quinta-feira, 10 de março de 2016

The Beatles - Please Please Me.

Capa oficial do álbum de estréia dos Beatles, 'Please Please Me' lançado pela 'Parlophone' no dia 23 de Abril de 1963.

 Venho trazendo esta postagem especial com o álbum de estréia de uma das (se não for a mais) bandas britânicas que mais fez história e tem fãs em todo o mundo (sim, são os Beatles) e estou falando dos Beatles. Não estava em meus planos falar do álbum de lançamento hoje (na verdade a postagem sairia ontem, mas como tenho costume de escrever de noite ela estará postada na Quinta) e decidi falar como uma homenagem ao quinto Beatle que morreu no último dia 8. (Mas espere, como assim o quinto Beatle? Ele fazia parte da banda?) Não, estou falando de George Martin que era o produtor musical dos Beatles, ele foi o responsável por 'administrar' a banda e 'colocarem o quarteto no lugar ideal' e ainda era muito 'casca dura' alegando que os Beatles não eram muito bons (tem que ter calibre pra falar isso). Mas antes de falar do álbum de estréia que foi o pontapé para a banda ser reconhecida e George Martin estava atrás dos garotos (pois na época eles eram garotos com seus vinte e poucos anos) quero falar um pouco sobre a vida de George Martin.
 Ele nasceu no ano de 1926 (faleceu com 90 anos) no Norte de Londres sendo filho de uma faxineira e de um carpinteiro e sua paixão pela música começou no tempo de escola depois de assistir a apresentação da 'London Symphony Orchestra' no próprio salão da escola que estudava. No ano de 1947 ele tocava oboé profissionalmente, mas não sabia ainda ler e escrever as notas musicais. Mais tarde ele se formou na 'Guildhall School of Music' trabalhando no departamento de música clássica na BBC e depois foi contratado pela EMI como produtor musical onde passou para a mesa de som no estúdio de gravação chamado 'Abbey Road' (este nome te lembra algo, não é mesmo?). 
 Nessa época que os Beatles foram rejeitados por todas gravadoras que passaram (imagine, rejeitar os Beatles!), George Martin torcendo o nariz decidiu dar uma chance ao quarteto dizendo que eles não eram muito afinados e que nem eram bons. Mas mesmo dando algumas patadas ele assinou com os garotos e o primeiro single de sucesso 'Love Me Do' teve sua estreia, depois do grande sucesso a gravadora se tornou a bem mais sucedida de todos os tempos. 
 Ele não trabalhou apenas com os Beatles, mas com outros artistas e bandas como Cilla Black, Robin Gibb, Cheap Trick, Elton John, Celine Dion, dentre outros. Depois ele aprendeu a tocar piano e teclado.


 O álbum de estréia dos Beatles foi lançado no dia 22 de Março de 1963 na sua versão 'mono' e no dia 26 de Abril na versão 'estéreo'. O álbum dava mais 'enfase' a musica 'Love Me Do' que foi um grande sucesso na época sendo a música 'carro chefe' do álbum, apesar de muitas outras serem belas e bem produzidas também (o álbum inteiro é muito gostoso de ouvir) e curiosamente, apenas oito canções foram escritas por John Lennon e Paul McCartney ('Love Me Do' foi uma delas). 
 No ano de 2003 a revista Rolling Stones colocou o álbum na posição 39 na 'Lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos' e as canções 'I Saw Her Standing There' (a primeira faixa do álbum) levou a posição de número 130 e 'Please Please Me' (a sétima faixa) levou a posição 184 na lista das 500 melhores canções de todos os tempos.

Os Beatles no ano de 1963. Fonte da Imagem: beatlesarchive.net

 Os Beatles já haviam gravado quatro canções e delas fizeram dois singles (cada um com duas músicas) 'Love Me Do/P.S I Love You' (oitava e nona faixa do álbum) gravadas no dia 11 de Setembro de 1962 e 'Please Please Me/Ask Me Why' (sétima e sexta faixa do álbum) no dia 26 de Novembro do mesmo ano. No dia 11 de Fevereiro, George Martin se reuniu com a banda e disse que cada lado do disco deveria conter sete faixas somando catorze, então mais dez deveriam ser escritas e gravadas para finalmente montarem o álbum de estréia.


 Com as músicas prontas eles gravaram o álbum em apenas um dia, para ser mais exato, o album ficou pronto em três sessões naquele dia somando 9 horas e 45 minutos e o dia acabou com a música cover de 'Twist and Shout' (que foi gravada primeiramente pelos The Topnotes, ela foi escrita por Phil Medley e Bert Russell). Naquele dia eles também gravaram 'Hold Me Tight' que só foi usada no álbum posterior da banda e na verdade com uma nova gravação sendo realizada no dia 12 de Setembro de 1963. O dia que eles ficaram gravando no 'Abbey Road Studios' custou 400 euros. 
 Falando sobre a capa, George Martin era encantado pelo zoológico de Londres e decidiu que a capa do álbum seria o quarteto na frente de uma casa de insetos que existia no Zoológico (você pode pensar que seria estranho, mas o nome 'Beatles' vem de 'Besouro') mas infelizmente ou felizmente o Zoológico não permitiu que a foto fosse tirada (se eles soubessem do grande sucesso que o álbum faria eles deixariam o quarteto entrarem nessa tal casa) então foi resolvido que os quatro tirassem a foto no balcão da escadaria da própria EMI por Angus McBean. 


 O álbum tem um pouco mais de meia hora de duração, ele é um álbum muito, mas muito simples e inteligente, a simplicidade das letras, o vocal e o doce som do instrumento o tornou perfeito e acredito que não tinha ninguém (mas sempre existem os 'do contra') que pudesse falar mal do álbum, pois as faixas estão em sincronia, elas são leves e chega a ser prazeroso de ouvir (não estou falando demais, é a pura verdade).


 Se você não conhece Beatles ou nunca pintou a oportunidade de ouvir, dê 'play' nos vídeos acima e conheça as músicas, elas são incríveis e não da pra mim escolher as minhas favoritas, pois seria um pecado grandioso! 'There´s Place' (décima terceira faixa) é ótima como 'Chains' (quarta faixa) e como 'A Taste of Honey' (décima segunda faixa) como todas as outras que juntas completam o álbum. Acredito que o sucesso do álbum no Reino Unido e nos Estados Unidos que chegou com o nome de 'Introducing the Beatles' no dia 22 de Julho de 1963 (era comum eles mudarem a capa e o nome do álbum) foi pela simplicidade e inteligência contida nele, pois 'Love Me Do' é a canção chefe, suponhamos que todos compraram o álbum por ela estar tocando nas rádios e tudo mais, mas quando ela passava e a pessoa iria voltar, ouvia 'P. S I Love You' (nona faixa) e ela tinha a mesma sintonia e a pessoa deixava rolar (lembrando que 'Love Me Do' era a oitava faixa, a primeira do lado 'B' do disco, e a 'vibe' era tão boa que a pessoa virava o disco para o lado 'A' quando terminava para ouvir novamente e assim por diante. 


 Por isso que deve dar uma chance aos Beatles, e foi uma boa 'sacada' eles deixarem o cover para o final, realmente 'Twist and Shout' é mais diferenciada e dançante e eles ousaram finalizando o álbum, meio que indo no ponto de vista que 'se gostarem ok, se não é a última música mesmo', mas ela fecha com chave de ouro quebrando a linha que estavam seguindo e mostrando ao mesmo tempo que a banda tinha muito a oferecer, tanto que outros gêneros foram empregados nos álbuns posteriores.
 Encerramos por aqui, um ótimo álbum e acredito que George Martin ficou muito satisfeito dando uma chance para o quarteto de Liverpool e trabalhando muito com eles, realmente foi algo sensacional. Descanse em paz George Martin. Algumas informações aqui presentes foram pesquisadas nos sites 'bbc.com' e no amigo 'wikipedia'. 

De costas e sentado é George Martin no estúdio 'Abbey Road' com os Beatles. Fonte da Imagem: BBC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário