segunda-feira, 18 de julho de 2016

Super Mario Bros.

Imagem oficial da Nintendo divulgando seu personagem 'Mario Bros' em muitas versões diferentes de seus jogos já lançados.

 E vamos falar de Mario! Existiram duas versões de crianças desde a década de oitenta pegando as de noventa também (não fiquei maluco, sim, duas versões de crianças) e elas são: as que cresceram jogando Sonic e as que cresceram jogando Mario! Pois na década de vinte as crianças já tinham acesso a outros games, algumas até tinham acesso a um desses dois ou os dois, mas nessas duas décadas citadas ou era Mario ou Sonic e eu fui de Mario com meu 'Nintendinho' que veio com dois cartuchos de brinde (se não me engano) um deles foi 'Superstar Soccer' e o outro foi 'Super Mario All Star' com quatro (se não me engano) games do 'bigodudo'. 


 Eu cresci jogando Mario e hoje decidi fazer essa postagem referente ao personagem e sua turma! Hoje estou por fora do mundo dos games, como muitas vezes já falei e que decido voltar, como muitas vezes já falei também, e os games referentes ao Mario Bros crescem e muito, falando da dinâmica e jogabilidade, gráficos lindos e muito mais! Lembro-me que joguei a versão mais antiga do Mario em um console que era do meu tio e depois outro com a versão de 16Bits se não me engano que fazia parte dos games do cartucho 'Super Mario All Stars' e infelizmente eu nunca (nunca fale nunca) mas eu nunca joguei o game com o Yoshi e era meu sonho quando criança jogar e ter o bendito cartucho, mas ele sempre era mais caro que os outros ou eu via algum outro e falava 'Eu já tenho o Mario, vou escolher outro', pois eles eram caros e por esse motivo que eu comprava um e olhe lá (quem é da época sabe).



 O nosso 'bigodudo' não estreou em seu game de fato, mas sim num game lançado no ano de 1981 (quatro anos antes de seu lançamento de fato) num game chamado 'Shigeru Miyamoto: Donkey Kong' que segundo o desenvolver era uma mistura de 'Kink Kong' e 'Popeye'. Simples (e o jogo também era simples), pois era um macaco gigante que ficava no topo da tela do game e abaixo existiam espécies de rampas onde o 'suposto Mario' tinha que subir as rampas e chegar até as escadas para ter acesso a outra que cada uma se encontrava numa extremidade e ainda pular de alguns barris que eram jogados pelo macaco gigante que tinha sequestrado a princesa (sempre teve uma princesa no meio). O herói não era batizado na época e era chamado de 'Jumpman' (traduzido livremente: o homem que pula) e só foi realmente batizado de Mario (ganhado este nome) quando chegou em terra americana onde ganhou uma homenagem ao dono do depósito que a empresa responsável, a Nintendo, alugava em Redmond, o homem se chamava Mario Segale.

Imagem oficial de divulgação de um dos games pertencentes ao Mario Bros mostrando sua turma.

 Falando em "turma", Mario tem inúmeros inimigos e um deles se chama 'Chain Chomp' que aparece no terceiro game do personagem que é uma bola com boca e olhos acorrentada que da um puxão na direção que o personagem está. Esse personagem foi baseado num trauma de infância onde o criador de Mario, Shigeru Miyamoto, que tinha muito medo de um cachorro de seu vizinho que mesmo preso lhe dava muito medo. Outro personagem "baseado" em uma pessoa que é interessante em citar aqui é o fantasma Boo onde Takashi Tezuka que é um dos melhores amigos do criador do game, disse se basear em sua esposa por criar o personagem Boo! Calma que irei explicar, a esposa dele sempre foi muito tranquila, mas um dia a mulher simplesmente estourou, pois o marido estava trabalhando demais! 
 O primeiro game de Mario lançado em 1985 tinha o espaço de 256 kilobits, cerca de 32 kilobytes o jogo inteiro do começo ao fim! Se você entende de tamanhos de arquivos até se abismou nessa hora (acredito que não tanto por causa da simplicidade do jogo e tudo mais), mas se você ficou perdido nessa de tamanho (e por um minuto pensou que a duração do jogo fosse pouca, durasse pouco tempo para a pessoa chegar ao final, não é bem desse tempo que estou falando), calma, o game é um arquivo como uma música em seu computador, uma foto, um arquivo no Word ou no bloco de notas, tudo isso é arquivo e o game do Mario também, cada arquivo tem seu tamanho (músicas em MB, documentos do Word em KB, um game muito 'pesado' em GB) e o game do Mario tinha apenas 32 kylobites, seu tamanho em arquivo era muito, mas muito menor que o de uma imagem para você ter uma ideia. 
 Com toda essa 'limitação gráfica' o criador do mesmo queria um personagem caracteristico, algo que não pudesse ser imitado ou algo muito simples que até mesmo poderia ser confundido com outros personagens na época ou outro que pudera vir a existir. Com isso ele fez questão de dar ao personagem uma boina vermelha e um bigode. O game é esse abaixo:


