Poster do filme 'Entrando Numa Roubada' de 2015 da 'Europa Filmes'.
Muitas pessoas reclamam (e muito) do caminhar do cinema brasileiro. Confesso que os desastres que ocorreram há algumas décadas atrás deixaram essa mancha de que todos os filmes nacionais não são bons, tem um roteiro ruim e um péssimo caminhar. Claro, existem 'generalizações', mas certamente eu só gostava do filme 'O Auto da Compadecida' que é de 2000, na verdade eu nem sei se na verdade eu gostava, mas achava a história interessante e assisti umas duas vezes quando criança e gostei, mas não me lembro de um outro filme legal nacional que realmente tinha um bom roteiro e um bom caminhar da história (talvez existiram outros, mas não tenho conhecimento).
Bom já assisti alguns filmes nacionais no cinema e continuo assistindo na televisão também (não sou rico para ir ao cinema todo final de semana, quem me dera "patrocina o 'Portal do Ultra"!) e recentemente assisti 'Entrando numa roubada' que foi dirigido e roteirizado por André Moraes e no elenco temos a presença de Deborah Secco, Bruno Torres, Lúcio Mauro Filho, Júlio Andrade, Marcos Veras, dentre outros.
Temos aqui um longa que mistura ação, comédia e drama (sim, ele consegue misturar os três, ou pelo menos tenta) e conta a história de um grupo de amigos que fizeram um filme (um dirigiu, outro fez o roteiro, outros atuaram) e depois de um tempo cada um foi para um lado seguindo uma carreira oposta (totalmente) do que eram acostumados a fazer, um virou borracheiro, outro muambeiro, outro animador de festas infantis, tudo isso para sobreviver.
Quando um ator ganha um concurso de roteiros levando 100 mil reais para produzir um novo longa, ele sai atrás de seus amigos que 'fracassaram' no filme anterior para tentar dar a volta por cima. Sendo ator, ele entrega um projeto para o diretor e roteirista que estão falidos e devendo muito dinheiro, com isso eles tem a ideia de sair com um carro e começar a cometer assaltos em postos de gasolina enquanto os atores pensam que faz parte do longa. Mas um deles está atrás de um 'amigo' do passado que tenha metido a mão na grana do filme anterior e ele só quer vingança.
Cena do filme 'Entrando numa Roubada' da 'Europa Filmes' de 2015.
O longa estreou no dia 3 de Setembro de 2015. Bom, o longa não é de todo mal, como eu disse no início da postagem, existiram poucos filmes nacionais e de alguns anos pra cá que surge um ou dois por mês (ou até mais, não estou totalmente atualizado) e alguns deles realmente possuem roteiros ótimos que podem ser comparados a filmes americanos (um exemplo? 'Dois Coelhos'), outros não são tão felizes como 'Entrando numa Roubada'.
O filme não tem todos os lados ruins, segue uma linha de raciocínio bacana, mas simples e tudo segue girando até um final pobre. Situações que poderiam ser empregadas para atrapalhar a turma de amigos não acontecem (ok, acontece, mas são poucas) isso para dar dinamismo ao filme. A comédia presente é muito pobre como o drama e a ação presente no mesmo. Tem uma ideia legal, mas ela poderia (e muito) ser reaproveitada ou reescrita, algumas cenas deletadas e adicionar mais ação e mais situações para enriquecer a história.
Digo que gostei de 'Entrando numa roubada', mas o final foi muito 'na cara' e isso decepcionou muito, pois, como já dito, tudo tinha que ser reconstruído. Mesmo com tantos assaltos, tantas maluquices que eles fazem, nada acontece para detê-los e depois todos seguem uma ideia de vingança que foi plantada na cabeça de um para que florescesse. Foi simples, é aquilo e nada demais.
Os veículos responsáveis por dar notas e criticar filmes classificou 'Entrando Numa Roubada' como um filme 'regular/bom' e desta vez eu estou junto com a imprensa. Não foi considerado 'bom', pois eu esperava mais, mas também não foi ruim por algumas cenas e acontecimentos e pela história ser bacana, porém, não aproveitada o bastante. Confira abaixo quatro vídeos sobre o filme 'Entrando Numa Roubada' e decida se irá ver o longa ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário