que é o que acontece quando se bebe exageradamente.
 Um outro ponto que eu queria realçar é que cerveja, como muitos pensam, não engorda (claro, quem engorda é quem está bebendo), essa piada foi infeliz, mas isso também está ligado ao consumo da bebida, pois ela também é um grande estimulante de apetite, com isso a pessoa a consome com alguns petiscos como batata frita, churrasco, amendoins e outros alimentos que juntos, obviamente vão fazer o consumidor engordar automaticamente querendo ou não.
 Bom, essa postagem foi realizada de surpresa, pois fiquei sabendo mais cedo sobre o dia mundial da cerveja e decidi realiza-la, pois sei que existem muitas curiosidades que giram em torno dessa bebida que é tão apreciada por tanta gente. Falando por mim, eu já experimentei, mas realmente eu não gosto, então acredito que nunca você me verá num bar ou me imaginará na frente do computador ou assistindo televisão com um copo ou uma latinha de cerveja nas mãos. Antes de finalizar a postagem eu queria realçar sobre os países da Europa (grande porcentagem tirando a Áustria) que estão presente na lista dos grandes consumidores. Acredito que os jovens desses países (claro, não generalizando e é apenas um 'achismo') são diferentes dos jovens brasileiros e americanos onde existem muitos que ficam em casa se empanturrando de salgadinhos e refrigerantes (em filmes americanos vemos isso com muita frequência) e acredito que os jovens desses países pegam o costume de beber mais cedo também, não sei, apenas aposto nisso.
 Espero que tenha gostado da postagem especial sobre o dia mundial da cerveja, está lendo com um copo ou uma latinha na mão? Acredito que tomou muito conhecimento sobre a bebida na postagem, e falando em 'tomou muito', por favor, não faça isso em relação a cerveja e a sua saúde, combinado?    

Garotas com copos de cerveja na mão. Fonte da imagem: torcidas.esporte.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário