quinta-feira, 30 de junho de 2016

O Quarto de Jack.

Poster oficial nacional do filme 'O Quarto de Jack' (Room) da 'Universal Pictures' de 2016.

 Tenho muitos filmes para falar aqui, mas as coisas vão fluindo e não vou postar desesperadamente todos aqui, pois gosto de criar a postagem focando em apenas um, por isso raramente eu posto dois filmes num mesmo dia, pois é fácil de me confundir. Hoje irei falar sobre o aclamado filme 'O Quarto de Jack' (nome oficial 'Room' que seria 'Quarto') onde a atriz Brie Larson foi eleita como a melhor atriz no Oscar 2016.
 Ficha técnica do filme para darmos início: estreando no dia 18 de Fevereiro de 2016, 'O Quarto de Jack' foi dirigido por Lenny Abrahamson e o roteiro ficou por conta de Emma Donoghue que foi a responsável pela obra original que deu origem ao filme e no elenco temos Brie Larson, Jacob Tremblay, Joan Allen, William H. Macy, Sean Bridgers, Amanda Brugel, Cas Anvar, entre muitos outros.
 O longa conta a história de uma mãe e seu filho que vivem isolados dentro de um quarto e que nunca saem dele tendo contato com o 'mundo exterior' pela televisão, uma espécie de um 'quadrado' no teto fechado com um vidro (sendo ele pequeno, eu iria falar janela, mas seria um absurdo) e tendo contato com 'Velho Nick' que é o homem responsável por manter os dois em cativeiro, o homem trabalha e volta de noite e o pequeno Jack se esconde quando o homem chega por ter medo de ter contato direto com ele. Sua mãe, Joy, tenta levar aquela vida simples e traumatizante e muito solitária inventando histórias mirabolantes para seu filho sobre o mundo lá fora que só existe na televisão, ela "limitava" o garoto para o próprio bem dele para não surtar tendo sua vida inteira até aquele momento dentro do quarto e não tendo contato algum com o mundo exterior. Joy chega num limite e bola um plano para salvar o filho o colocando no mundo exterior, o mundo fora do quarto.

Cena do filme 'O Quarto de Jack' (Room) de 2016 da 'Universal Pictures'. 

 Eu mesmo há alguns anos atrás achava que os filmes indicados ao Oscar continham muito drama ou uma história muito focada na vida real e que não eram legais, mas depois esse pensamento muito tosco que eu tinha (e pobre) foi desaparecendo quando eu via os filmes indicados (o trailer) e no ano seguinte eu comecei a ver alguns e desde então eu fui entendendo os motivos deles serem indicados, não são muitos, mas todos (ou a grande maioria) lhe trará algo muito importante ao assistir sendo pelo conteúdo ou o que você sentira ao assistir o filme. Eu comecei a ver alguns dos indicados com base no trailer e pela sinopse (se a história me agradava e que conteúdo ele abordava) e procurei ir atrás para assistir e 'O Quarto de Jack' é um deles.
 O filme é incrível, ele mostra um universo limitado onde o pequeno Jack vivia e não achava ruim ou monótono, diferente de sua mãe que fazia de tudo para a criança sonhar e conforta-la naquele lugar tão medonho para ela e para o garoto tão especial, pois ele não sabia da realidade e só tinha aquilo, o quarto. Ouvi dizer que fizeram de tudo com a obra para que ela não se tornasse um filme de puro desespero contando a história de uma mãe e seu filho num quarto presos e ela conseguiu, por meio do garotinho, a transformar aquele quarto feio e pequeno num mundo ilimitado para o pequeno Jack.
 'O Quarto de Jack' é um filme mágico, pois depois o garoto conhece o mundo exterior e ele se vê perdido ao meio de tantas coisas que existem como animais e carros, pois ele conhecia pela televisão e pensava que existia só dentro dela e não que existia realmente. O incrível é que a obra consegue mostrar detalhadamente como a cabeça do garoto funcionava dentro do quarto e do espanto e do costume (o aprendizado de pouco á pouco) das coisas que existem no mundo como outras pessoas e como se comportar, pois ele estava 'limitado' com o pouco e acostumado com aquilo. 
 A obra é incrível, achei muito inteligente e muito legal. O roteiro está impecável, pois a melhor coisa de um filme que surgiu de um livro é contratar o próprio escritor para criar um roteiro, pois ele não irá "errar na mão" ao criar um roteiro em cima de uma obra que ele criou e depois as atrizes e os atores que irão ter o trabalho de interpretar o que foi imposto e neste filme as atuações estão impecáveis, tanto da atriz que foi eleita a melhor do Oscar deste ano (a Brie Larson) quanto a do pequeno Jacob Tremblay que fez um grande sucesso e atuou muito, mas muito bem e atualmente chove papéis para o garoto atuar. O livro 'O Quarto de Jack' não foi inspirado em nenhum caso real específico e uma outra curiosidade é que a atriz Brie Larson evitou lavar o rosto durante as filmagens, pois ela realmente atuou sem maquiagem. 
 O filme foi muito, mas muito bem criticado perante os veículos de imprensa destinado a filmes sendo muito elogiado e fazendo uma média ele foi classificado como um ótimo filme, eu considerei 'O Quarto de Jack' como um 'ótimo/excelente filme' por empregar um conteúdo único e conseguir levar o telespectador para dentro do universo do pequeno Jack sem tirar as belas atuações e o impecável roteiro. Indico para todos cinéfilos independendo o tipo de filme que goste, pois 'O Quarto de Jack' tem conteúdo e do melhor possível para um incrível filme. Confira abaixo quinze vídeos sobre o filme.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário