Foto de Elvis Presley, o 'Rei do Rock'. Fonte da Imagem: obviousmag.org
Hoje, dia 08 de Janeiro (estou postando a data, pois não tenho certeza que essa postagem irá terminar e ir para o ar antes da meia noite) se estivesse vivo, o grande Elvis Presley estaria completando 81 anos de idade e eu não poderia de maneira alguma perder a oportunidade de falar um pouco sobre esse ícone, o 'Rei do Rock', 'The Pelvis' ou 'O Eterno', alguns outros apelidos que ele era conhecido.
Decidi falar sobre ele aqui, pois mesmo depois de sua morte ele é muito reconhecido tendo uma legião de fãs que ainda degustam a riqueza que ele deixou em vida, pois além de músico ele era ator trabalhando em 21 filmes começando no ano de 1956. Álbuns de estúdio ele soma mais de 40 tirando as apresentações ao vivo (logicamente) sem falar nas dezenas de coletâneas que reúnem muitas músicas desse homem que fez história no mundo da música e sempre será lembrado. Uma curiosidade de como existem fanáticos por ele, quando eu estava cursando a faculdade de Design Gráfico, tinha um aluno na sala que tinha o nome do rei (Roberto Carlos?), não, ele se chamava Elvis Presley.
Elvis Aaron Presley nasceu no dia 8 de Janeiro de 1935 no estado do Mississipi, nos Estados Unidos vivendo no meio dos escombros e destroços que devastou a cidade no dia 5 de Abril de 1936. Ele aprendeu com seus pais a ser muito respeitoso recebendo uma educação muito rigorosa.
No ano de 1945 ele inventou de participar de um concurso de novos talentos chamado 'Feira Mississippi-Alabama' onde ele acabou levando o prêmio de segundo lugar (quem será que levou o primeiro?) e como prêmio ele recebeu 5 dólares (hoje, por volta de setecentos reais, piadinhas a parte) e ingressos para o parque de diversões. Nesse concurso ele cm atou a música 'Old Shep' que fala sobre o desespero e a tristeza de um menino pela perda de seu cão.
Neste mesmo ano ele ganhou um violão e o curioso é que o presente foi uma ideia para Elvis esquecer dos planos de comprar uma espingarda. Acredito (claro) que foi muito melhor, pois ele acabou fazendo do violão o seu melhor amigo e sua maior companhia o levando até para a escola.
Mas ele não foi reconhecido de cara, pois o 'Rei do Rock' já trabalhou como motorista de caminhão e lanterninha de cinema, mas sempre nas horas vagas ele estava com seu violão e ainda arriscava alguns acordes de piano.
Dizem que ele gostava de cantar de noite e suas maiores influências foram as músicas pop da época como Dean Martin, música country, gospel e música erudita onde ele descobriu um de seus maiores ídolos que foi Mario Lanzar, um tenor.
Quando ele trabalhava como motorista de caminhão para a empresa de companhia de energia chamada Crown ele até tentou entrar para uma banda profissional, mas foi rejeitado (sim, a vida não sorriu de primeira para Elvis, então não reclame tanto da sua) e ele pensou que sempre iria viver como caminhoneiro e nunca seria reconhecido no mundo da música.
Existe um single de Elvis que leva o nome de 'It´s now or never' que fez a cabeça de um presidiário que percebeu que poderia seguir uma carreira musical. Este prisioneiro senhoras e senhores era nada mais nada menos que Barry White (você talvez não o conheça) mas ele foi um cantor, maestro além de produtor musical norte americano. Ouça a música que fez a cabeça desse homem que foi capturado roubando pneus e teve essa 'luz' quando estava preso a quatro meses.
Realmente uma grande música. Falando um pouco de Barry White que toquei no assunto, ele fez muito sucesso nos gêneros 'soul' e 'disco' além de suas baladas românticas. Infelizmente ele faleceu no dia 4 de Julho de 2003 em Los Angeles, nos Estados Unidos. Conheça e assista o show desse artista que teve como grande influência o 'Rei do Rock'.
Elvis se casou com Priscilla Ann Wagner que era dez anos mais jovem que ele o conhecendo na época do exército. Eles se casaram no dia 1 de Maio do ano de 1967 e no dia 1 de Fevereiro de 1968 nasceu sua única filha chamada Lisa Marie Presley, eles ficaram juntos até o ano de 1973 quando Priscila trocou Elvis pelo seu professor de Karatê (isso foi inusitado).
Todos tendem a comparar o sucesso de Elvis Presley e da grandiosa banda Beatles, mas ambas eram de países diferentes (Elvis solo era americano e os Beatles eram ingleses). Elvis sempre desejou e sonhou em se apresentar fora dos Estados Unidos, mas seu empresário Tom Parker não permitia, pois ele era um imigrante ilegal no país e tinha muito medo de sair dele e não conseguir retornar mais (seria realmente frustrante) e com isso ele só se apresentou no Canadá. Mas voltando a falar dele e dos Beatles, muitos podem não saber, mas este acontecimento épico aconteceu na década de 60, disse que eles cantaram juntos e jogaram bilhar, mas infelizmente algo épico que hoje muitas pessoas doariam um rim para ouvir (peguei pesado? Ok, um figado) não aconteceu, não existe nenhum registro sonoro, nenhuma gravação de nenhuma música entre esse encontro histórico (brincadeira, não?).
Elvis Presley em sua pose marcante. Fonte da Imagem: maringa.mundolivrefm.com.br
Os tão famosos macacões brancos que marcaram o final de sua carreira foi inspirado nos quimonos de karatê onde ele era faixa preta e queria se destacar entre os outros artistas que estavam fazendo sucesso no momento como Frank Sinatra e Dean Martin, por exemplo, que se apresentavam de terno em seus shows. O próprio cantor foi o 'designer' desses macacões que são tão conhecidos e no final de sua carreia ele tinha o costume de distribuir para o público 30 echarpes em seus shows.
Algumas curiosidades sobre a pessoa Elvis Presley que realmente são curiosas: em 1975, nas gravações do filme 'Jailhouse Rock' ele engoliu uma coroa que encapava um de seus dentes e no dia seguinte ele foi levado ás pressas para o Hospital Cedars Lebanon onde sentia muitas dores no peito. Com isso foi realizada uma radiografia mostrando a prótese em seu pulmão e ela foi removida com o auxílio de fórceps (espécie de alicates) e ele ficou repousando por alguns dias.
Elvis comprou sua mansão chamada 'Graceland' no ano de 1957 e depois desse dia os 'paparazzos' cercavam a casa todos os dias com a esperança de ver o Rei e tentar registrar algo dele ou conversar, as vezes ele aparecia com todo seu respeito e educação cumprimentando todos e dando autógrafos e até hoje ela é um dos lugares mais visitados nos Estados Unidos só perdendo para a Casa Branca. Um dia um casal com seu filho foram visitar a mansão e atravessando aquela via movimentada a mãe e o filho foram atropelados e infelizmente a criança não resistiu. Eles eram pobres e tinham vindo de outra cidade, quando Elvis soube do trágico acontecimento ele fez questão de andar seus empregados tomarem conta de tudo arcando com todas despesas e até mesmo do funeral da criança.
Muitas pessoas não sabem, mas Elvis tinha um irmão gêmeo que infelizmente nasceu morto. Elvis veio ao mundo 35 minutos depois dele e amigos próximos contam que já viram Elvis conversando com ele e dizendo sentir sua presença.
Ele era loiro, mas pintava o cabelo de preto e tomou essa decisão quando tinha 17 anos de idade, ele media 1 metro e 74 centímetros tendo por volta de 76 quilos e causava 40. Na época de sua morte ele chegou a pesar 130 quilos. Para tomarem conhecimento, nos últimos dias de sua vida ele consumia 90 mil caloria por dia e isso é o dobro do que um elefante asiático consome e para retratar isso só no café da manhã ele consumia seis ovos quentes com manteiga, meio quilo de bacon, 250 gramas de linguiça e 12 biscoitos amanteigados.
Elvis Presley vendeu mais de 1 bilhão de discos em todo o mundo e cerca de 40% foram vendidos fora dos Estados Unidos e até hoje ele é um dos artistas que mais faturam mesmo depois de morto com tantas músicas e material gravado (junto com os Beatles nada) e, com certeza, isso não vai parar tão cedo (na verdade não vai), pois ele é eterno e suas músicas são clássicas. Ele foi indicado ao Grammy 14 vezes ganhando 3 e dezoito músicas dele lideraram o ranking de música pop da Billboard.
Na noite do dia 15 de Agosto de 1977 Elvis vai ao dentista voltando por volta das 11 horas da noite que era muito comum. Em 'Graceland' ele joga um pouco de tênis e toca algumas canções no piano indo dormir por volta das 4 a 5 horas da manhã. As 10 ele acorda e resolve ir ler no banheiro e as duas da tarde ele foi encontrado morto por sua atual namorada Ginger Alden na própria 'Graceland' que fica na cidade de Memphis no Tennessee. Logo seu corpo foi levado para o Hospital e sua morte foi confirmada e ainda é um mistério do que aconteceu entre as dez da manhã até as duas da tarde daquele 16 de Agosto.
Foi constatado que o artista sofreu um colapso fulminante junto com uma disfunção cardíaca e isso comoveu todo o mundo ocasionando uma enorme comoção. Os fãs quando souberem da notícia se aglomeraram na porta de sua mansão e muitos telefonavam e com isso foi pedido para pessoas pararem de ligar, pois as linhas estavam congestionadas (de todo Memphis) e foi pedido para que só a usassem por motivos pedidos de extrema urgência (socorro). O velório aconteceu no dia 17 e milhares de fãs puderam ver o caixão por 4 horas e no dia 18 foi realizada a cerimônia mais reservada para familiares e amigos onde foram tocadas musicas gospel pelo grupo "Stamps" e por Kathy Westmoreland que é uma cantora que fez parte do grupo de Elvis na década de 70. Depois da cerimônia todos foram levados de limousine para o cemitério e enfim o corpo foi enterrado.
Matéria de capa do jornal 'The Sun' anunciando a trágica morte de Elvis que morreu com 42 anos.
Alguns dias depois descobriram um plano para roubarem o corpo do 'Rei do Rock' pela polícia federal norte americana e para garantirem a segurança tiveram que transferir o mesmo até a mansão do cantor, na própria 'Graceland' e cinco dias depois de sua morte os oito milhões de discos do artista se esgotou.
É quase 00:00 e eu sabia que a postagem estaria sido postada no dia 09 de Janeiro, mas acredito que foi uma postagem bem completa adicionando músicas celebres e muito conhecidas do artista. Só para constar, dizem que a última música tocada pelo cantor no piano de sua casa foi 'Blue Eyes Crying in the Rain', na noite de sua morte, confira abaixo:
Admiro e reconheço esse grande artista, conheço algumas músicas suas, mas quem me conhece sabe que sou mais puxado (na verdade completamente) para o Rock Britânico, então se eu estivesse vivido naquela época, acredito que estaria curtindo os Beatles, mas claro, Elvis é o Rei e isso ninguém vai tirar dele por suas incríveis músicas que irei me esforçar para juntar toda discografia e conhecer mais afundo seus trabalhos (não sei quando, mas tenho vontade) e postarei algumas músicas dele aqui no 'Portal do Ultra'. Espero que tenha gostado dessa postagem especial em homenagem ao grande 'Rei do Rock' e invicto Elvis Presley, pois ele não morreu, ainda vive no coração de cada um dos fãs. Agradeço aos sites: 'guiadoscuriosos.com.br', 'glamurama.uol.com.br', amigo 'Wikipédia', Jornal 'O Estado de São Paulo dia 17 de Julho de 2007' e 'Elvis Presley por ele mesmo' adaptação de texto por Simone Fernandes.
Elvis Presley, o eterno 'Rei do Rock'. Fonte da Imagem: biography.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário