Imagem oficial ilustrativa da Samsung para o aparelho celular 'Samsung Fashion Cam' da Samsung.
E eu tinha esquecido de falar sobre meu segundo aparelho celular, pois aqui eu já falei do primeiro há algum tempo e também dos meus consoles e hoje vou falar sobre esse aparelho que já tive e fiquei com ele por muitos e muitos anos. Só pra constar, se você caiu de gaiato por aqui e acha isso desnecessário (ele vai falar que teve esse aparelho, mas e daí?) eu acho muito bacana relembrar de momentos e coisas que fazia e que hoje se torna até estranha, também gosto de falar, pois pessoas que leem podem se identificar vivendo a nostalgia comigo desse aparelho ou de algum similar, viu a importância de falar e até mesmo relembrar momentos, é até gostoso!
Muito bem, eu tinha aquele Nokia que foi o primeiro que tive e compraram por comprar (vai entender, deu a louca na minha mãe e ela comprou de repente) e confesso que me senti 'com a bola toda' só por que tinha um celular (e hoje crianças de oito anos tem iPhone) mas cada geração tem seus altos e baixos e normalidades também, mas prosseguindo, eu o vi a primeira vez com uma prima que tinha ganhado ou juntou o dinheiro e comprou.
Eu achei incrível por ele ter câmera (foi um dos primeiros celulares que teve) e o próprio chamar 'Fashion Cam'. Além disso ele tinha um visor colorido com ícones coloridos também e isso naquela época (não vou lembrar de que ano estou falando) era coisa de outro mundo, claro, existiam alguns outros que ofereciam mais recursos, mas este não era o mais básico e nem o mais 'top', mas estava naquela linha do meio. Realmente eu enchi muito a paciência da minha mãe que resolveu um dia comprar ele pra mim (e não, minha mãe não comprava tudo que eu pedia, essa foi uma das quatro coisas que eu lembro que ela comprou depois de me dar uma grande bronca, pois eu não falava em outra coisa). Me lembro que compramos num mercado onde fazíamos compras mensalmente (comprar celular num mercado, é desespero só se for) e aquele dia foi bem legal, realmente.
Incrivelmente não encontrei nenhum vídeo falando dele no Youtube, mas existem alguns sites de compras online onde ele está a venda para reutilização de peças (será que alguém ainda o tem?).
Me lembro que sentamos em um lugar e eu já tirei o aparelho da caixa e comecei a usar com o pouco de bateria que já vinha de fábrica e a minha mãe começou a conversar com uma mulher com um bebe no colo sentada no mesmo banco dentro do mercado e eu logo fui fuçar na câmera, pois era o diferencial na época, e me lembro como se fosse hoje que inventei de tirar foto do bebe para testar a câmera (criança sendo criança) e ainda fiquei por muito tempo com aquela foto no aparelho.
O ruim é que na época o armazenamento interno era dividido e era muito pouco, se tivéssemos 1 GB o aparelho custaria uns mil reais, estamos falando de armazenamento interno de 15 MB ou 10 MB ou até mesmo (nossa, eu não vivo sem isso). A câmera era uma simples VGA com uma qualidade ruim (eu disse ruim, não péssima) e na época eu inventava de tirar foto de familiares e até de alguns desenhos da TV que eu gostava para deixar armazenado no celular e ver depois, pois não tinha cabo USB para passar para o computador e liberar a memória do mesmo. Então o único jeito era armazenar ou passar como torpedo com imagem para uma pessoa que tinha um celular cabeado com USB para transferir a foto, mas na época eu não sabia nada disso e elas ficavam lá dentro. Tinha três tamanhos que podíamos tirar e eu só tirava a de menor tamanho que era capaz de armazenar sessenta fotos e na maior que eu me lembre era capaz de armazenar apenas dezenove.
Depois que a câmera me encheu um pouco no quesito qualidade e armazenamento, eu decidi ir atrás de jogos, pois ele não vinha com nenhum e para obter os jogos tínhamos que comprar na loja digital da operadora utilizando a internet móvel do aparelho que era um inferno! Vou explicar, minha mãe colocava créditos nele que durava um mês só para 'não perder a linha' e o que você não usava a operadora simplesmente pegava pra ela quando acabava o prazo (incrível não?) então, como eu nunca saia com ele eu não ligava para ninguém para não acabar os créditos (resumindo, tinha o aparelho apenas para ter mesmo) então três dias antes de acabar os créditos eu entrava na internet e decidia comprar um jogo para ele e o primeiro game que me lembro foi um referente ao filme do Bob Esponja que, para falar a verdade, era até legal para a época com muitos mini jogos dentro dele e o mais legal era o de carro (carro hambúrguer) onde seguia numa estrada reta e desviava dos objetos que tinha no caminho.
O jogo era um pouco mais de dez reais e para navegar era cobrado por minuto, como sempre carregavam vinte reais eu não tinha muita opção para escolher, pois quanto mais você demorava, mais créditos eram consumidos e ainda tinha o perigo de não ter o suficiente para comprar o jogo. Infelizmente nessa brincadeira eu viciei em comprar jogos para ele e depois de uma semana que o mesmo estava com créditos eu inventava de entrar na internet e comprar um jogo, dos vinte restavam apenas sete ou cinco reais. Me lembro de ter comprado do Bob Esponja que foi o primeiro, 'Driver' (sim, o de carro), do 'X Men Apocalipse' que era bem complicado e o de 'Pinball do Garfield' que era o que eu mais jogava e foi o último que eu comprei (que eu me lembre foi esses).
Infelizmente não deu para passar as fotos que tinham nele para um computador ou revelar, então quando eu tive meu terceiro aparelho eu passei ele para minha mãe que também não usava e não se importou de colocar créditos até que ele perdeu a linha e ficou guardado, não lembro onde está hoje, pois guardaram e a última vez que o vi que me lembro foi de tirar a bateria dele para ficar sem, mas também tinha perdido o carregador, mas queria tirar algumas fotos como fiz com o primeiro para verem, pois na internet não se encontra nenhuma.
Ele tinha algumas marcas na lateral, era um aparelho bonito, luzes vermelhas se ascendiam nos teclados e fiquei com ele por muito tempo, se tiver curiosidade sobre ele, de uma olhada nas especificações do mesmo clicando aqui e saberá mais sobre ele. E você, já conheceu o aparelho? Ele não tinha nem rádio FM, então comparando com o tempo de hoje não da para falar sua tal inferioridade, mas a tecnologia evolui muito rápido e na época ele não era 'a sensação', mas era um bom aparelho, me lembro que depois de alguns meses minha prima trocou por um de 'flip' e outros parentes também trocaram e eu fiquei por esse por muitos anos (minha mãe falou tanto que eu ficaria com ele por muito tempo que acabei só trocando depois de quase dez anos de uso).
Foi uma boa nostalgia, com certeza, tive altos e baixos com o aparelho, mas valeu muito a pena e se você já o viu, conhece alguém que teve ou você mesmo o teve, comente e conte histórias que teve com o Samsung Fashion Cam.
Postarem mto interessante!
ResponderExcluirOlá, Luiz Lucas.
ResponderExcluirQue bom que você publicou a sua experiência com esse celular. Graças a essa postagem, eu consegui achar uma foto dele. :)
É muito bom viajar no tempo assim! Estava eu agorinha relembrando o passado e contando para um amigo sobre o primeiro celular com câmera que eu tive, que foi esse aí: Samsung Fashion Cam (N480, sdds). O ano era 2005, na minha sala de aula só eu e um outro amigo tínhamos celulares com câmera, e o dele era um bem parecido, só que da LG. Depois em 2006 já foi ficando comum ter celulares com câmera.
Hoje meu celular é um Galaxy S21 Ultra (seu blog também é ultra, coincidência? Haha)
Mas enfim, eu acho que na qualidade alta (640x480) só davam para 12 fotos. Ele tinha 2mb de armazenamento.
Eu também transferia as imagens por MMS, só que fui um pouquinho mais esperto e em vez de mandar para os celulares de outras pessoas, eu mandava para o meu e-mail e assim salvava a foto no PC. Mas depois a minha mãe acabou comprando um cabo USB pra mim, enchi bastante a paciência dela. kkkkk
Lembro do preço até hoje: 80 reais! Era muito caro para a época.
Mas com esse cabo eu pude fazer algumas gambiarras e com a ajuda de uma comunidade no Orkut, eu consegui até colocar músicas nesse celular. Não era MP3, tinha que ser em um formato diferente, tinha que converter MID que já deixava o arquivo minúsculo, para um outro formato que não me lembro qual. Mas funcionava! Acho que dava pra colocar umas duas músicas assim. Era sucesso na escola! kkkk