sábado, 21 de fevereiro de 2015

O Famoso Horário de Verão.

Horário de Verão, muitos gostam e outros não muito. Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal.

 Hoje infelizmente termina o horário de verão e muitas pessoas acham isso o máximo, outras nem tanto e muitos canais da TV a cabo ficam confusos com suas programações ao atrasar o relógio em uma hora. 
 O 'horário de verão' foi adotado aqui em nosso país pela primeira vez no dia 1 de Outubro de 1931 atingindo todo território nacional, mas estranhamente existiram alguns anos que o mesmo não foi adotado (será que esqueceram?) e só a partir do ano de 1985 o famoso horário de verão passa a acontecer anualmente até hoje, mas você já se perguntou quem teve essa brilhante (ou não) ideia de inventar o tal 'horário de verão' adiantando o relógio em uma hora? Foi o político norte americano Benjamin Franklin que inventou isso para que as pessoas pudessem aproveitar mais os dias de verão e isso aconteceu no ano de 1784, mas ninguém deu a miníma e essa ideia não foi aceita.
 Aqui no Brasil a ideia principal (envolve dinheiro, alguém sabia disso ou tinha uma pulga atrás da orelha sobre?) é que se economize mais luz no verão e que as pessoas utilizem mais a luz solar para ligarem suas televisões, passarem roupas, mexerem no computador, não, falando sério, para que as pessoas aproveitassem mais a luz solar para economizar energia não ligando as luzes de casa para iluminar, já que a própria luz solar fazia sua parte (não me diga!)
 Atualmente só as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adota o horário de verão, curiosamente depois de oito anos sem adotar, a Bahia resolveu aderir ao horário em 2011 e em 2012 ela voltou atrás. Na Câmara dos Deputados existem três projetos de leis que tem em alvo acabar com o horário de verão no Brasil, eles dizem que os benefícios de economizar energia não tinge toda população como o esperado enquanto os prejuízos á saúde e a segurança pública, por exemplo, afetam principalmente as pessoas que precisam acordar cedo para trabalhar ou ir a escola, já que o céu ainda está escuro por causa do horário. Mas realmente se economiza energia no horário de verão? Bem, nas regiões Sul e Sudeste se destacam pelo consumo de energia e os estados que mais se destacam são: São Paulo por causa das empresas e da quantidade de pessoas que moram no estado, Minas Gerais e Rio Grande do Sul (por possuir mais latitude) e entre três, o estado do Rio Grande do Sul apresentou sucesso na economia de energia perante os outros dois estados devido as incidências maiores de raios solares.
 Sempre os horário de verão entra em vigor no Domingo e termina neste dia também, para que a pessoa já comece a ajustar seu relógio biológico também. Mas você já se perguntou se é só no Brasil que ocorre o horário de verão? A resposta é não.
 O primeiro país a adotar a ideia de Benjamin Franklin foi a Alemanha no ano de 1916 quando estavam na Primeira Guerra Mundial, o objetivo de adotar esse horário era para reduzir o consumo de carvão naquela época. Não é todos os países do mundo que o adota, apenas os países mais afastados da Linha do Equador, pois só eles fazem sentido porque os dias são mais curtos no inverno e mais longos no verão. Confira abaixo um mapa que pegue no site 'forteen.pop.com.br' que explica muito bem os países que adotam o horário de verão (os de coloração azul), os de coloração laranja já tentaram e por algum motivo largaram mão e os vermelhos nunca decidiram adota-lo, confira abaixo.

Mapa que mostra detalhadamente onde acontece, onde aconteceu e onde não acontece o horário de verão. Fonte: forteen.pop.com.br/

 E você, o que acha do horário de verão? Eu principalmente conheço pessoas que quando ele está pra chegar reclama muito por não gostar e tem que se acostumar a ele (que se você parar pra pensar, é só uma hora, tem uma diferença, mas não tão brusca ao ponto de reclamar tanto) e quando ele está indo embora essa mesma pessoa reclama que ele está indo, pois já havia se acostumado.
 Curiosamente, nos Estados Unidos o horário de verão ocorre desde o segundo Domingo de Março até o primeiro de Novembro (quanto tempo, não?) e na Europa acontece em menos tempo, mas se comparado com o daqui é bem maior. Eu principalmente não gosto do frio, vejo muitas pessoas nas redes sociais reclamando do verão e do horário parecendo que o calor também se estende (eu não entendo, só pelo motivo de ter a companhia do sol mais uma hora?) e acho legal só começar a anoitecer ás oito horas da noite, no momento são exatamente 18:42 e está bem claro por aqui, sem o horário já fica aquele meio termo e no frio já parece ser noite (realmente não gosto do frio).
 O horário de verão é bom para quem gosta de 'curtir' um pouco mais o sol, é legal você ficar na varanda com a luz do sol presente sem muita intensidade, muitas pessoas que gostam de sair de casa gostam do horário, pois elas aproveitam essa hora a mais. A única coisa ruim é para as pessoas que acordam cedo (me lembro da época do ensino médio e faculdade), pois quando você acorda as seis horas, por exemplo, realmente está um breu. 
 Então é isso pessoal, vocês que não gostam batam palmas, pois hoje termina o horário de verão e daqui a pouco vai ter gente atrasando seu relógio em uma hora como é o que se deve fazer e você que gosta, no final do ano tem mais, então não precisa ficar tão triste sobre isso (só quando o inverno chegar). Agora é começar a se acostumar novamente com o horário normal, aliás, existem muitas pessoas que não se importam com a vinda ou a ida do horário de verão. Espero que tenha gostado dessa postagem agradável e muito educativa e interessante sobre o horário de verão, eu não sou tão inteligente assim para saber de tantas coisas sobre tudo ou sobre o horário de verão especificamente (não querendo me 'gambar'), mas precisei de ajuda da internet e fiz uma pesquisa em dois sites que me ajudaram muito no assunto: primeiramente o grande 'Wikipédia' e segundo o 'forteen.pop.com.br' (isso que é respeito, se você precisou de alguma ajuda, cite o lugar que você buscou informação, não tenha vergonha disso). Agora é acostumar o relógio biológico para o novo horário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário