sábado, 31 de outubro de 2015

A Possessão de Deborah Logan.

 Poster oficial americano do filme 'A Possessão de Deborah Logan' (The Taking of Deborah Logan).

 Não foram todos que 'se arriscaram' como eu ontem de madrugada assistindo um filme de terror uma hora da manhã (comecei e terminou perto das três). 'A Possessão de Deborah Logan' (título original: The Taking of Deborah Logan) é um filme de terror e mistério (estilo found footage) que estreou no dia 21 de Outubro de 2014 e acredito que por aqui o longa foi lançado diretamente para mídias e compras digitais. 
 Dirigido por Adam Robitel e escrito por ele também com a ajuda de Gavin Heffernan, no elenco contamos com atores e atrizes pouco conhecidos: Jill Larson, Anne Ramsay, Michelle Ang, Brett Gentile, Anne Bedian, Ryan Cutrona, entre muitos outros.
 O filme conta a história de um grupo de universitários que tem um trabalho em vídeo para fazer sobre a triste doença de Alzheimer. Com isso, este grupo liderado por Mia Medina encontra uma filha e uma mãe que moram juntas numa casa na floresta onde Deborah, a mãe, sofre deste mal. Como eles precisavam de dinheiro (a família), o grupo decidiu ajudar financeiramente em troca dela servir como material para aquele trabalho acadêmico. Com isso eles colocaram câmeras pela casa com o propósito de mostrar a evolução da doença registrando tudo, sua vida, seu cotidiano e até mesmo seus esquecimentos e como Deborah agia de formas estranhas as vezes. 
 Não demora muito para a doença 'evoluir' de uma forma estranha e a senhora começar a agir de uma forma muito sinistra e estranha falando até mesmo outra língua e fugindo de sua casa indo para a floresta nas madrugadas. Logo eles começam a pensar que Deborah, além da doença, está possuída por algo antigo que ela já teve contato há alguns anos e deve terminar um ritual macabro envolvendo crianças. 

 Cena do filme 'A Possessão de Deborah Logan' (The Taking of Deborah Logan) de 2014.

 Temos mais um filme no estilo 'found footage' que realmente vai render inúmeros, mas vamos centrar neste. 'A Possessão de Deborah Logan' me chamou atenção pelo fato da classe indicativa ser a mais alta, logo pensei que o filme seria muito 'tenebroso' e me arrisquei a vê-lo hoje de madrugada (ou na madrugada de ontem, foi ás uma hora da manhã). O longa começa como todo filme que segue o mesmo estilo, as pessoas achando as câmeras estranhas e tudo mais e a negação de gravar no princípio, mas por motivos financeiros a família topa. 
 Primeiramente é dito que o caso e as filmagens são reais para assustar mais o telespectador e por isso que ele segue essa linha. O filme não é surreal e nem 'viaja' nas teorias de possessão onde as pessoas começam a falar com vozes estranhas, cuspir pregos e ter uma força sobre humana ou até mesmo ter o dom de levitar. O filme mostra algo muito perto do real (segundo os relatos registrados) e achei muito bacana o 'found footage' nesse tipo de filme, pois se fosse como uma gravação comum não surtiria o mesmo efeito e dinamismo. 
 O bacana é que o longa mostra a graduação da doença e depois a possessão que ocorre quando a senhora está mais desabilitada. O filme diferente de muitos 'found footage' por ai (não preciso nem dizer qual estou me referindo, tão "dimensional") foi bem roteirizado, trabalharam muito bem no seu desenrolar, pois adicionaram uma história muito sinistra do meio para o final do longa explicando todos os fatos e deixando todos muito assustados (foi pensado de última hora? Parece que sim, mas acredito que não), pois seria muito desprezível ver uma idosa possuída (mesmo sem as cenas fortes) e depois contratarem um exorcista e pronto, ele vai muito mais além disso.
 Ele não é um 'terror pesado', mas acredito que foi baseado em muitos fatos relatados de possessão e ainda mais, agravando com o Alzheimer. O filme tem um enredo bacana, a atriz Jill Larson que interpreta Deborah estava ótima, Anne Ramsay também (mas em especial a Jill) e os outros estavam bons, mas na média. Gostei da história, os elementos dentro dela não são assustadores transformando o filme numa obra do terror, mas a própria história se torna sinistra com os acontecimentos e tudo mais que acontece ao decorrer do filme.
 Não tenho as notas da imprensa em mãos, mas eu classifico o filme 'A Possessão de Deborah Logan' um bom filme de terror, valeu a pena eu passar a madrugada do Dia das Bruxas, do Halloween, assistindo este longa que se não me engano é independente. Confira abaixo três vídeos referentes ao filme e se prepare para algo muito macabro. 




3 comentários:

  1. Eu assisti(sozinha) ontem o filme e achei o máximo!!

    ResponderExcluir
  2. Amo filmes de terror ! Este filme me causou arrepios ... Fiquei vidrada nas cenas, no início pensei que seria como um filme qualquer, mas fiquei curiosa para ver o final, e não me lembro de ter visto nada parecido, muito interessante esse filme... Me causou arrepios kk , adorei

    ResponderExcluir
  3. Acabei de assistir e vim conferir se é baseado em algum caso já ocorrido. Muitoo boom!!

    ResponderExcluir