quinta-feira, 16 de abril de 2015

Maioridade Penal de Dezoito para Dezesseis Anos, Contra ou a Favor?

Charge humorada sobre o assunto criada por Déo Correia.

 É o assunto do momento e ninguém pode dizer o contrário sobre isso e me senti obrigado a dar minha opinião e abrir o assunto por aqui pra quem quiser dizer algo sobre, se é a favor ou contra sobre a maioridade penal mudar ou até mesmo se é contra ou a favor o que tenho a dizer e sobre minhas explicações, sempre prezei por opiniões, cada um tem a sua sobre determinado assunto e ela deve ser respeitada.
 Na verdade uma Comissão Especial da Câmara está discutindo a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) sobre a mudança da maioridade penal em nosso país mudando de dezoito anos para dezesseis e ainda tem três meses para analisarem as propostas e caso seja aprovada ela irá para o Congresso. 
 O que mais tem em nosso país é violência e falta de segurança (não é uma maravilha?) e você está careca de saber disso, 87% da população está á favor da mudança da maioridade penal e eu estou dentro dessa grande massa concordando. Um dos motivos óbvios é que bandidos, assassinos, ladrões e até estupradores estão começando mais cedo a infligir as leis do país, todo dia assistindo o jornal você se depara com a notícia de um 'menor de idade' que cometeu algum crime e ele ainda tem o privilégio de não aparecer na mídia, pois seu rosto é 'censurado' como um tipo de borrão (isso se chama 'efeito de blur'), pois está dentro da lei que é proibido mostrar o rosto do 'de menor' na mídia, além de falar que muitos caçoam da polícia e até se divertem quando são pegos sabendo que uma punição mais branda não será aplicada.
 Outro ponto é que muitos traficantes usam os 'de menor' os colocando como linha de frente para fazerem o trabalho sujo, pois já sabe que se forem pegos não irá acontecer quase nada, pois não possuem dezoito anos. Na verdade esta última situação citada não se encaixa se a lei será empregada ou não num futuro breve, pois tais traficantes usam muitas vezes pré adolescentes de onze a treze anos para fazerem isso. 
 Eu concordo porque esses jovens infratores devem entrar na linha logo cedo quando começarem a infligir as leis, pois muitos roubam, assassinam e fazem outras mais coisas que um 'marmanjo' faz facilmente, além de muitos de dezesseis anos são maiores e tem mais corpo que um jovem de vinte, mas isso não entra ao caso, pois eles usam armas, então você pode ser assaltado até mesmo por um anão armado que ele pode atirar e tirar sua vida como um homem comum. 
 Um dos pontos negativos se isso realmente acontecer é que essas leis mais brandas não existem em nosso país, até mesmo quando um 'maior de idade' é preso ele não se importa, pois na cadeia (se ele for pra cadeia) ele até reencontra velhos amigos, tira umas férias e tem comida e tudo mais, tudo bem que o lugar é um inferno e tem um odor horrível, pois conheço um advogado que já me disse isso. Então, se essa maioridade penal realmente entrar em vigor, outras coisas devem ser mudadas também, pois ele pode ir pra cadeia na primeira vez e sentir medo, mas depois quando é solto não vai procurar um trabalho e voltará ao crime novamente e na segunda vez que ele for capturado, isso é, depois dele escapar 'x' vezes e matar 'x' pessoas em latrocínios cometidos (roubo seguido de morte) ele voltará se sentindo em casa, imagino que, obviamente, ir preso é uma droga, mas não é 'nada demais' se você encontra pessoas de sua laia dentro da cela. Então se maioridade penal diminuir de dezoito para dezesseis anos vai acontecer isso que citei, e para eles não se acostumarem como os adultos, as leis também devem ser mexidas se tornando mais brandas, caso contrário, não verei muita diferença.
 Outro ponto muito importante é: vão prender, mas onde? (na cadeia!) ok, mas não existem tantas e as poucas que existem estão lotadas até o pescoço. Mudar a maioridade penal não fará diferença se o 'de menor' que se tornou 'de maior', segundo a lei, na violência e em seus índices em nosso país. O que quero dizer é que, um sujeito de dezesseis anos que já é acostumado a roubar desde os catorze vai ver que agora ele é 'de maior' (se for aplicado) e ele mudará de vida: 'Agora já sou de maior, vou procurar um emprego e deixar a vida do crime, pois agora posso responder sobre meus atos e ir parar na cadeia'. Isso nunca! O sujeito continuará roubando, matando e fazendo o 'diabo a quatro' até ser capturado, se for.
 Resumidamente é isso que acho, pois não mudará muito as coisas, mas acredito (pouco, mas acredito) que as mudanças devem começar e se pelo menos essa começar, outras virão como penas maiores e mais rígidas, isso não acontecerá da noite pro dia, mas pensamos que daqui a uns quinze anos se eles começarem 'a mexer os pauzinhos' agora, pensarem sobre o assunto e realizarem as modificações no Código Penal Brasileiro, acredito que viveremos futuramente num país melhor.  
 E você, a mudança da maioridade penal de dezoito para dezesseis anos, você está a favor ou é contra essa mudança? Concorda ou discorda de algo dito nesta postagem por mim? Use o campo de comentários para expor sua opinião, sendo contra ou não, pois ela é muito importante e agregará ainda mais a postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário