quarta-feira, 20 de abril de 2016

Spotlight - Segredos Revelados.

Poster oficial americano do longa 'Spotlight - Segredos Revelados' da Sony Pictures.

 Para quem não sabe, 'Spotlight - Segredos Revelados' foi o vencedor do óscar deste ano como melhor filme (já falei aqui no 'Portal' sobre o óscar, depois dê uma pesquisada na barra de pesquisa do blog) e sempre o longa que ganha (na grande maioria das vezes são filmes muito inteligentes, baseados em histórias reais e que contenha um grande conteúdo lógico (nada de tiroteio, perseguição de carros ou efeitos especiais) e 'Spotlight - Segredos Revelados' é isso, uma história muito centrada baseada em acontecimentos reais, mas antes de dar meu ponto de vista sobre o 'melhor filme do ano' como todos estão alegando, vamos para sua ficha técnica.
 'Spotlight - Segredos Revelados' (ou apenas 'Spotlight') estreou no dia 7 de Janeiro de 2016 sendo dirigido por Tom McCarthy e o roteiro ficou por conta de Josh Singer e Tom McCarthy. No longa temos Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Liev Schreiber, John Slattery, Stanley Tucci, entre outros. 
 O longa é baseado numa investigação jornalistica sobre casos de pedofilia que aconteciam na igreja realizada pela Spotlight que realmente aconteceu no ano 2000 que levou os envolvidos do 'Boston Globe' a vencer o prêmio Pulitzer. Durante muitos anos os padres católicos abusavam (ainda acontece muito atualmente) de crianças dentro ou fora da igreja e em vez de puni-los a igreja apenas transferiam o homem para uma nova unidade e adivinha, ele cometia os abusos novamente. Um grupo de jornalistas começam a investigar os padres que faziam isso com muita frequência e coletavam testemunhos de pessoas que foram abusadas quando crianças onde suas vidas foram marcadas para sempre. O foco deles é coletar o máximo de informação sobre o assunto para revelar um grade segredo que a igreja mantém em segredo por muitos anos e esse será o trabalho da 'Spotlight'.

 Cena do filme 'Spotlight - Segredos Revelados' da Sony Pictures de 2016.

 Muitos vão dizer 'mas como esse filme é o melhor, existem tantos outros', ou 'o filme é muito parado, não tem como ser o melhor' e outras pessoas que sabem reconhecer o conteúdo empregado no longa não entende a 'mentalidade' dessas pessoas. Existem muitos tipos de filmes e muitas pessoas gostam de ver uma aventura, algo mais fantasioso e que tenha mais adrenalina se contentando com isso, 'Spotlight' é um filme que não segue essa ordem sendo um filme de drama.
 O longa é bem 'na dele' não fugindo do rumo de 'buscar mais e mais evidências de padres que abusam de crianças', então o longa inteiro mostra a equipe indo e vindo de locais informados entrevistando as crianças (que agora são adultos) de como foi, onde acontecia, enfim, coletando o maior número de informações possíveis para elaborar uma matéria para realmente chocar as pessoas quando for impressa (e no final das contas foi, isso não é 'spoiler', todos já sabem).
 Mas o filme é bacana pelo ato de mostrar as linhas de raciocínio e até mesmo se indignar sobre as coisas que ocorriam, pois o longa é baseado em fatos reais, tão real que o 'set' foi montado identicamente como era naquela época e os repórteres reais foram chamados para ver como o mesmo estava e curiosamente cada um ficou rodeando sua mesa e mexendo nos itens que nela se encontrava os deixando do jeito que eram (s posições, onde estava cada uma das coisas) a mais de quinze anos atrás.
 No filme tem acontecimentos? Existem, mas segue a linha de raciocínio, não que seja um filme parada ou monótono, mas um longa inteligente que centra mostrar como eles sentiam e como eram feitas as pesquisas, eles corriam atrás de documentos, tentava falar com advogados e muitas outras coisas para coletar as informações. Por isso que muitos podem 'torcer o nariz' (eu falo muito isso aqui) para o filme por empregar esse conteúdo e não mostrar nada além disso, além do 'mesmo', mas que na verdade não existe coisas para serem mostradas a mais que isso, apenas a história deve ser seguida como foi fielmente e que conseguiram retratar com muita dignidade o que ocorreu com direito a uma extensa lista de locais de padres que abusam de crianças que foi colocada antes dos créditos do mesmo.
 'Spotlight - Segredos Revelados' foi considerado pelos veículos de imprensa como um longa 'ótimo/excelente', mas eu o considero como um 'ótimo' filme, eu não estou muito acostumado a assistir filmes assim, mas reconheci sua genialidade e trabalho de 'refazer' tudo o que ocorreu há tempos atrás, além de vir abordando um tema muito escandaloso e segundo o ator Mark Ruffalo a maioria dos reais repórteres do 'Boston Globe' que descobriram o escândalo eram católicos romanos. Está aqui uma dica de um filme inteligente com um conteúdo muito aproveitável, se você gosta de filmes baseados em histórias reais e que sejam 'crânios' assista 'Spotlight - Segredos Revelados' que não irá se arrepender e irá reconhecer o verdadeiro motivo do qual o mesmo foi considerado o melhor filme do ano e por que venceu o óscar por isso. Abaixo, fique com dezesseis vídeos sobre o longa.

     















Nenhum comentário:

Postar um comentário