Imagem oficial de divulgação da série 'American Dad!' criada por Seth Macfarlane pertencendo a FOX.
Mais uma vez falando do grande Seth Macfarlane que é um dos grandes gênios da animação atual tentando empurrar Matt Groening para emplacar suas séries e as tornarem um grande sucesso como 'Os Simpsons' que também pertencem ao canal FOX e já tiveram seus anos de glória. Já que toquei nos Simpsons, acredito que mesmo perdendo a força atualmente se olharmos para as temporadas mais antigas que eram mais humoradas e não tinham tanta cultura empregada nos episódios, mas antes explicando esse ponto de vista (então quer dizer que quanto mais idiota for o programa, mais ele é engraçado?), por um lado sim, mas explicando, atualmente nos poucos episódios dos Simpsons que assisto algumas vezes, a situação predominante tem haver com algo do cotidiano e só se foca naquilo, um dos personagens ou a família inteira naquilo e se não acontece eles se metem numa aventura morna com um humor leve. Continuo gostando dos Simpsons (e muito), mas acho muito difícil o mesmo perder seu posto, pois ele tem mais de vinte temporadas, a FOX possuí um contrato para exibir o programa até 2086 se não me engano e outras temporadas estão por vir alimentando o programa que muitos viraram fãs no passado e hoje, muitos, não assistem televisão, é algo que seus avós conhecem, pois já ficaram marcados e viraram parte da cultura pop, é algo que Seth Macfarlane almeja para seus personagens e séries, é complicado, mas pode acontecer.
Enquanto Matt continua com aquele humor voltado no 'tirar onda' das coisas e diversão boba (uma comédia saudável para toda família), Seth Macfarlane aposta suas moedas naquele humor sarcástico (minha cara) e humor negro onde muitos torcem o nariz por seus personagens fazerem piadas com assuntos delicados como aborto, homossexualismo, racismo, entre muitos outros. Mas vendo do lado de 'muitas pessoas torcem o nariz por não gostar', as pessoas que gostam apoiam os projetos e continuam assistindo frequentemente e se divertindo muito com eles. Eu mesmo gosto da comédia mais saudável como Os Simpsons tem a oferecer, mas adoro a comédia de Seth Macfarlane empregada nas séries 'Family Guy' e 'American Dad!' sem contar nos seus filmes, pois ele cria roteiros para filmes e até já estrelou um 'Mil Maneiras de Pegar na Pistola' e a franquia do urso 'Ted' também é dele, resumindo, o cara é muito inteligente em sua área e sabe fazer bem o que vier em sua cabeça desenvolvendo o projeto e tornando o mesmo em algo hilário para certo público.
Imagem oficial de divulgação da série 'American Dad!' criada por Seth Macfarlane pertencendo a FOX.
Mas vamos ao que interessa e falar sobre a segunda série mais importante dele que é 'American Dad!', pois 'Family Guy' ('Uma Família da Pesada' aqui no Brasil) está no topo por ser a sua primeira e muitos gostam dela e não vão muito com a cara de 'American Dad!', mas é muito, mas muito difícil o contrário acontecer. Mas a mesma segue com um grande público que adora as aventuras que a família Smith se envolve se divertindo muito com eles.
A série é uma 'sitcom' que foi ao ar a primeira vez depois da transmissão do 'Super Bowl XXXIX' que um imenso público americano assiste e a emissora, que não tem nada de boba, coloca um programa novo em seguida para ver se o público continua assistindo ou não tem interesse, realmente estudam o que o público achou, pois o mesmo tem meia hora e se interessar a pessoa irá ver sem compromisso e continuará assistindo ou procurará assistir se lhe agradar. Pois bem, o episódio piloto foi visto por 22 milhões de pessoas sendo aceito, logo de cara, pela emissora que deu sinal verde para produzirem mais.
No dia 1 de Maio de 2005 ela retorna oficialmente coincidindo com a volta de 'Family Guy' que enfrentou alguns problemas e quase foi cancelada duas vezes, resumindo, tínhamos duas séries animadas de Seth Macfarlane sendo exibidas e trabalhadas ao mesmo tempo para a alegria de seus fãs. Atualmente temos 9 temporadas contando com mais de 150 episódios já criados e realmente isso é uma loucura e o melhor ainda, ela ainda está ativa com novas temporadas todos os anos.
Imagem oficial de divulgação da série 'American Dad!' criada por Seth Macfarlane pertencendo a FOX.
Vamos falar da família Smith que é a protagonista da série e sempre algo acontece com ela ou com um dos personagens, mas antes, o bacana é que ela tem o mesmo humor de 'Family Guy' (menos idiota, pois o Peter é incomparável com as piadas ácidas e idiotas) e é uma série completamente diferente tornando algo mais dinâmico e não uma cópia de sua outra série que fez e faz sucesso.
Agora aos personagens começando por Stan Smith que é o pai da família, um homem que trabalha para a CIA há 20 anos, ele geralmente é muito nervoso e toma decisões precipitadas em muitos episódios (quase todos) o que gera a situação em foco do mesmo acontecendo a confusão. Na maioria, no final do episódio ele admite seu erro. Além de ser nervoso ele possuí alguns comportamentos estranhos em certas situações (quando não está nervoso), é machista e paranoico. Agora vem a pergunta: quem casaria com um homem desses? Vou falar da Francine que é a sua esposa, protege muito os filhos (mais o Steve) e sempre tenta dar o melhor de si sendo a melhor mãe (ou pelo menos tentando).
Temos Hayley Smith que é a filha mais velha do casal, ela nasceu na África e tem um jeito hippie que não se encaixa, nem um pouco, na família dando um diferencial na mesma. Ela não suporta o jeito do pai de lidar com as coisas e por isso pode ser considerada uma jovem revoltada e tem um senso de liberdade muito grande. Ela é o contraste da família e Stan, mesmo deixando, não suporta por dentro ter uma filha assim, mas ele a ama e por isso aceita. Ela é casada com Jeff, um homem muito folgado e bem calmo com as situações que lhe rodeiam sendo que algo pode estar na frente de seu nariz que ele não nota. Ele também é um tipo de humilhação para Stan que não o suporta, mas é o noivo da sua família e eles moram na mesma casa e ele acaba aceitando (meio que não tem outro jeito).
Steve Smith é o filho caçula que tem uma personalidade muito frágil e chora por nada com qualquer coisa que possa emocioná-lo, ele é um típico nerd e sua irmã Hayley caçoa do garoto por conta disso. Apesar de aparentar ter um jeito estranho, o garoto é heterossexual (em alguns episódios realmente não parece) e ele, junto com seus amigos, tentam entrar para a turma dos mais 'descolados' da escola (realmente só tentam) e sonham em perder a virgindade com as garotas mais bonitas e sempre são alvos de piadas pelas tentativas frustradas e situações que acabam entrando. Seus amigos são: Schmuley "Snot" Lonstein é o melhor amigo de Steve e judeu que come hambúrguer, ele tem espinhas e um bigode ralo e é loucamente apaixonado pela irmã mais velha de seu amigo onde já chegou a se declarar para ela em muitos episódios e sempre é enxotado das piores maneiras, mas o garoto não desiste.
Outro amigo de Steve é Barry Robinson, um garoto obeso muito maluco com uma personalidade desencaixada de tudo. Além de ser estranho ele já se mostrou ser um mestre em contar cartas em um episódio além de ter uma genialidade criminal maluca muito avançada. Seu outro amigo é Toshi Yoshida que não sabe seu lugar na escola e decide se unir com o grupo de amigos de Steve, ele só fala japonês e percebe-se que ele entende o inglês falado pelos demais amigos, mas não o aplica. Ele participa de algumas brincadeiras deles, mas sempre perde o controle quando a mesma é mais aprofundada os deixando sós e ao ver é o único que realmente tem juízo e "massa cinzenta" perante as situações sabendo onde parar com tal situação.
Por último e não menos importante (talvez o personagem de toda série) temos Roger que é um ET salvo da área 51 sendo muito vaidoso porém ingênuo. Ele de certa forma é inteligente e muito sarcástico e na maioria das vezes acaba se envolvendo nos planos de Steve o fazendo fracassar. Ele é protegido e para não ser reconhecido na Rua por ser um extraterrestre ele acaba se fantasiado com perucas e roupas e com isso, ele acaba criando diversas personalidades, uma mais estranha e incomum que a outra e ainda, conseguindo trabalhar com algumas sem ser notado.
Roger tem grandes problemas psicológicos com essas trocas de identidades, pois as vezes o mesmo se confunde e acaba entrando tanto no personagem que age completamente diferente de como o velho e comum Roger agiria em diversas situações. Ele não tem mais controle e age com seus personagens dentro de casa se comportando como eles e o pior ainda, a família Smith acaba aceitando e entrando na onda automaticamente (soa hilário e de uma forma estranho). Estava me esquecendo de Klaus Heissler que era um esquiador olímpico alemão, mas para evitar que ganhasse a medalha de ouro, Stan decide trocar seu cérebro com a de um peixinho dourado e ele acaba virando da família. Faz de tudo dentro do seu aquário e se arrasta para os lugares ficando com metade do corpo para fora da água e muitas vezes tem algo inteligente para dizer, seja para concertar tal situação ou até mesmo não criar um problema, mas sempre é ignorado por todos e os problemas dentro das situações acabam ocorrendo.
Quando eu comecei a assistir 'Family Guy' eu não acompanhava 'American Dad!' (que aliás, acontecem muitos encontros de personagens nas séries, mais dos personagens de 'Uma Família da Pesada' "invadindo" os episódios de 'American Dad!') e depois que assisti um episódio para ver se gostava eu não parei mais, pois gostei muito do programa. Claro, percebi as mudanças de ambos e mesmo assim gostei.
As mudanças são, 'Family Guy' é como 'Os Simpsons', mas sendo muito mais ácida nas piadas e situações, eles realmente viajam muito nos episódios tendo muitos acontecimentos inexplicáveis e fora do comum como as viagens no tempo de Stewie e Brian, por exemplo, entre outros absurdos e 'baboseiras' que é muito comum encontrarmos. 'American Dad!' também tem esse lado, porém é uma série mais pé no chão com os acontecimentos e situações nela empregados, os personagens tem problemas e existem muitas leis que se repetem, mas comparando as duas, esta é mais centrada em muitos sentidos, diferente da série irmã que viaja muito nas piadas e situações. O que quebra a série a transformando em algo mais próximo de 'Family Guy' é o personagem Roger, sem sombras de dúvidas, pelo seu jeito e maneira de se comportar tirando suas típicas loucuras e universos que o mesmo cria com tantos personagens fazendo a situação ficar mais engraçada e complicada.
Ainda não vi muitos episódios da série apesar de assisti-la á um bom tempo, mas ela é muito engraçada com personagens divertidos e situações hilárias. Com certeza, se você gosta de animações não pode perder a oportunidade de ao menos conhecê-la, pois Seth Macfarlane é um gênio no que faz e essa série é um dos exemplos disso.
Além dos serviços de assistir online, ela é exibida dentro do bloco 'Não Perturbe' no canal FX nos finais de noite depois de algum filme e nesse bloco também é exibida 'Family Guy' e outras séries animadas que fazem parte da FOX.
O que acha da série? Ainda não viu? Acredito que pelos vídeos presentes da para ter uma ideia de como ela funciona e o que se trata. Essa é 'American Dad!' (tradução livre: 'pai americano') contando histórias e situações de uma típica família americana e seus problemas, não podemos esquecer do extraterrestre insano e do peixe falante, mas tirando isso, é uma família muito, mas muito (a)normal que diverte todos com todas situações que acabam se metendo.
Imagem oficial de divulgação da série 'American Dad!' criada por Seth Macfarlane pertencendo a FOX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário