Poster do Senac sobre o Dia Mundial da Água.
Você sabia que existe um dia sobre a água? E este dia é amanhã, dia 22 de Março, e ele se encaixa em todos países (por isso, mundial). A data foi inventada para todas as pessoas se conscientizarem de sua importância na vida dos seres vivos, pois ela mantém o corpo hidratado, funciona como solvente, participa de reações químicas, regula a temperatura do nosso corpo, entre muitas outras importâncias, pois realmente se não existisse água não existiria vida no planeta e isso é um fato.
Espantosamente, apenas 0,77% da água existente em nosso planeta é para o consumo humano, tudo bem que existe muita água nos rios e oceanos, mas realmente 0,77% é bem pouco e por isso temos que ter consciência em usa-la não desperdiçando, é claro. O dia foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 21 de Fevereiro de 1993 e a partir daquele ano todo 22 de Março é indicado para a água e sua consciência. Além da ONU escolher o dia, ela divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água contendo dez artigos. Nele está presente informações como 'a água faz parte do patrimônio do nosso planeta', 'o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos', 'a água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada', entre outros.
O foco é que sem água não vivemos e precisamos preserva-la e muito, pois a cada década que se passa o problema da água vai aumentando e muito (disse década, pois da pra perceber e realizar testes comparativos) e isso acontece pela falta de consciência humana que joga lixo em rios onde a água poderia ser reaproveitada, desperdício, grandes empresas que se desfaz de materiais químicos e contaminam lagos e rios, entre muitas outras que infelizmente acontece.
Agora vamos centrar na crise de água que aconteceu em São Paulo, mais precisamente na represa da Cantareira (onde eu e milhões de outros cidadães fazem uso). Não choveu como esperado nos meses da estação do Verão e graças a Deus que começou em Fevereiro (no meio dele) a ocorrer as chuvas, primeiramente chovia e muito, mas não na represa que não fica na capital de São Paulo, pois muitos pensam que chovendo em São Paulo já resolve o problema, mas muito pelo contrário. Este reservatório é um dos maiores do mundo e sofreu esse susto neste ano, e dizem que é a pior crise registrada em 80 anos (será mesmo que existiu uma crise dessas?). No começo quando chovia lá, pelo solo bem seco a água apenas o molhava e como a quantidade era pouca, não fazia diferença no nível, mas como já dito, no meio de Fevereiro e agora que está chovendo e hoje o sistema atua com 16,3 %, mas infelizmente o estado é critico, pois apenas o segundo volume morto foi recuperado e essa água que ela vai ganhando vai abastecendo o primeiro volume pra depois o volume útil surgir e pra isso acontecer a represa deve chegar aos 29,2%.
A água é vida, mas também é uma grande inimiga, estou a classificando assim quando ocorre grandes alagamentos na cidade de São Paulo e nessas últimas semanas com as chuvas que estão acontecendo os telejornais só falam sobre isso. Pessoas perdem carros, casas são arrastadas e mortes acontecem, e o pior é que isso acontece desde Dezembro a Março, este ano como choveu menos que o esperado, começou em Fevereiro e a cidade de São Paulo fica debaixo d´água resultando em grandes problemas. O engraçado é que desde quando eu era criança (não faz tanto tempo assim, mas que eu me lembre e ouso dizerem) que sempre foi assim e o governo, a prefeitura nunca fez nada para essas tragédias não ocorressem, todo ano no Verão é a mesma coisa e isso é uma das maiores vergonhas presentes no nosso país (Portal do Ultra é entretenimento, mas quando se deve pisar no calo, a gente pisa). Existem muitas 'cabeças pensantes' lá dentro, essa crise começou e eles já sabiam que ocorreriam chuvas e alagamentos em São Paulo, então por que não inventam algo para canalizar esta água na represa da Cantareira? Se não fosse realmente possível, por que não criaram um local onde a água poderia ficar armazenada e depois transportada por canos até alguma represa, até mesmo a Cantareira? Tudo bem que exige tempo, muito, mas muito dinheiro, mas devem fazer isso o mais rápido possível, pois a água é desperdiçada e acredito que se ocorresse por duas semanas seguidas toda chuva concentrada no centro de São Paulo na Cantareira, toda água recuperaria uma boa parte do volume dela e passaríamos o Outono e o Inverno muito, mas muito tranquilos, pois são estações que não tendem a chover e tenho muito medo que venha outra crise de água (já estamos em crise, mas uma ainda maior nessas estações quando a chuva sessar).
A postagem vai se encerrando por aqui, não sei se me atrapalhei um pouco no meio da postagem, mas deu pra passar a ideia e não só no dia mundial da água, mas em todos os dias se conscientizar na importância que ela tem não só pra gente, mas para todos seres vivos. O jeito é economizar pra não faltar e não enfrentarmos uma crise ainda mais grave que essa que enfrentamos e mesmo se um dia a represa da Cantareira chegar a 80%, continue economizando para não acontecer novamente, e claro, não só estou falando para os que fazem parte dos consumidores de água da Cantareira, mas sim de todas as outras, pois a água é um bem universal e precisamos usa-la com consciência. Confira abaixo um vídeo muito interessante da 'TV Progressão' sobre o Dia Mundial da Água de 2014 e não esqueça de fazer sua parte ok?
Nenhum comentário:
Postar um comentário