 No Japão, o segundo 'Super Mario Bros' é uma versão mais difícil do primeiro game, já no ocidente pegaram um game chamado 'Doki Doki Panic' e apenas trocaram os personagens pelos do Mario Bros para atuarem no jogo. Dizem que o terceiro game do 'bigodudo' sobre a versão americana ser mais fácil que a japonesa, por exemplo: quando ele está transformado (soltando bolas de fogo, por exemplo) e se um inimigo encostar nele ele volta para a versão 'grande' de Super Mario, já ni Japão ele volta ao estágio inicial, o pequeno Mario. 
 Outra coisa interessante e que eu juro ter notado é que ele bate com o punho nos tijolos e 'caixas surpresas' onde ganha moedas ou poderes especiais, muito diferente do que muitos pensam que ele bate com a cabeça (mas eu sempre vi sua mão para cima). Outra história (já que falei sobre os tijolos) a história do 'bigodudo' (chamo ele assim, pois ao longo de sua carreira ele foi encanador, carpinteiro, dentre outras ocupações) é que ele decide salvar aquela terra controlado pelo terrível Bowser (o dragão) que transformou todos moradores felizes em pedras, arbustos e tijolos! Isso mesmo, então numa teoria absurda, meio que quando o personagem estando 'adulto' ou 'grande' (seja lá como vocês o chamam) ele está quebrando os tijolos 'ocos' e assim matando os moradores de vez os deixando em pedaços (que trágico)!




 Você também percebeu que o personagem "come" aquele cogumelo vermelho que aparece quando ele quebra uma das 'caixas surpresas' (aquelas com o ponto de interrogação), tal cogumelo foi inspirado no cogumelo 'Amanita Muscaria' que possuí um efeito alucinógeno para quem o consome trazendo a sensação que as coisas ao seu redor estão diminuindo de tamanho e automaticamente você se sente maior, essa foi a ideia. 
 O segundo game do herói na versão ocidental acontece tudo em um sonho do personagem e isso é revelado nos créditos, o terceiro game já é um tipo de peça teatral onde temos cortinas e coisas presentes no cenário com parafusos para fixarem no local. 

  Imagem oficial de divulgação do game 'Super Mario Galaxy' para Nintendo Wii.

 Acima eu postei algumas versões da música mais conhecida entre os 'gamers' que é do próprio Mario, sem sombra de dúvida, e o tema conquistou até mesmo um dos maiores músicos de todos os tempos e estou falando de Sr. Paul McCartney que a elogiou muito e foi visitar o compositor que se chama Koji Kondo. 
 Outra curiosidade é que o primeiro jogo do Mario de 1985, em sua capa aparece o personagem se dando muito mal, quem prestar atenção irá perceber que ele está numa 'fase' no castelo de Bowser caindo dando de cara com uma parede de tijolos e um mar de lava abaixo. Isso realmente foi pouco percebido, mas se prestar atenção e já ter jogado essa simples versão você perceberá com muita clareza, confira:

  Capa oficial e original do primeiro game do Super Mario lançado no ano de 1985. Se perceber na arte, ele está caindo no mar de lava vermelho que aparece abaixo dele.

 Quem faz a voz do Super Mario é um homem chamado Charles Martinet que dubla até hoje outros personagens como um personagem do game 'Skyrim'. No primeiro game existem duas coisas que talvez alguns jogadores não saibam (acredito que saiba, mas talvez os bem novos ainda não se nenhum mais habilidoso o mostrou) é que no final de cada 'fase' existe um linha (me desculpem, eu ia falar cordão, mas também não é) para hastear a bandeira e se você consegue tomar impulso e alcançar o mais próximo do topo sua pontuação é maior, mas existe a possibilidade do impulso ser tão grande que ele consegue pular tão alto que consegue pular sobre a bandeira e chegar até o castelo. Mas não se anime, pois para entrar no castelo precisa hastear e sem aquele tipo de colina alta pra ele tomar impulso e conseguir uma boa pontuação ele terá que dar um pulo comum e ganhar poucos pontos do lado oposto mesmo. Outro ponto é pular algumas fases na 'tela secreta' que se encontra na "1-2" que é um lugar escuro. Se o personagem quebrar os tijolos que contornam a tela parecendo um teto de tijolo e andar lá por cima e prosseguir sem entrar no tubo ele vai parar num lugar sem saída com três tubos onde você pode escolher pular para a fase de número dois (na verdade mundo 2), número três ou número quatro que é conhecidíssima, a que tem aquele monstro voador que joga aqueles animais espinhosos vermelhos em cima de você (no meu tempo eu chamava aquilo de 'cárie' pois quem jogava parecia estar dentro de um dente). Existe uma outra fase similar mais pra frente que da pra fazer 'o mesmo esquema' só que é mais complicado e já pode te levar para as fases finais do game, na versão ocidental existe agora não sei se prossegue para a oriental também. 






 Mario Bros foi incrível e continua sendo. Com certeza quero recomeçar a conhecer esse mundo dele, agora o 'Galaxy' se não me engano, mas é incrível. Era um dos games que eu sempre jogava, pois é simples e não enjoava tão facilmente. Uma última curiosidade que poucos sabiam e que vão saber agora: Koopa, aqueles bichinhos que parecem uns cogumelos marrons que ficam andando e é o primeiro adversário que você da de cara no jogo? Ele foi o último adversário criado na época do primeiro game do Mario, pois a intenção era criar um 'personagem' que atrapalhasse o Mario e que fosse simples de derrotar por estar na primeira fase para depois dar origem aos outros (as tartarugas, os que voam, as tartarugas que voam) e como sobrou muito pouco espaço para criar algo 'mais sofisticado' na época, foi criado aquilo que é semelhante a um cogumelo mesmo. 
 Essa eu lembrei agora sobre as tartarugas: existem as tartarugas 'tolas' e as 'inteligentes', você sabe diferencia-las? E simples, as 'tolas' tem o casco verde e não conseguem ver um precipício como os 'koopas' e simplesmente caem quando chegam ao fim. Diferente das tartarugas de cascos vermelhos que chegam na beirada e retornam (já perceberam isso?).
 Agradecer muito aos sites 'jogos.uol.com.br' e 'tecmundo.com.br' que tinham muitas curiosidades sobre o 'bigodudo' que até a pouco tempo atrás foi lançado no Japão um mangá finalizando uma de suas histórias mais recentes e sim, existe uma série de mangás sobre o personagem e sua turma no Japão e não sei se ainda está em produção. 
 Espero muito que tenha vivido essa nostalgia, se você jogou Sonic é outra história, mas em breve eu falo sobre o 'ouriço azul' que na realidade joguei muito pouco, pois eu não tive um Sega. E Super Mario Bros é tão forte na cultura pop que existem muitos, mas muitos cosplays referente a sua turma e vou finalizar a postagem com alguns deles (cosplays do Mario? Só tem homem!) ai que você se engana, pois muitas garotas souberam diferenciar e trazer um cosplay bacana do Mario para elas (e alguns até um pouco ousados), mas todos são incríveis, um mais que o outro, mas nesse quesito é questão de gosto. Espero que tenha conseguido realizado essa viagem nostálgica no tempo com os games e as informações do Mario, fique com os cosplays e comente se tiver algo para alimentar a postagem sobre o 'bigodudo' ou até mesmo como ele fez parte de sua vida, se você jogava ou algo referente ao game ou a cultura Mario! 

   Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: selectgame.gamehall.uol.com.br

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: flickriver.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: pinterest.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: i.ntere.st

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: geekxgirls.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: mishiromirage.deviantart.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: monalisadepijamas.com.br

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: nerdgasmo.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: sleepanddreeaming.blogspot.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: relatably.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: igotsuperpowers.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: mydisguises.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: aliexpress.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: dailycosplay.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem:  igotsuperpowers.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: pinterest.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: geekxgirls.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: dorkly.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: dtjaaaaam.com

Cosplay do Mario / Turma do Mario Bros, personagem da Nintendo. Fonte da Imagem: pinterest.com

Um comentário:

  1. Quem nunca jogou Mario Bros, um dos melhores jogos se não for o melhor. O que mais gosto dos personagens de Video Game são os Cosplay, pois as pessoas conseguem capitar todos os detalhes dos mais simples aos ousados.

    ResponderExcluir