Imagem oficial do anime 'Digimon Adventure' da Bandai de Akiyoshi Hongo.
Uma nostalgia de ouro e estou falando de 'Digimon'! Como esse anime fez a cabeça das pessoas aqui no Brasil virando uma febre instantânea com a força matutina da Rede Globo e do programa infantil 'TV Globinho' que hoje é extinta e muitos jovens, infelizmente, não tiveram a oportunidade de conhecer realmente o programa e ele era famoso por trazer desenhos (no caso animes) importantes que era exibido no final o fechando realmente com 'chave de ouro'. Na verdade era exibido um anime e o programa terminava, mas antes (obviamente) era exibido muitos outros desenhos com menas importância e se não me engano, uns dez minutos antes da meio-dia era exibido a 'atração de ouro' e um deles foi 'Digimon'. Para terem uma noção, esta 'atração' era tão importante que o comercial da 'nova atração' quando a emissora comprava os direitos autorais do desenho, era exibido antes de começar a novela das oito (exibia na Sexta falando que ia estrear na Segunda) algo que realmente não vemos hoje (pois não existe o programa), mas nem algo parecido, pois a emissora sabia que iria ser um sucesso e no final era mesmo.
'Digimon' foi um dos animes mais incríveis e que fez parte da minha vida, da minha infância sendo muito importante, pois me lembro chegar da escola e ligar a televisão, pois a poucos minutos ele iria iniciar e eu só almoçava depois que terminava e como não era exibido comerciais, o anime era exibido muito rápido na média dos dezoito minutos que passavam voando (tudo que é bom dura pouco, realmente).
Hoje realmente estou muito esquecido sobre 'Digimon Adventure' que foi a primeira temporada que realmente fez sucesso aqui no Brasil, depois de exibirem umas três ou quatro vezes os 54 episódios que fazem parte dele, a emissora comprou os direitos da segunda temporada e depois daí eu não assisti mais por perder o interesse e muitos animes foram assim na TV Globinho, a primeira era certeira, mas quando vinham novas aventuras e ainda mais, com novos personagens, as coisas mudavam e a criançada achava chato e o mesmo não seguia sem a febre do primeiro e nem mais produtos eram lançados (depois falo deles).
Como eu disse (eu disse?) estou pouco se lembrado da história, mas me lembro de alguns vilões e 'digievoluções', mas vamos lá: a história começa com um grupo de crianças num acampamento de verão onde caem dos céus uns dispositivos estranhos com o nome de 'digivices' e com isso eles são teletransportados para o 'Digimundo', mais propriamente a 'Ilha Arquivo' e por lá, cada criança (são sete no total) conhece um 'Digimon' que passa a se tornar seu e acompanhar seu dono por onde eles iriam e o objetivo das crianças, obviamente, eram voltar pra casa. Os 'Digimons' explicam para eles o que está se passando (sim, eles falam) que existem 'Digimons' do bem e do mau e que eles são crianças escolhidas para salvarem o mundo digital deles contra as forças das trevas.
Cada criança recebe um brasão que é o espelho da virtude de cada criança, ele é muito importante, pois cada criança deve realmente reconhecer essa virtude nos momentos difíceis para seu 'Digimon' conseguir 'Digievoluir' e assim se tornar mais forte para vencer tal inimigo. Então ficamos com Tai com o brasão da Coragem (personagem principal), o da Amizade com Matt, Amor com Sora, Sabedoria com Izzy, Sinceridade com Mimi, Confiança com Joe, Esperança com T.K. e futuramente a Luz com Kari que seria a oitava criança que eles sentem falta e depois vão atrás, mas depois eu conto.
As crianças vão seguindo e depois descobrem o mentor Gennai que explica melhor o objetivo das crianças naquele local. Eles descobrem que ao mudarem de lugar no 'Digimundo' de tanto andar e libertar 'Digimons' de algum mal ou fazerem algumas tarefas eles descobrem que a cada local (tipo um estado do 'Digimundo', não sei se é o mais correto falar assim) eles dão de frente com um 'Digimon' mal com uma força superior aos outros e possuem muita força que são denominados como mestres que fazem maldades com os 'Digimons' bons como forçar a trabalhar para eles entre outras coisas e me lembro que ao descobrir o 'Digimon' mestre de cada local (era separado por uns treze a quinze episódios que cada um aparecia) você (o telespectador) já ficava ansioso para ver o poder dele e qual 'Digimon' das crianças iria enfrentá-lo e com isso ter sua "fama", pois sempre um era entregue a Judas e apanhava muito e depois da criança portadora dele chorar e mostrar verdadeira confiança e sua real virtude o seu 'Digimon' 'digievoluia' se tornando maior e mais forte (era como uma transformação que ele sofria) e assim ele poderia lutar de igual para igual contra o 'Digimon' mestre das trevas que existia em determinado local.
Imagem oficial do anime 'Digimon Adventure' da Bandai de Akiyoshi Hongo.
E não pensem que eles sofriam apenas uma 'digievolução', pois tinham outras que eles ganhavam mais experiencia em combate e ficavam mais fortes, se não me engano os de crianças escolhidas normais sofriam duas (pois o 'Digimon' quando morria voltava no ovo e depois saia como um bebe (primeira) depois ficava da forma normal (segunda) que não é considerado uma 'digievolução', mas estou contando as formas que cada 'Digimon' tinha, depois ele sofria a primeira 'digievolução' ficando mais forte e maior (terceira) e depois sofria uma 'digievolução' dentro dele que já estava evoluído (quarta) que se não me engano é a final de cada 'Digimon' comum que seguia as crianças), mas existiam sempre dois em cada temporada (não assistia, mas acredito que sempre existiu) que um era o líder (como esta o Tai) e tinha um outro que era meio que do contra e queria fazer as coisas do seu jeito e que o líder não estava certo (Matt) e destes dois que eram contrastes para falar a verdade, tinham 'Digimons' especiais que 'digievoluiam' mais duas ou três vezes em comparação aos outros de seus amigos se tornando muito mais poderosos. Existiam partes que eles sofriam fusões para ficarem mais poderosos quando o 'Digimon' mestre era muito poderoso, pois a cada um que eles enfrentavam o caldo engrossava mais.
Realmente chega a arrepiar quando assistimos tais vídeos e relembramos que vimos na nossa infância e que realmente era incrível naquela época e hoje é incrível relembrar e saber que foi incrível e que vivemos isso, realmente uma nostalgia de ouro! Ele foi lançado no Japão no dia 7 de Março de 1999 até o dia 26 de Março de 2000 pela 'Fuji TV'. Por aqui não sei se começou a ser exibido em 2000 ou 2001 na 'TV Globinho', pois antes era exibido no canal a cabo 'FOX Kids' e chegou a ser exibido posteriormente no 'Jetix', mas naquela época os assinantes de TV a cabo eram mínimos e para as coisas realmente esquentarem eles tinham que ser comprados por alguma emissora aberta para, realmente, todas as crianças conhecerem o programa e assistirem e começar toda a febre envolvendo o anime.
Se eu fosse criança elaboraria uma postagem mais decente que esta, realmente, pois eu sabia de tudo sobre 'Digimon', não vou lembrar o nome dos vilões que pelo menos eu os nomeava como 'Mestres' e que depois surgiram realmente os 'Mestres das Trevas', mas me lembro que quando eles eram derrotados, algo escuro e com algumas engrenagens saiam deles (como vírus) e eles eram destruídos. O anime dava muita importância ao companheirismo, força da amizade e trabalho em equipe. A primeira temporada foi muito elogiada por agradarem a todos não só no Brasil e quando veio na América sofreu muita censura, pois ela é repleta de cenas de violência e até mesmo de nudez (quem diria). As 'mudanças' dos 'Digimons' tem os nomes: bebe, bebe em treinamento (bebe 2), criança (ou novato), campeão (ou adulto), perfeito (ou Ultimate), e a mega (ou também conhecida como 'Extremo').
Antes que eu me esqueça, as sete crianças estavam sentindo o pesar de continuar sem a oitava criança (sem um apoio a mais), pois existiam lutas que mais de dois 'Digimons' se uniam para combater um inimigo e apanhavam muito, até eles descobrirem a oitava criança estava ainda no 'Mundo Real' e conseguem retornar para pega-la e levá-la até o 'Digimundo'. Nesta parte do anime, da história, as crianças já se apegaram muito com seus 'Digimons' e com os problemas que eles sofreriam sem ajuda e por isso eles decidiram voltar para depois retornar com a oitava criança. O 'Digimon' mestre do mal nessa parte era 'Myotismon' (sim, tudo em 'Digimon' termina com "mon" ou começam com "digi") e ele consegue atravessar essa 'barreira' indo para o mundo real também tentando impedir as crianças a encontrar a oitava escolhida. Este "Digimon" mestre foi um dos mais complicados de derrotar, pois além de ser muito poderoso, ele sempre retornava mais forte e não só em 'Digimon Adventure', mas nas outras temporadas também. Ele primeiramente é como um vampiro que porta um tipo de chicote (que eu me lembre), mas em uma de suas transformações ele consegue virar um monstro enorme e muito poderoso, sem contar nas outras aparições nas demais temporadas que não acompanhei.
O incrível é que o anime foi origem do velho 'Tamagotchi' e acredito que muitos sabem dessa, mas quem não sabe está aqui: 'Tamagotchi' é, nada mais, nada menos que o 'bichinho virtual' que você infernizava seus pais a comprarem nas feiras e sempre o coitado morria, pois ele apitava quando queria comer, quando fazia sujeira ou estava doente. O criador dessa criaturinha que causou muita dor de cabeça com seus apitos em seus pais era um japonês (na verdade uma japonesa) chamada Aki Maita que se uniu com Hiroshi Izawa que foi o roteirista dessa primeira temporada de 'Digimon', Takeichi Hongo o diretor de marketing da 'Bandai' e Katsuyoshi Nakatsuru que era o diretor de animação da 'Toei' e criador dos designs da série animada e juntos eles criaram 'Digimon' que são criaturinhas virtuais que vivem num 'Digimundo' que sempre é ameaçado e sempre precisa ser salvo e por isso eles devem se aliar com crianças para conseguir 'digievoluir' e tudo mais, pois sozinhos eles não são capazes de lutar contra o inimigo e salvar seu mundo (agora está tudo explicado, mas o criador não era 'Akiyoshi Hongo'?) na verdade essa pessoa não existe, esse nome é a unção do nome de todos envolvidos no projeto 'Digimon'.
Depois, claro, foram lançados 'bichinhos virtuais' mais sofisticados com as aparências de diversos 'Digimons' diferentes e que tinham uma espécie de conectividade que podiam batalhar contra outro 'Digimon' de um dispositivo do seu amigo.
Imagem oficial do anime 'Digimon Adventure' da Bandai de Akiyoshi Hongo.
Eu sempre gostei de criaturas que batalham entre si, ainda mais que se transformam e tudo mais, realmente era algo incrível de se ver e você ficava ansioso para ver o que iria acontecer depois, se surgiria outro 'Digimon' mais poderoso e tudo isso antes de encerrar o curto episódio diário exibido de Segunda a Sexta. A verdade é que 'Digimon' foi acusado por muitos de "uma cópia barata" do seu arqui rival 'Pokémon' e realmente existem duas coisas em comum: os monstros lutarem uns contra os outros e só, pois os dois animes possuem um conteúdo muito diferente, tanto na história tanto no conteúdo apresentado.
'Pokémon' você pode ter quantos quiser e eles te obedecem, alguns são selvagens (resumindo, são baseados em animais) e você os treina para eles evoluírem e permanecerem naquela forma (como uma criança para adulto, não tem como retornar para criança novamente). Já os 'Digimons' são monstrinhos virtuais que vivem e existem no 'Digimundo' e não tem relação a este planeta, só quando a 'coisa aperta' e a 'porca torce o rabo' (as duas coisas de uma vez) que eles conseguem passar daquele mundo para este e lutarem ou fazer o maior estrago. As crianças só podem ter um e quando eles evoluem eles podem retornar para a outra fase quando ficam muito cansados ou feridos, eles podem sofrer fusões e ainda mais: eles falam! Não acredito muito que todos fãs de um anime também honra o outro, pois acredito que 'Pokémon' está muito mais adiante que 'Digimon' no quesito aventuras, filmes, arrecadações e 'cultura pop', pois você diz 'Pokémon' e é muito difícil a pessoa não se recordar, agora quando você fala sobre 'Digimon' é complicado a pessoa lembrar na primeira. Outra coisa é que 'Pokémon' conseguiu ultrapassar as barreiras do tempo e estão presentes nessa geração, e com certeza, conseguirá passar para as outras, pois a marca é muito forte pela 'Nintendo' e no Japão ainda se fala muito e se "consome" muito a cultura 'Pokémon', diferente daqui e em outros países onde ela existe, mas de uma forma mais reservada.
'Digimon' ainda existe e são lançadas muitas temporadas, mas aqui no Brasil não chega e a marca não tem tanta força, lá no Japão deve ter algumas turmas que "consomem", mas um número muito pequeno em comparação com 'Pokémon'. Ao meu ver, a história de 'Digimon' é muito mais complexa e legal de assistir, pois nela existem mais problemas, existem mais batalhas e o perigo é real enquanto 'Pokémon' existem episódios onde o protagonista ajuda um Pokémon, no outro ele tenta fazer amizade com um, no outro ele descobre uma aldeia pegando fogo e reúne um pessoal com 'Pokémons' do tipo água para combaterem as chamas e de vez e nunca existe uma batalha e a mesma não tem tanta emoção como no 'Digimon' onde eles agem por conta própria e no 'Pokémon' eles esperam o dono ordenar o que deve fazer.
Aposto que vendo esses vídeos vocês como eu que viveram nessa época assistindo depois, ou antes da escola estão se divertindo muito. Mas não poderia deixar de citar as "promoções" que o anime deu origem. Tudo bem que não foram tantas como 'Pokémon', mas tivemos algumas que duraram um grande período. Além dos famosos 'cards' a 'Elma Chips' fez uma muito bacana com cards também onde cada um continha uma criatura (ou a evolução dela) ou seu dono junto com o respectivo nome e o brasão que a mesma pertencia. Existiam poucos de cenas do animes onde vinha uma de duas partes e você juntava para montar a cena inteira como a da imagem do topo da postagem, vinha metade dela em um e metade em um outro card. Abaixo também vinha uma espécie de 'linha do tempo' mostrando o estágio que ele havia passado para chegar no atual apresentado no card.
A marca 'Vigor Club' também lançou uma promoção de cards onde vinham três na própria embalagem do leite fermentado da marca, sim, eles faziam parte da embalagem do produto e você recortava para brincar, esses eram mais legais (porém o material muito inferior), pois eles vinham com pontuações para serem competidos com os amigos e o legal é que você poderia escolher quais não tinha, pois como eles ficavam do lado de fora da embalagem, a criança poderia comprar e ver qual embalagem pegar para não vir repetido.
Também foram lançados tazos pela essa própria marca, mas não me recordo que produto os continham, sem contar com os famosos álbuns de figurinhas e alguns vinham com um card e figurinhas para serem coladas no álbum.
Realmente foi um anime que deixou saudade, uma nostalgia muito grande que vai fazer parte da vida de muitos! Esse ano eles estão produzindo uma nova temporada de 'Digimon' e esperam que despertem o interesse da garotada dessa geração e por que não da antiga também, pois o objetivo real do anime 'Digimon' era para o mesmo ter uma classificação mais alta para agradar o público adolescente e na verdade ele possuí um conteúdo, como já dito, mais 'adulto' que 'Pokémon' com algumas referencias bíblicas em alguns episódios (sim, um que foi mencionado foi quando 'Myotismon' veio para o mundo real, o relógio marcava seis horas, seis minutos e seis segundos, não preciso dizer mais nada) e existem coisas que acontecem no anime 'Digimon' que realmente não daria para imaginar que acontecesse em 'Pokémon' nem em sonho!
Imagem oficial do anime 'Digimon Adventure' da Bandai de Akiyoshi Hongo.
E eu devo muito a 'Digimon' não só por ter feito (já ia soltar um 'fazido'?) parte da minha vida, mas por plantar a sementinha da criatividade em mim de desenhar criaturas inspiradas nos monstrinhos e a criatividade e vontade de criar histórias. Já falei numa postagem, mas falo aqui novamente, meu primeiro "livro" (existiu um antes, mas considero este como o 'primeiro' oficial) foi inspirado em 'Digimon', tanto que se chamava 'Montimon' (um nome bem diferente não é?), mas como eu tinha dificuldades em pensar em muitas situações e ter muitos personagens na história (eu tinha nove anos, me de um desconto) eu criei apenas dois (me lembro que o nome do protagonista era Marcos e da garota pequena era Karen que lembrava muito a Kari de 'Digimon'), mas eu misturava alguns elementos de 'Pokémon' na história e até de 'Dragon Ball Z' também (que viagem), pois eles viviam no planeta terra e tinham um monstro também, mas eles não falavam e evoluíam também e a partir de um ponto da história eles se fundiam também. A parte do 'Dragon Ball Z' foi que o 'Montimon' da Karen evoluia para uma espécie de lobo com cabelos loiros e a cada evolução os cabelos apenas cresciam chegando num ponto impressionante enquanto a criatura de Marcos mudava de forma.
Me lembro que existia um tipo de 'Myotismon' na história que era o 'Diabomon' (os meus também acabavam com "mon") que era um inimigo que retornava sempre. Eu escrevi num caderno escolar e a capa era do ursinho Pooh, me lembro estar na segunda série e ter começado e terminado em menos de um ano. Escrever era bom, pois eu não ficava tão ansioso esperando o outro episódio de 'Digimon', então de tarde eu escrevia minha história e entrava no mundo 'Montimon', mas não pensem que era uma cópia de 'Digimon', a essência era idêntica, mas o caminhar da história era diferente. Me lembro também que o 'chefão' que comandava todos 'Montimons' do mal era uma espécie de monstro touro com narinas enormes que tinha luvas de boxe, mas não lembro de sua transformação. Essa época era mágica, infelizmente hoje eu perdi o meu livro e não o tenho mais (acredito que meus pais jogaram fora, pois eu acumulava muitos papéis e eles tinham essa mania, então acabou indo junto, infelizmente mesmo).
Imagem oficial do anime 'Digimon Adventure' da Bandai de Akiyoshi Hongo.
Estava pensando em fazer essa postagem mais que especial e nostálgica ao extremo sobre 'Digimon' no final da semana passada, até que sentei hoje mais cedo na frente do computador para escrever e fazer algumas pesquisas, pois como dito, estou muito enferrujado no assunto por se passarem muitos anos, mas agora tenho uns 'flashes' do anime e infelizmente da minha história. Espero que tenha se divertido e conseguido viajar comigo e com a postagem para o início da década de 20 onde a extinta 'Tv Globinho' exibia esse incrível anime com uma história bacana pra caramba(fiz uma pesquisa sobre o anime no site 'legiaodosherois.uol' e nosso amigo 'Wikipedia').
Conte sua experiencia sobre o projeto 'Digimon', você tinha algo relacionado ao anime, algum produto promocional como estes citados? Assistia na 'TV fechada' ou na 'TV aberta' também? Compartilhe suas informações sobre 'Digimon' no campo de comentários abaixo e ajude a alimentar o banco de dados do 'Portal' (essa fala foi do 'Digimon'). Para aumentar ainda mais a nostalgia, confira abaixo sete vídeos sobre o anime e relembre ainda mais. Antes que eu me esqueça, existia o jogo de 'Playstation 1' que era um tipo de "RPG", você o jogou?
Como era em inglês e num estilo de jogo que não me agradou muito (se fosse como 'Pokémon Stadium' seria mais legal, mas também não teria como), e eu cheguei a ter anos depois da febre ter terminado e joguei poucas vezes e "jogava errado", pois só dava voltas e não sabia fazer nada no game, por isso não dei continuidade e por não ter internet na época eu não tinha como aprender a jogar e nem ao menos ter os comandos dos caminhos certos para ir. Agora fique com os sete vídeos prometidos abaixo e de continuidade com a nostalgia 'Digimon' no 'Portal do Ultra' (musiquinha do tema das 'digievoluções' já me deixa arrepiado, meu Deus!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário