segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O Apocalipse: O Começo do Fim.

Poster nacional do longa 'O Apocalipse: O Começo do Fim' (Left Behind) da Imagem Filmes de 2014.

 Tenho alguns filmes para contar aqui, mas como de costume irei falar pouco á pouco e este (que é o mais 'antigo' que assisti, pois tem outros na frente). 'O Apocalipse: O Começo do Fim' (nome original: Left Behind) é um longa que mistura ficção-científica, ação e suspense baseado no livro de Tim Lahaye e um remake do filme 'Deixados para Trás' que estreou em 2000. Dirigido por Vic Armstrong o longa tem no elenco Nicolas Cage, Chad Michael Murray, Cassi Thomson, Lea Thompson, Nicky Whelan, entre outros.
 O filme conta a história de Rayford (Nicolas Cage) que é piloto de avião e decidiu trabalhar no dia de seu aniversário, logo no dia em que sua filha Chloe decidiu passar uma temporada em casa com os pais e irmão, mas ela fica muito decepcionada ao saber que o pai decidiu trabalhar no dia de seu aniversário e depois ficou sabendo que ele ainda estava tendo uma relação com uma das aeromoças. Ela chega a ver o pai antes de embarcar conversando poucos minutos com ele e fazendo amizade com Cameron que é 'famoso' e vai embarcar no mesmo voo que seu pai. Ela em casa tem uma discussão com a mãe por insistir que a família siga fielmente (e até doentemente) os caminhos de Jesus respeitando tudo que existe na bíblia, ela entra numa discussão com a mãe e percebe depois que seu pai também estava exausto dessa ideia dela colocar esses pensamentos na cabeça dos membros da família.
 Naquele mesmo dia algo muito estranho e até mesmo sinistro acontece com algumas pessoas na aeronave, simplesmente elas desaparecem do nada deixando apenas as roupas do corpo para trás. Não só lá, mas na cidade onde anda Chloe também acontece com muitas pessoas espalhando o caos para todo lugar até descobrirem o que realmente está acontecendo. 

Cena do filme 'O Apocalipse: O Começo do Fim' (Left Behind) distribuído nacionalmente pela 'Imagem Filmes'.

 O longa estreou no dia 23 de Outubro de 2014. Primeiramente o que me chamou atenção á assistir este filme foi a presença de Nicolas Cage no elenco (não sei se assistiria se não fosse por ele, talvez passaria batido diante de tantos filmes) e o longa se passa por dois pontos de vista: a de Rayford que é o piloto que deve manter a calma diante de tudo que está acontecendo além de se virar com o avião, pois o co-piloto também acaba sumindo de repente e pelo ponto de vista de sua filha Chloe que esta na cidade enfrentando todo pânico que aquilo deixou tentando encontrar alguma explicação sobre o estranho fato que se sucedeu de repente. 
 Não demora muito para ambos descobrirem que tem haver com o 'Juízo Final' e aquilo foi uma espécie de arrebatamento dos fiéis, seguidores reais das palavras de Deus que foram levados para o paraíso e os pecadores foram deixados para trás (como no título do filme pioneiro do ano de 2000). Eu realmente achei a história bem interessante, se fosse apenas pelo ponto de vista de Chloe não haveria muita graça, pois na cidade acontecem muitas coisas, mas o que reforça é o ponto de vista do piloto de avião que deve dar um jeito de pousar a aeronave com segurança além de muitos gritos e bagunças dos passageiros que estão desesperados.
 Existe um clima bem pesado, pois as coisas ficam difíceis quando ele percebe que deve pousar e tenta entrar em contato com a torre e não obtém sucesso, pois tudo está um verdadeiro caos na terra. Achei bem interessante, existiram algumas cenas que deveriam não estar presentes no longa por deixar alguns telespectadores cansados. Ao todo eu realmente gostei, só que ao meu ver ele deveria ser menor, pois tem quase duas horas de duração e como disse, algumas partes deveriam ser cortadas deixando o filme mais 'light'. 
 Curiosamente no dia 31 de Janeiro de 2014 as famílias junto com os autores do filme assistiram a edição bruta do longa, sem nenhum corte (mais de duas horas de duração) e realmente apostaram que seria bem sucedido, "É o melhor filme sobre arrebatamento" disse LaHaye depois de assistir. Bom, infelizmente muitos foram contra o longa (não sei se foi por causa do arrebatamento, da atuação, do roteiro) e o filme não decolou (na verdade não chegou nem próximo disso) e foi considerado um dos piores filmes de 2014 onde os críticos de inúmeros veículos diferentes deram notas baixíssimas sobre o longa (considerando o filme realmente ruim) e fazendo uma avaliação geral ele foi considerado péssimo.
 Não me lembro de ter assistido filmes sobre esse tema, eu gostei desse por não ter religião envolvida no meio, apenas o arrebatamento e depois os problemas que ficaram aqui na terra com os que foram deixados. Acredito que se incrementassem versículos bíblicos (passagens da bíblia) fazendo referências e tal, o longa poderia até causar para os mais fanáticos, mas ele foi bem leve sobre o assunto não centrando muito, meio que até passou batido no tipo 'Ok, eles foram arrebatados, agora vamos pousar esse avião' e seguiram com a ideia e os problemas que a circularam. Eu gostei do filme (não só por causa do Nicolas Cage), mas pelo roteiro e por não ter passagens bíblicas no meio do filme, então o classifico como um bom filme, pois eu gostei (discordando da maioria que torceram o nariz para o longa). Agora é com você, assista abaixo três vídeos relacionados ao longa e se decida se vai assisti-lo, ou vai pular 'O Apocalipse' (estou falando do filme!).




Nenhum comentário:

Postar um comentário