segunda-feira, 11 de maio de 2015

Exorcismo no Vaticano.

Poster do filme 'Exorcismo no Vaticano' de 2015.

 Realmente muito estranho e foi culpa dos tradutores brasileiros que quando vem uma obra de fora, ao invés de traduzirem da maneira correta, eles inventam um nome que "tem haver" com o nome original, e criam outro, e foi o que aconteceu com este filme que acabei de assistir e não tenho informação alguma sobre ele. Primeiramente que 'Exorcismo no Vaticano" é um filme sobre uma garota que cortou o dedo e depois disso muitas coisas começaram a acontecer com ela (coisas sobrenaturais) e padres foram chamados para exorciza-la e despertou um grande mal que nem eles, os mais experientes, tinham consciência daquilo. Este é a sinopse do filme que eu esperava assistir, até comentei sobre ele que era um dos filmes de terror mais aguardados de 2015 e que tinha haver com uma fita perdida que caiu em mãos erradas e tal, mas este que acabei de assistir e tem o mesmo nome que este que eu esperava assistir tem uma história diferente. 
 Pesquisando mais sobre descobri a ficha técnica deste longa do ano de 2012 que foi lançado para locação e compra digital neste ano (então o longa é de 2012 ou de 2015?), mas agora entendi que o longa que eu estava querendo ver era 'Exorcismos no Vaticano' e acabei vendo 'Exorcismo no Vaticano' e muitos sites relacionados a filmes estão dando a sinopse de 'Exorcismos' para este também, agora que entendi, vamos falar sobre o filme 'Exorcismo no Vaticano'.
 Ele foi rodado em 2012, fazendo parte da 'Focus Filmes' e tem na direção Joe Marino, o roteiro ficou por conta de Mauro Paolucci e no elenco temos Joe Marino, Piero Maggiò, entre outros. O longa se passa com um documentário (sim, o filme é do tipo 'found footage') onde Joe quer ver o diabo e provar sua existência e com isso, ele e sua equipe de filmagem viajam até o Sul da Itália e conhece o Padre Luigi que diz lutar contra essas forças malignas todos os dias.
 Ele então pede permissão ao padre para gravar algumas cenas, mas Joe as revendo diz não achar aquilo real, mas a cada ritual que ele assiste ele vai se sentindo estranho, e seus amigos de trabalho percebem pelas suas atitudes que ele não é mais o Joe de antigamente.

Cena do filme 'Exorcismo no Vaticano' de 2015. 

 Ok, irei tratá-lo como um filme de 2015, pois ele só chegou ao telespectador em 2015 e foi rodado há 3 anos atrás. Bom, eu gosto de filmes de terror e do estilo 'found footage', mas esses filmes parecem lançar para realmente destruir este estilo 'Bruxa de Blair' e ser, cada vez mais, odiado pelos telespectadores, até mesmo os fãs do estilo. Primeiramente o filme começou bem, pois ele fala muito sobre o Vaticano tentando mostrar um 'lado podre' dele, ele e sua equipe observam um tipo de ritual estranho num cemitério antigo onde membros do Vaticano estavam presentes, mas logo a história muda de rumo quando ele conhece o padre Luigi e esse acontecimento do filme ficou de lado, parecendo que outro longa tinha começado e ele nem se quer mais mencionou sobre o que viu de tão importante e registrou em suas câmeras, o fato passou batido.
 Quando viaja para o Sul da Itália deixando o Vaticano pra lá e só centrado em exorcismos, ele começa a participar junto com sua equipe de gravação e ao longo do filme ele começa a ouvir vozes, manhas estranhas no corpo (não era Dengue). e ele começa a agir estranho, não tendo calma pra nada.  A história, o rumo que o longa tomou depois foi realmente triste, pois as cenas de exorcismos não eram nada demais, algumas se passavam horas e mostrava a equipe de filmagem cansada a espera de algo e este algo, quando acontecia, não era nada demais. Existiram alguns 'closes' próximo dos rostos das pessoas possuídas, realmente dava um frio na barriga, mas fora isso o filme teve um desenrolar triste (meio que 'Atividade Paranormal' no final), pois a cada exorcismo assistido, Joe ficava estranho e depois que algo acontece o filme encerra, sem mais nem menos (espere, você já contou o longa), não, dei uma trilhada, mas existem muitos furos e peças que devem ser encaixadas pra você realmente conferir a obra e ver se irá gostar ou não.
 Realmente o filme parece como uma história real (foi baseado em fatos reais), o instrumental presente aumenta um clima obscuro, mas existem alguns que realmente dão dor de cabeça não ajudando em nada, muito pelo contrário, atrapalhando muito. Ao meu ver, mais um filme que prometeu, mas não acabou cumprindo, pois no climax ele chegou ao fim. Não tenho dados da imprensa sobre este longa, mas eu classifico o filme 'Exorcismo no Vaticano' um filme ruim, não péssimo, mas ruim e longe de ser regular. As atuações foram legais, mas o roteiro ficou muito, mas muito pobre (imagino o roteiro com quinze páginas impressas em folhas de sulfite, se não for menos), mas não basta as atuações serem boas e o roteiro ser pobre, o longa não foi aproveitável e mais uma vez, começou dando uma boa impressão, mas não souberam caminhar com a história. Confira abaixo o único trailer que encontrei do longa. Antes de terminar, não sei se vocês sabem, mas o real Vaticano não gosta nem um pouco (não sei se tentam barrar) filmes que falam sobre papas, tentam (mesmo que ficcional) encontrar algo de errado dentro do Vaticano (pois neste, o próprio poster diz que o mal mora lá), além de falar que uma garota sumiu lá dentro dizendo que ela realizava orgias sexuais com pessoas lá de dentro. Filmes assim tendem a conquistar o público pela polêmica que o mesmo traz sendo uma verdadeira pedra no sapato para o Vaticano, que no fundo está pouco se importando pela obra cinematográfica (isso daria uma postagem), mas confiram o trailer e talvez falarei sobre isso futuramente e vocês podem participar no campo de comentários deixando sua opinião e pontos de vista sobre minha ideia. Confira alguns minutos de 'Exorcismo no Vaticano' no trailer abaixo.


17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Mas afinal o que é real nesse filme e o que não é?
    Como será que conseguiram permissão para filmar e falar do vaticano tantas coisas ruins
    achei bem estranho e duvidoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM CLARAMENTE NÃO FOI AUTORIZADO PELO VATICANO MAS AS PESSOAS QYE DERAM ENTREVISTAS NÃO ESTÃO MAIS LIGADAS AO VATICANO. E AS NOTICIAS SOBRE O VATICANO DADAS NO DOCUMENTARIO JA SAO CONHECIDAS EE TODO O MUNDO.

      Excluir
    2. Não é real... uma prova disso? Para quem assiste a série Supernatual, provavelmente encontrou neste "Exorcismo no Vaticano" o rei dos demônios Crownley, (Padre Luigi no filme). Com certeza o ator Mark Sheppard não é um padre exorcista do Vaticano. kkkkkk

      Excluir
    3. Não é real... uma prova disso? Para quem assiste a série Supernatual, provavelmente encontrou neste "Exorcismo no Vaticano" o rei dos demônios Crownley, (Padre Luigi no filme). Com certeza o ator Mark Sheppard não é um padre exorcista do Vaticano. kkkkkk

      Excluir
    4. Não é real... uma prova disso? Para quem assiste a série Supernatual, provavelmente encontrou neste "Exorcismo no Vaticano" o rei dos demônios Crownley, (Padre Luigi no filme). Com certeza o ator Mark Sheppard não é um padre exorcista do Vaticano. kkkkkk

      Excluir
    5. Não é real... uma prova disso? Para quem assiste a série Supernatual, provavelmente encontrou neste "Exorcismo no Vaticano" o rei dos demônios Crownley, (Padre Luigi no filme). Com certeza o ator Mark Sheppard não é um padre exorcista do Vaticano. kkkkkk

      Excluir
  3. Mas afinal o que é real nesse filme e o que não é?
    Como será que conseguiram permissão para filmar e falar do vaticano tantas coisas ruins
    achei bem estranho e duvidoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://culturalmentepop.blogspot.com.br/2012/02/voce-sabe-o-que-e-um-mockumentary.html?m=1

      Excluir
    2. http://culturalmentepop.blogspot.com.br/2012/02/voce-sabe-o-que-e-um-mockumentary.html?m=1

      Excluir
  4. Mas afinal o que é real nesse filme e o que não é?
    Como será que conseguiram permissão para filmar e falar do vaticano tantas coisas ruins
    achei bem estranho e duvidoso.

    ResponderExcluir
  5. O filme de 2015 chama se exorcistas do Vaticano e não exorcismos no Vaticano.

    ResponderExcluir
  6. O filme de 2015 chama se exorcistas do Vaticano e não exorcismos no Vaticano.

    ResponderExcluir
  7. Detestei o filme! Horrível! Não convenceu em nada! Se soubesse que era nessa versão de documentário não teria perdido meu tempo!

    ResponderExcluir
  8. Como tudo tem pontos bons e ruins. Estou muito medo e me assustou-me que sim. Geralmente eu achar que Exorcistas No Vaticano, é um filme que é lançado em uma queda livre de bater a cada clichês imagináveis em uma história de horror. De tudo isso, o mais interessante é uma cena em que ela cospe três ovos que representam a Santíssima Trindade. Poderíamos dizer que há material para contar uma história interessante, mas certamente com intenções não é suficiente. "As Fitas do Vaticano" poderia ter tido melhor destino se o tom geral do filme era crua e cheia de deboche.

    ResponderExcluir
  9. Por favor quem souber me responda afinal Joe marino sumiu na vida real ou só no filme?eu pesquisei mais so achei relatos em inglês.

    ResponderExcluir
  10. Ridículo esse filme! Nada é vardade.

    ResponderExcluir