Dia Nacional do Sorvete. Fonte da Imagem: maquinadesorveteexpresso.com
Você já tomou (ou comeu) sorvete hoje? Para quem não sabe, hoje é o Dia Nacional do sorvete (existem dias para tudo, então os mais interessantes eu procuro fazer uma postagem especial comemorativa trazendo algumas informações e curiosidades), e foi escolhida esta data de 23 de Setembro para celebrar o início das altas temperaturas do ano, pois automaticamente o consumo dessa sobremesa aumenta (mas tem gente que toma sorvete, ou come, no inverno também) e a data entrou em vigor no país no ano de 2002 criada pela ABIS.
Existem muitas pessoas que são fanáticas por sorvete, seja de casquinha, massa, picolé, sundae, petit gateau, napolitano, banana split, entre outros, pois é acessível á todos os bolsos sendo uma sobremesa considerada barata e como eu disse, muitas pessoas consomem pelo menos um por semana, outras esperam a época mais quente, tem mulheres e garotas que quando estão deprimidas comem um pote inteiro sem perceber e outras pessoas que, como eu, não gostam muito (não é por que tenho dentes sensíveis, pois não tenho) e comem de vez e nunca.
Mas você, fanático por sorvete que está salivando vendo a imagem de introdução da postagem já parou para pensar de onde e como surgiu essa sobremesa? Bem, há muito tempo mesmo (dentro de registros históricos) a invenção dessa 'maravilha gelada' cabe aos Persas, pois o imperador Romano Nero num dia quente (ou não) teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturar aquilo com frutas (nada higiênico não é mesmo?). Outro relato conta sobre o Imperador Chinês King Tang (este relato depois de algumas centenas de anos comparado ao imperador Romano) tinha pensado num método de misturar leite com água do rio (essas pessoas não são higiênicas).
Aqui no Brasil, seguindo os registros, o sorvete deu as caras começando a ser confeccionado no ano de 1934 (menos de cem anos) no Rio de Janeiro quando chegou um navio de Boston com um carregamento muito grande de pêssegos naturais. Outra história sobre o sorvete dar as caras por aqui é sobre uma coleção de cartões de uma cidade chamada Washington Magalhães, a produção de picolé por aqui tinha sidi iniciada no final do século XIX em Minas Gerais, em Cataguases.
Curiosamente muitos chefes de estados eram fascinados por sorvetes, como Thomas Jefferson que tinha seu próprio sorvete de baunilha, George Washington (ambos ex-presidentes americanos) teria pagado 200 dólares para um sabor exclusivo. Não era apenas os americanos, o Rei Carlos I da Inglaterra tinha uma receita de um sorvete guardada á sete chaves e ela só foi revelada depois de sua morte por um cozinheiro do palácio.
Outra curiosidade até mesmo engraçada foi sobre a invenção do 'sorvete na casquinha' (se eu disser que como a casquinha pura vocês acreditam?), no ano de 1904 na Louisiana, nos Estados Unidos, um imigrante sírio era um dos participantes de uma feira de alimentos e ele escolheu o sorvete. Na hora de servir ele percebeu que não tinha pratos descartáveis para colocar a sobremesa e sua única saída foi servir a sobremesa em cima de um cone feito de uma massa muito similar a um waffle chamada zalabia (interessante não é mesmo?) e logo, na mesma época, apareceram outras 50 pessoas alegando que tinham inventado o grande feito. Mas existe uma outra história (que talvez possa ser real também) na Itália, Ítalo Marciony que era um sorveteiro estava cansado de ver seus clientes atrapalhados quebrando suas tigelas de vidro, então ele optou por servir o sorvete num cone crocante (se cair agora, só o cliente vai sair perdendo).
A temperatura ideal para servir um sorvete de massa é de 13° C, pois dizem que sua textura e leveza são melhores apreciados, mas é meio difícil ele permanecer nessa temperatura muito tempo (ou mais de dois minutos) em pleno verão paulista ou ainda mais o carioca ou ainda mais o do Nordeste. Durante a segunda guerra mundial o 'US Marines' tinham sorvetes para tomar quando saiam em longas patrulhas e um outro fato muito engraçado ocorreu no início do século onde muitos imigrantes que chegavam nos Estados Unidos e viam o sorvete pela primeira, o pegavam e passavam no pão e comiam pensando que era um tipo de manteiga gelada que existia no país (essa eu me diverti, imagina a situação). Voltando um pouco, o Imperador Dom Pedro II era fanático por sorvete de pitanga (eu nunca experimentei este).
Dia Nacional do Sorvete. Fonte da Imagem: todomomentoeprecioso.com.br
O Dia do Sorvete existem em diversos países, mas em datas diferentes, como nos Estados Unidos, por exemplo, que o mesmo é comemorado (se realmente alguém comemora tirando os fanáticos) noa dia 14 de Julho. O Sundae foi criado por lá e recebeu este nome, pois era servido aos Domingos e para quem não sabe, 'Sunday' é Domingo em inglês.
Existe uma sorveteria venezuelana chamada 'Heladeria Coromoto' fundada por um imigrante português chamado Manuel da Silva Oliveira, o estabelecimento entrou para o Guiness - o Livro dos Recordes, pois ela serve os mais variados sabores de sorvetes que qualquer outra sorveteria em qualquer lugar do mundo. Para você ter uma ideia, são mais de 800 sabores de sorvetes (se me perguntarem agora eu vou lembrar de trinta e olhe lá, acho que nem isso) servindo os sabores mais comuns como o de chocolate, baunilha, morango e dos mais incomuns como o sorvete de macarrão com queijo (este sorvete sim é de comer!).
Os maiores consumidores de sorvetes do mundo por habitante é a Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Noruega e curiosamente os brasileiros consomem dez vezes menos sorvete que a Noruega que é um país muito gelado (parece que não sou o único que não gosta muito de sorvete) e os países com a maior produção mundial dessa sobremesa é os Estados Unidos, China, Canadá, Itália e em quinto lugar a Austrália.
O sorvete mais caro do mundo era (isso mesmo, era, pois depois você descobrirá o motivo) vendido por uma bagatela de 25 mil dólares por uma sorveteria norte americana chamada 'Serendipity 3' localizada em Nova Iorque, mas a sorveteria acabou sendo fechada pela vigilância sanitária por encontrar na inspeção do local, nada mais nada menos que mais de 100 baratas vivas e urina de rato espalhada pelo recinto (mas por quê o sorvete era tão caro assim?) pois a sobremesa contava com 5 gramas de ouro 23 quilates comestível (agora eu me pergunto: quem e pra quê você quer comer ouro?).
Eu falei sobre o 'Sundae' e o sorvete de casquinha, mas agora irei falar como a banana split foi inventada (sendo sincero eu não vejo pessoas consumindo, mas tudo bem), ela foi criada por um jovem americano de 23 anos aprendiz de farmacêutico chamado David Evans Strickler, ele de repente teve a ideia de cortar uma banana no meio e colocar três bolas de sorvete por cima.
O Brasil por ser um país tropical ocupa o décimo primeiro lugar no ranking de países que consomem essa sobremesa, pois nós estamos acostumados (alguns sim, outras não) a tomá-lo apenas na primavera e verão que são épocas quentes, nos outros países eles não se importam muito com a sensação e com o clima e comem quando lhe vier á cabeça. A Nova Zelândia ocupa o primeiro lugar no ranking consumindo 26,3 litros de sorvete, cada habitante (em média) por ano! Seguido pelos estadunidenses onde cada habitante consome 22, 5 litros e os canadenses aparecem em seguida consumindo 17,8 litros. Nós consumimos em média 4,7 litros por ano, estamos bem abaixo se observarmos os países bem mais frios que aqui.
Siga os vídeos com dicas de receitas dos mais variados sorvetes e se interessar e não tiver preguiça, faça em casa e conte aqui se deu certo ou se gostou e se não deu muito trabalho para preparar. Mas agora a pergunta que não quer calar (deixei até para o final), sorvete engorda? Claro que não, só quem o consome engorda (essa piada é muito, mas muito antiga e horrível), mas sim, quanto mais coisas como confeitos de diversos tipos e caldas o enriquece 'caloricamente' falando. O picolé de frutas é o sorvete que possuí menos calorias, mas também depende da fruta (sim, tem esse porém também), quem está de olho na balança e quer emagrecer para curtir o verão a melhor opção é o picolé de limão que não tem gordura e possuí 60 kcal. Quero muito agradecer os sites 'guiadoscuriosos', 'maiscuriosidade', italianinha', 'glicose.com.br' e o amigo Wikipédia.
Falando em sorvetes na área pessoal eu gosto do de limão e do de uva, me lembro quando era criança que existia um que explodia na boca contendo uns confeitos que davam essa sensação (acredito que você se lembra) e chegava num momento que estourava tanto que parecia estar acontecendo uma guerra dentro do seu ouvido, mas depois ele desapareceu e não sei se agora tem. Eu quando compro, que é difícil, eu prefiro picolés de frutas ou um de casquinha muito conhecido e famoso, dificilmente eu como esses de pote.
Faz muito tempo que eu também inventei uma receita (vai pensando que eu só sei fazer macarrão instantâneo) que descongelava quatro picolés numa taça e tomava de colherada, eram dois de chocolate e dois de creme e ficava muito bom, mas faz muito tempo que eu não faço e fazia na época que compravam aqui muitos enchendo o congelador de uma marca mão muito conhecida, então eu fazia isso esperando derreter e mexendo com a colher para misturar até ficar quase liquido e depois tomar. Não tenho muitas coisas para contar sobre sorvetes em minha vida, pois é algo que gosto e não gosto, dificilmente eu me interesso mesmo tendo ou se alguém oferece.
Não sei se raspadinha é considerada sorvete, ou da família dos sorvetes (me lembrei dessa tragédia agora), mas quando eu ia para a praia de Santos com meus avós, tios e primos eu gostava de raspadinha de uva que para quem não sabe nada mais é do que gelo e pó de suco (esse mesmo que se mistura na água) e o vendedor colocava um canudo e você tomava aquilo e quase lhe congelava o cérebro pela baixa temperatura. Era vendido em uma feira muito conhecida de Santos (acredito que existam algumas, mas esta ficava próxima do apartamento que meu tio tem na praia) e no final do ano lá tem muito, mas muito movimento e as pessoas que trabalham lá ganham dinheiro como água, pois uma raspadinha dessas era uns cinco reais (é só gelo e pó de suco, hoje como tudo aumentou deve estar quase dez e isso faz uns seis anos atrás) e eu estava na fila e quando chegou minha vez eu pedi uma de uva e o homem todo apressado me serviu e eu sai de lá consumindo aquilo.
No outro dia, eu acordei as sete da manhã e realmente vi a morte de perto. Pela falta de higiene da conservação do gelo, pois como muitas pessoas queriam e o vendedor realmente só ganha dinheiro no final do ano onde uma massa de paulistas vão para Santos, acredito que ele servia gelo até do chão ou de outro local inapropriado. Peguei uma grande infecção estomacal e realmente quase morri, isso aconteceu no segundo ou terceiro dia de viagem e ainda faltavam uns quatro ou cinco para retornar e por causa do vendedor que quase cometeu um assassinato (na verdade muito, pois depois muitas pessoas reclamaram que estavam sentindo os mesmos sintomas) eu não tive mais coragem de ir para Santos, realmente eu peguei um tipo de fobia da praia e nem quero ouvir a palavra raspadinha. Realmente foi horrível e inesquecível, infelizmente. Bom, sorvetes e sua família e eu quase nunca nos damos bem, então se você é um fanático, acredito que consumiu o seu hoje, pois é o dia nacional e até mesmo no frio você comeu também, aposto.
Dia nacional do Sorvete. Fonte da Imagem: mundoboaforma.com.br
É isso leitor! Não esqueça de quando consumir, consuma com moderação, pois existem muitos ricos em açúcar que podem tirar sua glicose do equilíbrio, agora os picolés de frutas que são o mais próximo do natural (mas que contém aquele açúcar para dar uma ajuda) pode consumir um pouco mais. Para finalizar essa saborosa postagem eu vou postar abaixo uma música chamada 'Go Out' da banda inglesa Blur que está presente no álbum lançado neste ano onde, no videoclipe, mostra uma oriental fazendo sorvete, eu estava em dúvida em postar esta música ou a 'Ice Cream Man' (algo como 'Homem Sorvete'), mas acredito que seja mais cabível a 'Go Out', então será essa mesmo e a outra fica para uma próxima.
Espero que tenha gostado e se deliciado com as curiosidades que giram em torno dessa sobremesa gelada onde pode ser misturada quase tudo (cada um com sua cultura), para finalizar a música, enquanto o vídeo carregar você pode ir até o congelador e pegar uma taça ou um picolé para assistir tomando (ou comendo), não é mesmo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário