sexta-feira, 18 de março de 2016

Game 'Tiny Toon Adventures: Buster Busts Loose!' para SNES.

Arte de capa do game referente ao desenho animado 'Tiny Toon Adventures' para o Super Nintendo (SNES) de 1992.

 Acredito que muitos gostam quando eu posto sobre games da minha época, pois infelizmente hoje eu não tenho nenhum console e não estou por dentro dos games atuais, mas mágoas de lado (é tão triste assim?) eu venho trazendo jogos que fizeram parte da vida e estão guardadas com muito carinho nas lembranças de muitas pessoas que jogaram. 
 Eu estava pensando um dia desses nesse game que é simples, porém um dos mais divertidos e gostosos de jogar que eu tinha e era referente ao desenho exibido no 'Cartoon Network' e nas manhãs de Sábado no SBT, estou me referindo ao 'Tiny Toon' que é um desenho trazendo as versões crianças da turma do 'Looney Tunes', quando eu era criança pensava que o 'Perninha' (esse coelho azul) era o 'Pernalonga' mais jovem, na versão infantil, mas não, são personagens diferentes da mesma empresa de animação. Quem não lembra dessa abertura?


 Eu realmente adorava, para falar a verdade (uma curiosidade pessoal), este foi o primeiro desenho que assisti no 'Cartoon Network' quando eu tinha uns seis anos de idade. Foi na casa da minha madrinha e eu nem sonhava que existia TV a Cabo, realmente eram poucos que tinham uma condição financeira 'mais ou menos' e poderiam pagar, eu fui lá num Domingo e anteriormente Domingo não passava desenhos na TV aberta (se não me engano tem alguns canais que passa de manhã, mas não tenho certeza) e quando eu cheguei e vi uma pessoa (não lembro quem) mudando de canal e colocando em um que passava desenhos eu quase tive um infarte. Hoje eu gosto de desenhos animados, mas antes eu era fissurado ao extremo, Então imagina uma criança numa casa só de adultos, não tendo nada o que fazer num pleno Domingo assistindo desenho que era uma coisa super incomum! 
 Depois que me explicaram que o canal só tinha na casa dela, eu não queria ir embora (antes eu não queria ir) e depois que fui entendendo, mas retornando, depois eu fiquei sabendo como funcionava a TV a cabo, ninguém que eu conhecia tinha o serviço e depois de muitos anos resolveram assinar aqui em casa (quando começou a virar modinha, um pouco antes) e hoje é comum. 
 Não tinha, mas assistia de vez e nunca aos Sábados e essa minha madrinha que me presenteou com o primeiro console, um Super Nintendo (SNES) e não lembro quem foi que comprou o cartucho (alguns dizem 'fita') desse game e eu me apaixonei, alguém já jogou ou se lembra?


 O game foi desenvolvido e distribuído pela famosa 'Konami' exclusivamente para a plataforma 'SNES' sendo lançado no Japão (tudo começa no Japão) no dia 18 de Dezembro de 1992 (muitos dos leitores não tinham nascido e acreditem, ele é alguns dias mais novo que eu ainda), e em Fevereiro de 1993 em alguns outros países e no dia 24 de Junho do mesmo ano completando os demais que faltavam.
 É um game de plataforma que eu jogava muito e sem parar, é um jogo muito gostoso e pequeno, acredito que no máximo em 90 minutos você consegue chegar ao final do mesmo sem muitos problemas *se jogar no modo fácil ou normal). No game você controla o 'Perninha' que a cada fase se passa num lugar diferente e o mais bacana é que no final de cada uma existe um mini game onde o jogador (se sair bem dele) pode ganhar vidas extras para sair em vantagem no jogo. 


 O bacana é que muitos personagens são envolvidos durante as situações do game o deixando completo, a jogabilidade é ótima e simples e a cada 'missão' o cenário muda totalmente, ele começa na escola onde estuda com sua turma, mas ele também joga numa área deserta em cima de um trem e sem contar num lugar espacial com naves lembrando muito 'Star Wars' (se não me engano essa é a última fase). Os inimigos são variados, a cada missão para ser completada um 'chefe' deve ser vencido (eu falava 'mestre'), e me lembro muito bem que quase desisti de jogar depois de enfrentar diversas vezes o primeiro que é o 'Demônio da Taz Mania Kid' sem descobrir seu ponto fraco, mas depois de insistir muito eu descobri.

Screenshot da 'fase' do futebol americano do game 'Tiny Toon Adventures: Buster Busts Loose' da Konami de 1992.

 Essa história é ótima: o Perninha da uma cambalhota para atacar os oponentes e muitos deles são ratos que na verdade não fazem parte do desenho (não são personagens de 'Tiny Toon') além de outros que aparecem. Ele possuí alguns corações que quando se atrapalha e o oponente encosta nele ele cai e perde um, mas continua e só perde uma vida se lhe for arrancado todos os corações (que jeito agressivo de se falar! Diga, "quando lhe tirarem todos os corações", mas assim vai soar romântico). Alguns que ele 'mata' lhe dão estrelas e ele também contra pelo caminho. Ele tem uma barra que ao ativar ele pode correr pelo cenário e quando da um salto ele estica a perna e quando acertar algum inimigo que apareça no caminho ele o destrói usando aquele movimento como um ataque.  
 Voltando na história, quando você joga na escola, o 'Presuntinho' que é o porco, amigo de 'Perninha' e 'Lilica' avisa que 'Dizzy Diabo' (a versão Kid do Tazmania) está destruindo a cozinha da escola e ele da pra você a missão de impedi-lo. No game aparecem algumas esteiras com comidas e o personagem roxo andando pra lá e pra cá e as vezes se transformando num tornado e saindo descontrolado pela tela inteira destruindo as prateleiras e tudo mais (se ele encostar em você, um coração que se vai). Quando o encontrei nas primeiras vezes eu o atacava dando uma cambalhota, ele caia no chão, mas logo se levantava, fazia o tornado por um minuto e parava novamente. Eu o atacava diversas vezes assim para conseguir "passar de nível" e nada mudava, ele caia no chão, mas logo se levantava e fazia a maior bagunça destruindo tudo e muitas dessas vezes eu "morria" então fiquei um tempo sem jogar, pois não sabia como derrota-lo. 
 Um dia, por engano e antes de ir para a escola (estava na segunda série ou terceira) eu estava jogando e entrei nessa parte e sem querer eu pulei batendo a cabeça na esteira que passava alguns alimentos (eu citei que passava os alimentos? Se não, citei agora) e o 'Dizzy' estava próximo e ele abriu a boca e comeu e achei aquilo interessante e resolvi fazer mais duas vezes e ele começou com o formato de tornado novamente e infelizmente a van da escola passou na minha casa e tive que desligar o console. Me lembro que até falei pra minha mãe na época "Não esquece que o ponto fraco é bater na esteira e fazer ele comer as coisas" (eu me lembro, era um momento bom) e nesse dia eu nem estudei direito e quando voltei para casa eu joguei e consegui vencê-lo (acredito que sua mãe não entendeu nada do que disse). 


 Fiquei muito feliz quando o derrotei e fui para a próxima 'tela'. Só lembrando, ele corria, mas depois se cansava e tinha que dar um tempo para a barra subir novamente e ele voltar a correr novamente. A outra história era num aniversário meu que eu não estava nem um pouco importado (eu nunca gostei muito) e fiquei no quarto jogando enquanto os convidados vinham e meu tio e a namorada dele na época ficaram me olhando jogar sentados no tapete (era mania sentar no tapete enquanto jogava) e eu estava na 'tela' do futebol americano, esta abaixo:


 Era uma das primeiras vezes que eu a jogava então ainda era dificultoso, mas me lembro como se fosse ontem e era mágico (Nostalgia mais que boa, daria tudo para voltar ao tempo) e o game mexia com a cabeça do jogador para descobrir os pontos fracos e ir melhorando através das fases e é algo que não se vê hoje em dia com frequência. Um jogo ótimo que traz muitas aventuras diferentes envolvendo a maioria dos personagens que aparecem pelo menos no cenário como Felícia Duff, Plucky Duck, entre muitos e muitos outros. 

Parte de trás da caixa do cartucho referente ao jogo 'Tiny Toon Adventures: Buster Busts Loose!' de 1992.

 Hoje existem emuladores que vocês podem se virar e jogar no computador, mas acredite, não será a mesma coisa de jogar num Super Nintendo na época de 1998 quando tudo era mais belo, eram meus anos dourados! Se ficou curioso ou quer chegar perto disso, na internet existe o cartucho desse game a venda, só irá precisar do console para jogar honrosamente esse grande game animado que faz parte da minha infância e o lembrei de falar aqui no 'Portal do Ultra' com muito orgulho. Se você se lembra deixe nos comentários se já jogou ou se era viciado nele ou se tem alguma história engraçada e interessante sobre o game que pode alimentar a postagem. Espero que tenha gostado e confira abaixo o 'gameplay' na integra! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário