Internet móvel '5G' promete ser uma revolução em 2020, nas próximas Olimpíadas. Fonte da Imagem: tecnologiainterativa.com.br
E complicado imaginar e você vai começar a sonhar com isso pensando ser algo de outro mundo, mas eu só estou pegando a informação e repassando e também achei extraordinário demais, mas a tecnologia avança e veremos se ela será tudo isso que imaginamos do que foi falado e discutido. Primeiramente: você é uma pessoa viciada em smartphone? Essas que mexem sem parar no ônibus principalmente? Eu não ando muito de ônibus atualmente desde quando fizeram a proeza de levarem meu smartphone e o aparelho estava no bolso e eu só estava ouvindo música, mas ok. Naquela época ele era um 3G comum como a maioria ainda tem (acredito eu) e de vez e nunca mesmo eu conectava ele no ônibus para tweetar alguma coisa ou conversar com alguém, pois quem usa 3G sabe que é pedir para sofrer além de ter franquia (naquela época não tinha essas promoções de estender a franquia pagando a mais pela conexão diária), mas era muito embaraçoso usar e sempre dava erro e hoje eu não uso, pois não saio de casa com o smartphone e quando uso aqui dentro eu conecto com o 'Wi-Fi' que não tem comparação (obviamente).
Esse smartphone que tenho hoje é com a tecnologia 3G, quando comprei tinha um da tecnologia 4G, mas o hardware dele era baixo comparado a este e só era mais caro (na verdade 'empatava' com este que tenho) por ser '4G', mas como eu usaria o 'Wi-Fi' e os que ofereciam '4G' e tinham um hardware melhor estavam mais caros eu resolvi ficar com este intermediário com o 3G que da pra contar nos dedos as vezes que conectei (acredito que só foi nos dias que acabou a energia). A tecnologia 4G é novidade, pelo menos aqui no Brasil, claro, já existem muitos aparelhos que oferecem a quarta geração de conexão móvel, mas o país não oferece uma cobertura grande para os usuários conseguirem sentir a velocidade real de uma internet 4G de verdade. Então encontramos um problema.
Quando surgiu o '3G' o Brasil estava muito atrás dos outros países no quesito cobertura e qualidade, mas uma notícia boa (sim, não se espante, é boa) é que quando lançou a quarta geração, o país não demorou tanto para aprimorar a nova tecnologia se for comparar o temo que ele demorou com a terceira geração. Ainda é complicado, não são em todos lugares que existe a cobertura, mas existem pessoas que conseguem se conectar e usar uma internet melhor que a terceira geração poderia oferecer, isso é, se você tem um aparelho mais moderno.
Uma coisa que talvez você não sabia, mas a internet 4G ainda é a operante no momento (obviamente) e a 5G é uma evolução dela (claro!) que ainda é algo que está sendo planejado, pensado e estudado, na verdade será discutido oficialmente no dia 15 de Setembro de 2016 que acontecerá uma reunião onde estudaram como essa tecnologia irá chegar e quais os procedimentos adequados (e quanto $$ será gasto) para essa 'perfeição' se tornar realidade. A quarta geração ainda está sofrendo 'variações', isso é, ainda estão trabalhando para melhorar o serviço da mesma com planos da 4G atingir a velocidade de 450 MB por segundo e irão tentar chegar a 1 GB por segundo, isso na transferência de dados e para pensar é muita coisa para algo móvel, mas disseram que estão 'bolando' alguns planos para isso se tornar realidade então vamos esperar, pois o 5G anunciaram, mas é algo distante, então espere.
Ainda estão trabalhando na 4G, mas vamos falar agora da tão esperada e aguardada 5G. Se você achou os dados impressionantes de onde eles querem chegar com a velocidade da quarta geração você não sabe de nada em relação a 5G.
O plano mestre da 5G é conectar todos dispositivos possíveis até ela se tornar uma realidade para todos, isso é, estão estudando como aplicar a nova tecnologia da quinta geração de internet móvel nos veículos que não precisam de motoristas, por exemplo, e ela deve ter uma velocidade muito grande e uma estabilidade de qualidade para as coisas não desencaminharem. Eles querem que seja mais fácil o jeito de se conectar e que a internet móvel seja algo comum e de qualidade e que qualquer um possa ter acesso e não seja algo do outro mundo para os menos favorecidos e quem ganha mais e pode pagar um plano com a nova tecnologia que só possa usufruir dela (veremos como será por aqui).
Está previsto para a Europa, Estados Unidos e alguns países da Asia (não, América Central e do Sul vão esperar algum tempo, como sempre) para que esse serviço se torne realidade em 2020 e que ela seja uma realidade dentro das próximas Olimpíadas que acontecerá em Tóquio. A quinta geração promete trazer uma velocidade de 20 GB por segundo nas transferências de dados (isso é inimaginável, para fazer uma chamada em vídeo será muito simples, mesmo depois que adaptarem para as novas tecnologias como Full HD, Ultra HD, 4K e quem sabe vídeo chamada em 3D, agora estou sonhando um pouco, mas se vier á existir o 5G com toda essa velocidade prometida irá cumprir tais tarefas com muita eficácia).
Até 2020 os primeiros países envolvidos irão investir nada mais nada menos que 4 trilhões de dólares para que a tecnologia entre em vigor e os outros países que quiserem adotar (ou comprar) a quinta geração terá que abrir a carteira e realmente começar a se preparar bem antes (bem antes do tipo iniciar este ano), pois é um processo demorado que não é da noite pro dia e muito menos de um ano para o outro. O 5G será revolucionário e isso ninguém pode discordar, será o sonho de qualquer 'navegador ambulante' para conversar com os amigos e até mesmo assistir filmes em uma definição impecável em qualquer lugar que esteja com muita facilidade, mas esperamos que até lá o país esteja numa outra realidade e que também contribua para investir nessa nova tecnologia, já que o Brasil está dentro dos cinco países que existem mais pessoas conectadas e tendo uma das piores qualidades de internet seja banda larga ou móvel de todo mundo e isso é uma vergonha.
Para falar a verdade, tenho poucas esperanças (não sendo pessimista, mas realista) que não teremos em 2020 essa realidade em mãos, talvez depois de uns quatro anos, no minimo, que os outros países já tiverem e serem comuns. Ainda tem a parte do valor a ser cobrado pelo serviço, disseram que visão ser uma tecnologia que todos tenham acesso, mas acredito que as operadoras vão gastar e investir tanto que infelizmente irão 'enfiar a faca' no preço e nos planos para quem realmente quiser ou necessitar da nova tecnologia, é uma realidade e acredito que estamos próximos dela.
As coisas evoluem, estamos falando da internet 5G para 2020 e agora já sei quando irei trocar de aparelho celular. Eu acredito em tudo que prometeram, mas não sei se realmente a qualidade irá ser a mesma por aqui se comparada aos outros países como na Europa ou não falando de muito longe: os Estados Unidos. E você? O que acha da nova tecnologia que ainda vai pegar um táxi para chegar e bater na porta? 2020 não está tão distante assim, mas até lá temos muito chão pela frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário