quarta-feira, 1 de abril de 2015

1 de Abril o Dia da Mentira, mas por quê?

Primeiro de Abril é o Dia da Mentira, mas você sabe sua origem? Fonte da Imagem: unodc.org

 Já passamos do primeiro trimestre de 2015 (e como voou e isso não é uma mentira) e hoje é primeiro de Abril, o dia da mentira ou pra muitos, o dia das pegadinhas para fazer com amigos ou familiares (na verdade isso virou tão comum que é mais fácil acontecer em qualquer outro dia, menos hoje), mas hoje é o dia oficial da mentira (para os mais religiosos o dia do Diabo, o rei da mentira, sinistro não), mas antes de você pregar aquela brincadeira marota contra seu amigo você já pensou sobre a origem desse dia tão divertido e sem vergonha? (e não é?).
 Existe algumas explicações, mas a mais encontrada (e que parece se encaixar) é sobre Carlos IX, o Rei da França nos anos de 1560 a 1574 de seu reinado, pois desde o começo do século o ano novo era comemorado no dia 25 de Março com a chegada da Primavera e acontecia uma grande festa com direito a troca de presentes e bailes animados e ela durava exatamente uma semana terminando no dia 1 de Abril. No ano de 1562 o papa Gregório XIII instituiu o calendário cristão, também conhecido como calendário gregoriano que é o que temos hoje onde o ano começa no dia 01 de Janeiro. Mas o rei da França decidiu tornar isso oficial em seu país dois anos depois resistindo ao novo calendário. Depois que ocorreu essa mudança extrema (claro, mudar um calendário!) algumas pessoas começaram a enviar convites para bailes e festas inexistentes para as pessoas que foram contra o novo calendário, mas como eu disse, as festas eram inexistentes e quando o fulano aparecia no local marcado para comemorar o ano novo, nada encontrava (há, primeiro de Abril!). Essa 'brincadeira' chegou na Inglaterra 200 anos depois e logo em seguida para todo o mundo.
 Quem diria que os franceses começaram com isso não é mesmo? Não me lembro de 'pegar' ninguém numa brincadeira de primeiro de Abril e nem em cair em nenhuma, ultimamente o dia já é um alerta contra uma informação bombástica ou algum pedido suspeito de um amigo, pois já é primeiro de Abril e você deve estar alerta. A informação da França colhetei no site 'Mundo Estranho', muito obrigado por ajudar o 'Portal do Ultra' com essa curiosidade.
 Agora a pergunta que não quer calar: Quem mente mais? Estudos apontam que os homens mentem mais, até mesmo através da internet para parecerem superiores com o homem ou a mulher que está do outro lado do monitor. Mas não é só pela internet, estudos dizem que nós homens mentimos para se sentir superior a algo ou ganhar alguma vantagem e isso tem haver com um certo extremo machismo.  Estudos dizem também que mentir faz mal a saúde mental e física, pois quando a pessoa está contando uma mentira seu corpo começa a agir de forma descontrolada, anormal causando dores de cabeça e até mesmo de garganta. A pessoa que está mentindo, 'sem querer querendo' faz alguns sinais com o corpo que podem ser não perspectiveis para a pessoa que está ouvindo a mentira (ou para as mais atenciosas não), como, por exemplo, a pessoa tem de a desviar o olhar quando está falando para não ser percebido, ou até mesmo fixar até demais nos olhos da outra pessoa quando está contando uma mentira.
 Pessoas que mentem dão piscadas mais longas que o normal quando estão executando uma, a voz da mesma fica trêmula e a mesma fica nervosa ao ponto de suas mãos suarem (as minhas soam por natureza, isso é serio), até o tom da pele do indivíduo pode mudar de cor ficando mais 'corado' ou até mesmo mais pálido. A pessoa começa a falar com certas pausas e o cérebro recusa a história falada provocando estímulos onde o mentiroso pode levar as mãos nos bolsos ou sentir coceiras na hora da mentira. Isso tudo provocado pela ansiedade e nervosismo que a mentira faz, e por isso, que ela faz um certo mau a saúde, essas informações foram coletadas no site 'mulher.terra'. Mas não tem como uma pessoa nunca ter mentido, ela pode até mentir poucas vezes, mas estudos apontam que a partir de três meses de vida o bebê pode mentir pelos seus ator vendo como melhor se lhe conforta (incrível não?) Claro que, não é toda vez que quando o indivíduo mente que tudo isso acima citado acontece, se for uma mentira boba como 'daqui a cinco minutos eu apareço' e chega depois de meia hora, não acontece nenhuma gravidade em seu corpo, esses estudos e observações devem ter sido por acontecimentos que a mentira era a única solução para você conseguir continuar seu rumo de vida ou mudá-la para melhor, a pessoa mente para o seu próprio prazer.
 E finalizando, as mulheres mentem mais e melhor, pois estudos apontam que elas não são como os homens que 'olham para o próprio umbigo' e mentem de um jeito para não deixar a vítima mau. Ao meu ponto de vista depende da pessoa, acredito nos sintomas (algumas notas baixas na escola e a mãe pedindo pra ver o boletim e eu falei que ele não foi entregue) e até mesmo na maioria das mulheres, pois são mais delicadas e tendem a não fazer mau para o próximo com a mentira, assim elas a moldam para parecer uma verdade ou chegar muito próximo a isso. Aposto que você odiou a postagem não é leitor (me diga que é mentira) e abaixo postarei algumas imagens cômicas e suas fontes sobre esse dia tão especial para uns e normal para outros, além de 'O Dia da Mentira' ele também é chamado de 'O Dia dos Tolos'. Confiram três imagens abaixo e procure não mentir demais daqui por diante, ok?

Tira sobre Primeiro de Abril. Fonte da Imagem: humorpolitico.com.br

Tira sobre Primeiro de Abril. Fonte da Imagem: humorbabaca.com

Tira sobre Primeiro de Abril. Fonte da Imagem: humorpolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário