terça-feira, 17 de março de 2015

Virou Moda Beijo Gay em Novelas de Horário Nobre na Rede Globo.

Beijo entre garotas. Fonte da Imagem: (tmblr) my-otherside-lovegirlsorry.tumblr.com

 Como eu venho dizendo, o 'Portal do Ultra' tem como foco o entretenimento nos assuntos que ele aborda, mas também me sinto livre e acredito que os visitantes e até mesmo as pessoas que estão navegando na web em busca de uma boa leitura, um bom texto com opiniões possa se interessar e vir com mais frequência neste espaço (por isso que existe este marcador apropriado para ninguém confundir nada). Então vamos ao ponto: 'virou moda beijo gay em novelas de horário nobre na Rede Globo'. Isso não foi uma pergunta, pois é um fato e todos que acompanham as novelas, ou como eu, sites de notícias vê na parte de entretenimento esse acontecimento. 
 Então vamos começar, pois só estou aquecendo (mas acho que a postagem não vai ser tão longa, veremos até onde ela vai), antes de começar quero deixar claro que não sou contra, pois cada um tem sua livre escolha e liberdade sexual, eu mesmo tenho algumas amigas e colegas lésbicas em redes sociais que falam comigo, eu me interesso em assuntos que não tenho conhecimento e na semana passada ou retrasada até conversei com uma maior de idade perguntando sobre algumas curiosidades que elas possuem, ela foi aberta comigo e me explicou e tivemos uma conversa agradável. Já tive alguns colegas gays na escola, mas nunca perguntei ou me interessei em saber o por quê da escolha e tal (eu, entrometido?). 
 Na sociedade que vivemos essas pessoas infelizmente sofrem muito preconceito, na área profissional e em outras, não querendo direcionar o assunto ou apontar (já que não sou homofóbico e como já disse, sou a favor e tudo mais) acredito que os homens homossexuais sofrem mais preconceito diante da sociedade do que as mulheres homossexuais (lésbicas), mesmo aqueles homens que não parecem, mas tem um certo jeito se ele é seu vizinho ou você o vê com uma certa frequência, as lésbicas também sofrem, mas acredito que seja menos (se eu estiver errado o campo abaixo de comentários está á sua disposição). O certo é: em todos lugares que você vá você vê essas pessoas, algumas acompanhadas e outras sozinhas que as vezes não se percebe, mas existem com mais frequência do que antigamente e isso é um fato, parece que com essa 'onda', as pessoas que gostam de se relacionar com pessoas do mesmo sexo ganha coragem e se expõe para familiares e amigos sobre a opção, até parece mais fácil que antigamente, mas mesmo assim é muito complicado mais pela parte familiar onde existem pais que procuram um médico para o filho ou filha (médico? Por acaso isso é uma doença?) ou pior, ameaçam expulsar de casa.
 Esta é a realidade, e como a Rede Globo, uma emissora mundialmente conhecida por suas grandes novelas que são exibidas em diversos países e é traduzida para diversos idiomas, decidiu de uns quatro anos (um pouco mais, ou um pouco menos) trazer essa realidade para a dramaturgia e isso ocasionou um verdadeiro reboliço (reboliço? Mas que palavra). Primeiramente foi exibido (se não me engano, pois não sou noveleiro e tudo o que sei veio através de informações na internet) o beijo gay entre dois atores homens, o primeiro dentro das novelas da globo onde os atores da novela 'Amor a Vida' Mateus Solano e Tiago Fragoso se envolveram e a novela terminou com este beijo 'tão esperado'. Pois como dito, na novela inteira eles ficavam se acariciando e tudo mais, mas só no capítulo final pra fechar com chave de ouro e ter repercussão eles tiveram que se beijar e o assunto tomou conta das redes sociais e da imprensa, muitas pessoas acharam um absurdo e outras gostaram (mas muitas pessoas não gostaram), lembra da cena?

Cena do último capítulo da novela 'Amor a Vida', novela de horário nobre da Rede Globo.

 Houve a maior repercussão e vocês devem se lembrar. Não demorou muito (não sei sobre a cronologia das novelas, já disse que não acompanho) que acontecesse um beijo gay entre mulheres na emissora no horário nobre e foi das personagens Clara e Marina da novela 'Em Família' interpretadas por Giovanna Antonelli e Taina Muller. Me lembro que elas deram um selinho (ou dois) e sempre que acontecia era assunto na internet e emissoras de rádio, se não me falha a memória, no último capítulo também, pra fechar com chave de ouro, as atrizes deram um beijo de verdade e no outro dia adivinha? Mais repercussão sobre aquele beijo, lembre na imagem abaixo.

Cena da novela 'Em Família' de horário nobre da Rede Globo.

 Ainda tem gente que faz as contas e comemora nas redes sociais os anos que isso aconteceu. Agora parando um pouco vamos ao que interessa, a pergunta que não quer calar: Por quê virou moda beijo gay em novelas de horário nobre? Tudo bem que isso acontece com bastante frequência atualmente, mas nem tudo que acontece na vida real pode ser retratado numa novela. Eu não sou contra a exibição de beijos gays e nem de relações sexuais de pessoas do mesmo sexo nas novelas, por mim poderia só focar em casais assim que por mim não faria diferença alguma. Mas eu, o que acho é que as novelas estão procurando um meio de serem reconhecidas diante das demais mesmo ao passar dos anos. É difícil uma pessoa que assiste novelas lembrar do nome da novela que foi exibida há três anos atrás comparando a que ela está assistindo, pois a pessoa fica tão focada na história dos personagens que acaba esquecendo a que terminou, mesmo se gostou muito. 
 Acredito que virou moda o beijo gay (virou, isso é um fato) nas novelas de horário nobre pela repercussão que a cena traz para os telespectadores, não importa se as pessoas irão gostar ou não, o que importa é o impacto que a cena, o beijo entre as duas pessoas do mesmo sexo em cena traz para a família que está assistindo no sofá. Eles não queriam só surpreender com vilão que tem uma filha que é mocinha e se apaixona por um garoto vilão que trai a mocinha com sua própria mãe vilã (inventei aqui, eu daria um bom roteirista de novelas), mas pelo menos na minha época, quando eu era criança e não tinha TV a cabo pelo serviço ser muito caro e mesmo se tivéssemos só existia uma televisão em casa e nove horas da noite era a hora da novela e tinha que assistir e se adaptar ou ir dormir mais cedo, eu assistia e até gostava, mas era isso que eu mencionei que acontecia e nada mais além disso. Sou da época da novela 'O Clone', 'Laços de Família', entre outras onde existiam situações que causavam e chocavam quando se descobria que o marido pegou sua mulher te traindo, aquela garota não é filha daquele sujeito, ou o mocinho levou um tiro do vilão, essas situações causavam e chocavam o telespectador, mas atualmente eles estão chocando de uma maneira diferente.
 Acontecia isso e no outro dia no trabalho as pessoas falavam do acontecido: 'Será que fulano vai morrer com o tiro?', 'Aquele homem descobriu a mulher saindo do Motel com o outro, ele não merecia ser corno' entre outras conversas e acontecimentos, mas parece que os escritores não estavam satisfeitos com essa conversinha de corredor de empresa ou entre empregadas domésticas e decidiram evoluir o acontecimento para um ponto alto. Sempre que ocorre um beijo gay é noticiado nas redes sociais na hora e na imprensa no outro dia, e claro, entre conversas com amigos e amigas e isso acontece por que a novela quer ser reconhecida com algo e como isso é a moda do momento, por que não aderir? 
 Eu ontem fui um exemplo vivo, não acompanho novelas e estava na internet, eu sabia que tinha acabado uma novela na Sexta passada (Império) e sabia que ia começar a outra ontem, mas esse pensamento estava 'escondido' no cérebro, por exemplo, eu estava sabendo, mas como não assisto eu não estava me lembrando na hora e nem se quer me importando por não assistir. De repente muitas mensagens nas redes sociais começaram a 'pipocar' no meu monitor com esta cena abaixo:

Cena do primeiro capítulo da novela de horário nobre da Rede Globo 'Babilônia' mostrando um beijo gay entre as atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg.

 Pessoas fazendo piadas, outras achando bacana, outras falando que estava acontecendo novamente e que já era hora de parar com beijos gays e algumas achando um absurdo. Ontem, a novela 'Babilônia' começou com o pé direito, não no quesito que ocorrerá fortes emoções ou que a trama será boa, mas pela imprensa que hoje o assunto foi este, o beijo entre essas duas grandes atrizes. Também disseram que aconteceu algumas cenas pesadas de sexo e outras coisas mais (isso procede?) e quando eu estava desenhando ouvi numa rádio onde as pessoas estavam ligando e falando sobre o assunto, muitas até já se conformaram, mas existe uma certa massa que não, eu vou até contar que tentei entrar no ar algumas vezes, mas o telefone só chamava e não consegui se não daria minha opinião. 
 Esse é o ponto: virou moda por que causa impacto. Não tem mais o que explicar. Causa impacto também nas pessoas que estão acostumados a assistir aquele tipo de programa (novela), pois pessoas que assistem filmes como eu que acontece beijo lésbico em muitos não causa impacto nenhum, eu um dia poderia me sentar com meus avós e ver essa cena acima e até me chocar um pouco e pensar: 'Tudo bem, acontece muito em filmes de maneira explicita, mas em novela, mesmo um beijo 'meia boca' não é comum.' E o impacto seria menor, com certeza, mas para meus avós que estão acostumados com o básico já tiveram outro ponto de vista sobre a cena (dei um exemplo). 
 Existe uma parte engraçada que quando se pergunta a uma pessoa que é contra ou até homofóbica (não estou generalizando, mas isso acontece com muita frequência e acredito que a maioria percebeu) seja cara a cara ou num programa de rádio ela tende a responder: 'Eu não tenho nada contra, mas o que vou explicar para o meu filho de oito anos que viu a cena, ele é muito novinho.' Bem, primeiramente a mãe ou o pai da criança está errado de colocar o filho na frente da TV para assistir novela para adultos, novela onde mostra traição, violência e acidentes (isso meu filho pode ver, duas pessoas do mesmo sexo se beijando, isso não) e funciona neste sistema. Na minha época existia 'classificação indicativa', mas não era tão 'posta' como hoje e tão 'respeitada' (apenas nos cinemas), mas hoje, antes de começar qualquer programa, seja na TV aberta ou TV paga, aparece por uns cinco segundos em tela cheia a faixa etária para as pessoas e o que ele apresenta, até mesmo em canais de desenhos animados onde muitos são livres, mas existem alguns que são indicados para maiores de dez anos (classificação azul, a primeira), por conter violência, e algumas séries adolescentes também por conter cenas onde existem relacionamentos entre jovens e outras situações que não é adequado para uma criança. Também existem aquelas senhoras que quando vê um beijo gay acha aquilo o cumulo, xinga para as vizinhas (pois não sabe mexer na internet e xingar via Facebook ou Twitter) e tem umas que diz trocar de canal na cena (o beijo dura uns sete a oito segundos) quando elas apertam para ir em outro canal a cena já terminou de tão rápido e já ouvi que tem algumas que tapam os olhos pra não ver, soa até engraçado.
 Então é isso, pessoas são diferentes e possuem reações adversas sobre uma determinada cena ou situação e consegui, acredito que sim, passar o que vi e ouvi e vivenciei por aqui. Como todos sabem, moda um dia passa, não irá mais existir quando a imprensa não 'cair tanto em cima' como está acontecendo hoje e quando este dia acontecer não irá existir mais nenhum casal gay em novelas e eles partiram para uma nova tendência que gerará repercussão, que tendência é essa? Eu ainda não sei. 

 Duas garotas se beijando. Fonte da Imagem: kencurte.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário