domingo, 27 de setembro de 2015

25 de Setembro: O Dia do Rádio.

25 de Setembro: Dia do Rádio. Fonte da Imagem: ouviraradio.com 

 (Atualizando o Portal no Domingo, que milagre), por alguns problemas pessoais eu resolvi não postar e estou retornando hoje para falar sobre o Dia do Rádio que foi comemorado nacionalmente na última Sexta-Feira, dia 25 de Setembro. 
 Você ouve rádio? Bom, o dia do Radialista é comemorado em Novembro, mas existe também o dia do rádio e no dia 25 de Setembro do ano de 1923 a rádio 'Sociedade do Rio de Janeiro' foi fundada sendo a primeira emissora regular do Brasil (por isso a escolha da data) por Roquette Pinto e a primeira transmissão de rádio ocorreu no dia 7 de Setembro de 1922 durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil, o presidente Epitácio Pessoa fez um discurso no Rio de Janeiro que foi transmitido pelo equipamento instalado no alto do Corcovado.
 Curiosamente a 'Rádio Sociedade do Rio de Janeiro' era direcionada para a elite (pessoas com uma boa condição de vida, que tinha muito dinheiro), pois na época não era comum esses aparelhos existirem nas casas como hoje que existe rádio até no celular mais comum, então a emissora tratava de ter presente em sua programação recitais de poemas, óperas, palestras culturais entre outras programações que as pessoas de alta escala (alta escala?) gostavam e aprovavam. O interessante é que anúncios pagos na época eram proibidos e só depois com a "era comercial" na rádio na década de 30 saiu um decreto que autorizava 10% de sua programação ter comerciais, além de contratar artistas e produtores e com isso outras emissoras foram aparecendo e com isso elas visavam o desenvolvimento da mesma e começaram a se preocupar com o ibope (na verdade o status da emissora). 


 A 'época de ouro' do rádio aqui no Brasil aconteceu nos anos 40 onde realmente surgiu a audiência, as estações e ele começou a ficar popular e as estações traziam atrações para todos os públicos com notícias (o contexto da primeira guerra mundial e a copa do mundo marcaram essa época) e nessa década surgiram as radionovelas (já que ainda não tínhamos televisores) e a primeira se chamava 'Em Busca da Felicidade' no ano de 1942. Quando a TV chegou os artistas migraram para a nova tecnologia e os rádios sofreram mudanças e com a chegada das rádios FM na década de 60 trazendo muitas músicas. 

Estúdio da emissora da 'Rádio Globo'. Fonte da Imagem: radiodeverdade.com

 Eu fiz a pergunta lá atrás e ela ficou perdida, mas você escuta rádio? Ele é a mídia número um do mundo em consumo de músicas e existe mais um um milhão e quatrocentos mil estações ao redor do mundo para agradar todos os públicos e estilos de vida e o Brasil é o maior consumidor de aparelhos de rádio de todo mundo. Mesmo com as músicas de fácil acesso, existem muitas pessoas que ouvem rádio e eu estaria sendo um tolo se generalizasse o rádio apenas para música.
 Para você ter uma ideia, uma pesquisa de IBOPE no ano passado apontou que pela manhã na Grande São Paulo, as emissoras de rádio tem o dobro de audiência das emissoras de televisão. Muitas pessoas saem de casa escutando seus programas que já viraram costume, outros vão ouvindo notícias (como eu na época da faculdade, acreditem) com as emissoras com este destino, entre outras que gostam de debates ou sobre músicas variadas não se importando com as propagandas.
 Existem muitas pessoas que não vivem sem rádio, na verdade ele se tornou como uma companhia para essas pessoas que esperam ouvir o radialista e acompanhar a sua programação em sua emissora preferida, as rádios FM (obviamente) possuem mais músicas, mas existe aquela conversa com o ouvinte parecendo até mesmo, para os mais 'fanáticos' que o radialista (ou eles, pois existem programas que contam com uma equipe) se sentem acompanhados por eles limpando a casa ou indo para o trabalho (ou até mesmo escutando no trabalho). 


 Pessoalmente aqui em casa existem dois rádios e de manhã o que fica no andar dos quartos fica ligado numa rádio muito conhecida FM, eu mesmo não gosto dos estilos de vida, mas a programação vai fazendo parte da sua rotina, pois diferente da televisão, você pode estar executando qualquer outra tarefa e ouvindo o locutor e a programação que o mesmo apresenta junto com sorteios de prêmios e outras coisas. Depois do meio dia escutamos no andar de baixo (o rádio que fica na cozinha) a rádio AM onde ouço um dos maiores radialistas de todos os tempos, o grande Eli Corrêa que possui uma legião de fãs. Realmente parece que ele está dentro da sua casa, pois diferente da FM, ele no AM (a qualidade de som não é tão boa) conversa mais, abre pesquisas e ajuda pessoas além de fazer orações e falar sobre notícias e contar coisas de sua vida. O que gosto na rádio AM (não sou fanático, mas gosto deste radialista) é que erros acontecem com muita frequência transformando aquilo muito normal e não tão correto como as emissoras FM que seguem um padrão muito correto nos horários e tudo mais. 
 Ainda falando no Eli Corrêa, eu tive a grande oportunidade de ir até um super mercado que inaugurou e o contratou para fazer a inauguração do mesmo e foi incrível, eu nunca o vi de perto e ele estava dentro de um programa antes do dele que entrava com algumas pontas dele falando (e fazendo) propaganda do mercado e falando para o pessoal fazer barulho e muito mais. Além de ser muito conhecido, ele é um grande homem e muito, mais muito simples.

 Eli Corrêa, radialista da Rádio Capital AM de São Paulo. Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal.

 Eu tirei muitas fotos dele, mas nenhuma com ele e uma das melhores foi esta, pois eu estava muito próximo do palanque junto com muitas fãs dele (tinha alguns homens também) e dei um calendário que a equipe dele entregou pra mim para ele autografar e esta caneta que ele está segurando é minha (e acreditem se quiser, mas uma 'senhora' tentou tomá-la de mim). Existem alguns vídeos no Youtube que fiz, a qualidade não ficou muito boa pois já fazem mais de três anos que esse 'evento' aconteceu e na época eu não tinha a câmera e um celular razoável com uma câmera que não me favoreceu muito, mas consegui estar presente e registrar e postar no meu canal alguns vídeos, se ficar interessado você pode clicar no primeiro que postarei aqui abaixo e em seguida ver os outros que são continuações, este dia foi ótimo.


 E desculpem, pois a gravação ficou 'de lado', pois o celular não me favoreceu em nada mesmo. Mas continuando, o rádio está presente não só na vida dos brasileiros, mas sim de todas as pessoas de todo mundo, claro que existem pessoas que não gostavam muito e as gerações mais atuais não 'pegaram' o costume de ouvir e se familiarizarem com as programações apresentadas. Já por outro lado, existem muitas pessoas que desde jovens até atualmente com mais idade acostumaram a ouvir e levar o aparelho para onde vão, como eu disse, pois já virou um costume e isso passou para as próximas gerações como eu, que sou jovem (quase), que ouço (tenho costume quando estou em casa e acho estranho não ouvir estando) e outras que pegaram o costume para passar o tempo ou que não querem ficar só ouvindo música e preferem ouvir outra pessoa falando, um debate que seja ou uma programação divertida, entre tantas outras que existem em diversas estações existentes.
 Desculpem por não ter realizado a postagem na Sexta, pois eu estava com alguns problemas e para vir aqui escrever e não sair algo legal ou fazer 'de mal vontade' ou, 'por obrigação' é chato e realmente não é comigo, então eu já estava em mente de vir aqui postar homenageando este dia que é muito importante para os radialistas e para os que fazem deles, verdadeiras companhias para essas pessoas. Quero muito a agradecer aos sites 'supercomunicador.com.br', 'webradioepocas.com.br', 'smartkids.com.br' e nosso amigo 'Wikipédia'. Há algum tempo arás surgiu a 'web radio' que são estações "facilmente construídas" em casa onde existem programas e apresentações como uma estação comum e muitas pessoas ouvem usando a internet ou pelo smartphone. 
 Outra curiosidade para apontar que talvez muitos não conheçam é que estão tentando transferir as emissoras do rádio AM para a frequência FM, pois como dito, a qualidade é melhor e irá ajudar muitas pessoas, pois os rádios portáteis (como os de celulares sem a ajuda da internet) só 'pegam' as estações FM, algumas rádios AM disponibilizam aplicativos para serem instalados no celular (os FM também, mas não vejo muita necessidade, pois já é possível ouvir sem a internet) e serem ouvidas pela internet, mas claro que quando ocorrer essa mudança será uma grande revolução dentro das emissoras de rádio.
 25 de Setembro foi o dia do rádio, mas para muitas pessoas o dia do rádio é todo dia, pois elas (você nem imagina o número) não conseguem viver sem a companhia desse pequeno, grande aparelho. 

  Estação de rádio. Fonte da Imagem:  radioexcellofm.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário