terça-feira, 12 de janeiro de 2016

David Bowie: Descanse em Paz.

Foto do artista David Bowie. Fonte da Imagem: famososnaweb.com

 Eu não acreditei na hora quando ouvi a triste notícia do falecimento deste grande artista que influenciou muitas pessoas com seu estilo, talento que era ilimitado e claro, suas músicas. David Bowie veio a falecer no dia 10 de Janeiro de 2016 (ontem) por causa de um câncer no fígado que ele lutava há 18 meses em segredo.
 O artista tem 25 álbuns de sua carreira solo e 2 com sua banda chamada 'Tin Machine'. No dia 8 de Janeiro o músico completou 69 anos e lançou seu último disco intitulado como 'Blackstar', dois dias antes de seu falecimento. O mais incrível é que David Bowie parecia saber que estava chegando ao seu fim, pois o álbum é muito centrado na atual situação que ele se encontrava, tudo de uma forma bem poética. Até mesmo os clipes que fazem parte desse álbum que chegou no número um nas paradas britânicas são melancólicos e alimentam a ideia que o artista quis passar pelas faixas, na verdade, no álbum inteiro.
 Eu o conhecia, mas nunca cheguei a escutar suas músicas, mas reconhecia o grande homem que ele era e sobre a grande influência que o 'Camaleão' (nome que ele era reconhecido por usar aquelas roupas extravagantes se tornando o mais diferente possível de qualquer um artista da sua época) trouxe com seu estilo, seus álbuns e suas músicas que marcaram gerações e, com certeza, marcou a história da música e infelizmente mais um ícone que fez parte da história da música foi embora. Bom, eu não pude deixar esse triste fato passar em branco e resolvi postar aqui hoje (não sei se irá ser publicado no dia 12, pois agora é 22:30) algumas curiosidades e músicas de David Bowie (mas você não conhecia suas músicas, só está realizando esta postagem por causa de sua morte?) acredito que muitos podem pensar sobre isso, mas sou sincero, eu não ouço apenas artistas e bandas históricas e infelizmente não cheguei a entrar no 'Mundo Psicodélico' de David Bowie que está mais puxado para o 'Pop', mas como dito, reconheço que ele foi e continuará sendo um grande artista que deixou sua marca na história da música, ele é um ícone único e isso não pode ser discutido. Não é só por quê eu não o ouvi que eu não gostava, eu admiro ele pelo artista que foi e não estou falando isso só por quê ele faleceu ontem, mas sim pela real admiração e de sua história e se eu fosse parar para ouvir apenas os grandes artistas eu não fazia mais nada na vida, pois reconheço muitos e ouço alguns e muitos deles como Bowie possuí um material muito, mas muito extenso que deve ser analisado com calma para quem quer entrar no seu mundo e isso leva um tempo, será como Elvis Presley, eu não o ouvia e reconheço sua grande marca na história da música e quando eu estiver mais estabilizado o que me impede de começar a ouvir? Começarei de pouco no momento e procurarei trazer alguns materiais dele para o 'Portal do Ultra' para você que não conhece, passar a conhecê-lo também e quem sabe gostar e conhecer algo clássico e muito importante. Resolvi falar um pouco sobre a vida desse grande artista (pois ao meu ver ele foi muito mais que um cantor) e algumas curiosidades depois desse vídeo que foi um dos últimos gravados que faz parte do álbum 'Blackstar', o último de sua carreira sendo intitulada com o mesmo nome:

   
 David Bowie (David Robert Jones) nasceu em Brixton, Londres na Inglaterra no dia 8 de Janeiro de 1947 sendo um cantor, compositor, produtor musical e ator também, pois ele já atuou nos filmes: 'O Homem que Caiu na Terra', 'Ziggy Stardust and the Spiders from Mars', 'Eu, Christiane F., 13 Anos, Drogada e Prostituída', 'Labirinto - A Magia do Tempo', 'A Última Tentação de Cristo' e alguns mais recentes como: 'Zoolander', 'The Love We Make', 'High School Band', dentre outros. 
 Ele tocava guitarra, saxofone (começou com apenas 12 anos), piano, teclado, sintetizador, bateria, percussão, entre outros. Ele tinha uma de suas pupilas dilatada (a do lado direito), pois brigou na escola com George Underwood que lhe acertou um soco no olho, mas mesmo depois eles continuaram amigos e foi o responsável por algumas artes e design dos primeiros álbuns de David Bowie no início de sua carreira (mas qual foi o motivo da briga?) ambos brigaram por uma garota no colégio. 
 Ele começou a tocar em 'pubs' e 'clubes' antes de lançar seu primeiro álbum de estúdio que levava o seu nome no ano de 1967 e neste ano ele escreveu músicas para o ator britânico Paul Nicholas. e neste mesmo ano ele lançou o single 'The Laughing Gnome' onde muitos fãs dizem que foi sua pior música já gravada. Mas seu estourado 'hit' chamado 'Space Oddity' foi usado pela BBC a cobertura da chegada do homem na Lua e este foi a sua primeira grande música de sucesso. 
 Existe a conhecidíssima trilogia de Berlin (claro, para os fãs e quem acompanhou sua carreira) que junto com Brian Eno ele lançou na década de 70 os álbuns 'Low', 'Heroes' e 'Lodger' que revolucionaram o mundo do Rock na época e fez ele realmente ser reconhecido sofrendo grande influência do pós punk industrial que reinava no momento. 

     David Bowie, arte referente ao álbum 'Alladin Sane'. Foto de 1973 pertencente á Brian Duffy (Brian Duffy Archive).

 A música que chegou nas paradas americanas estreando no topo foi 'Fame' no ano de 1975 (e todos sabem qual a importância de um artista inglês fazer sucesso nos Estados Unidos e um americano fazer em território inglês) e a música tem a coautoria de nada mais, nada menos de John Lennon que ficou no backing vocals, ouça logo abaixo:

  
 Ele era conhecido como 'O Camaleão' ou 'O Camaleão do Rock' por sempre ousar e trazer algo diferente e impactante mudando de estilo quando bem entendesse e no ano de 1972 com o álbum 'The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars' apareceu o 'personagem' 'Ziggy Stardust' que é um dos maiores ícones da cultura pop. A primeira aparição desse 'personagem', dessa sua 'caracterização' foi num pequeno show que David Bowie fez num bairro de Londres chamado Tolworth no dia 10 de Fevereiro onde o artista apareceu com os cabelos avermelhados. Foi ai que começou uma grande fascinação por ele na Grã-Bretanha.
 Mesmo você sem conhecer o artista deve se lembrar ao ouvir seu nome daquele raio que ele usava saindo de seu cabelo e a ponta do mesmo ia até a bochecha (pelo menos é a minha primeira imagem dele) e essa imagem faz parte do sexto álbum de estúdio do artista intitulado como 'Aladdin Sane'. Isso imortalizou David Bowie, este simbolo do raio que para ele representava 'a dualidade de uma mente esquizofrênica' e foi uma homenagem para seu irmão Terry que sofria dessa doença e o próprio nome do álbum é referência á 'lad insane' que significa 'garoto doido'. 


 No ano de 1971 ele compôs a música 'Life of Mars' que por inúmeras publicações sobre músicas é a composição mais bela de todos os tempos e ela foi considerada uma mistura de 'Um musical da Broadway com uma pintura de Salvador Dali' por tão bela, única e artística que é a música (que prestígio) e ainda nessa 'onda', o artista ainda desenhava, pintava e era escultor tendo como artistas favoritos Tintoretto, Picasso, Michael Ray Charles, dentre outros.
 Depois do 'personagem' Ziggy no qual ele se apresentava, ele começou a se apresentar como um homem elegante junto com o álbum 'Station of Station' no ano de 1976 trazendo um som mais 'funk' e 'soul' com o hit 'Young Americans' (sim, nessa época ele já era muito conhecido nos Estados Unidos e já tinha quebrado a barreira dos continentes), confira primeiramente o vídeo da primeira música que falei que a retrataram como uma obra-prima e depois esse sucesso, trazendo uma nova face do 'David Bowie' o 'Camaleão do Rock' como um homem mais comportado e elegante:



 Com toda essa história e carreira cheia de arte e psicodelia acredita-se que o cantor tenha vendido mais de 140 milhões de álbuns em toda sua carreira de mais de cinco décadas e, com certeza, depois de seu falecimento ele vai continuar vendendo e muito, pois estou falando de David Bowie!
 Agora falando sobre o homem por trás do artista, ele tinha 1,78 de altura e se casou com uma modelo da Somália chamada Iman no ano de 1992 e tem uma filha juntos chamada Alexandria Zahra Jones que nasceu no ano 2000. Seu outro filho se chama Duncan Jones e é cineasta, ele fez o filme 'Moon' no ano de 2009.
 David Bowie já disse ser bissexual, disse que quando tinha 14 anos (sim, 14 anos) o sexo era muito presente na vida dele e não demorou para se tornar revelante. Ele disse que não importava como era ou com quem era, mas o mais importante era a experiência em si e concluiu que naquela época não era difícil levar um garoto bonitinho da escola para casa e transar com ele. Alguns anos mais tarde ele disse não ser bissexual (uma vez ele disse que foi um grande erro ter dito aquilo e anos mais tarde ter se arrependido por ter dito isso de uma forma 'agressiva', mas que não era).
 Nos últimos dez anos as bandas preferidas de Bowie eram 'Arcade Fire' e 'TV On the Radio'. No ano de 2004 ele foi atingido no olho por um pirulito no palco de Oslo, na Noruega e no mesmo ano ele teve que fazer uma cirurgia as pressas na Alemanha por culpa de um artéria obstruída. O artista se recusava a tomar chá, pois com cinco anos ele sofreu 'um acidente terrível' envolvendo a bebida e uma xícara e se recusava sempre a tomar (que curioso). Sua imagem aparece em todas capas de álbuns e singles, menos a da trilha sonora de 'The Buddha of Suburbia'.


 Mesmo nos últimos álbuns ele não perdeu a influência artística e a genialidade do passado (segundos os grandes veículos críticos) e um crítico da NME disse para ele nunca se aposentar, pois continuava incrível trazendo materiais fantásticos e era um zilhão de vezes mais inventivo, corajoso e brilhante que qualquer um. Ele já influenciou muitos artistas como Lady Gaga e a própria Madonna. 
 Antes de lançar 'Blackstar' ele estava 'desgostoso' do mundo da música e não lançou nada desde 2003 e a última vez que subiu num palco foi no ano de 2006 junto com Alicia Keys num show beneficente em Nova York para cantar "Changes", confira abaixo:


 Como eu disse, ficou muita coisa faltando sobre esse grande artista, pois o material deixado e a história atrás dele é muito, mas muito extensa. Com a vinda de 'Blackstar' ele já estava certo que seu fim se aproximaria e isso foi triste e incrível, irei procurar ouvir o álbum que foi lançado a poucos dias para falar sobre ele aqui. 
 David Bowie, 'O Camaleão' que estava 'escondido' por muitos anos sem lançar material novo, mas sempre lembrado. Na primeira postagem desse ano aqui do 'Portal do Ultra' eu mencionei sobre a nova fase da banda Gorillaz e que talvez, supostamente, Damon Albarn iria chama-lo para colaborar com uma música junto com os integrantes animados e isso seria épico se realmente acontecesse, mas infelizmente se este plano viesse a se tornar real (com seus problemas de saúde que ele mantinha em sigilo) esse acontecimento foi um balde de água fria e só temos essa ilustração do ilustrador da banda, estou falando de Jamie Hewlett que deu 'uma dica' em seu Instagram sobre a possível colaboração de Bowie com essa nova fase da banda animada de Damon Albarn, os Gorillaz.

'Print' do Instagram oficial de Jamie Hewlett mostrando a ilustração que possivelmente seria de Bowie e ao lado muitos lamentando sobre a morte do artista. Fonte da Imagem: Print do Instagram de Jamie Hewlett.

 Quero agradecer muito aos sites 'papelpop.com', 'musica.uol.com.br', whiplash.net' e o amigo 'Wikipédia' pelas informações concedidas. Se você não conhece e está procurando escutar um som novo e acredite, inovador, procure pela discografia desse grande artista, eu escrevendo essa postagem já ouvi muitas músicas dele e realmente é algo muito diferenciado que traz muita energia e os sons são ricos em vocais e instrumentos, você não pode deixar de escutar e ver se cabe ao seu gosto ou não. 

  
 E antes de finalizar a postagem eu não poderia de deixar de postar o último vídeo referente ao seu último trabalho, a música se chama 'Lazarus' como 'Lázaro' da bíblia.


 2016 começou com essa grande perda e com certeza ele será um ano marcante por levar este grande artista, realmente ninguém esperava (os que sabia de sua doença, mas ele não costumava expor para a mídia) e pra mim, que estava sentado, foi um grande choque, pois apesar de não ouvir e nem conhecer seu trabalho eu sabia quem era ele e foi um grande susto. Espero que essa homenagem do 'Portal do Ultra' para os fãs, curiosos e admiradores de David Bowie seja grata de alguma forma. Descanse em Paz David Bowie. 

 David Bowie. Fonte da Imagem: midiorama.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário