segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Somos tão Jovens.

Poster oficial do filme 'Somos Tão Jovens' da FOX FILMES de 2013.

 Já fazia um tempo que eu estava com esse filme e empurrava para assistir até que decidi ver há alguns finais de semana e hoje venho falar dele aqui no 'Portal do Ultra'. Lançado no dia 3 de Maio de 2013 (mas produzido no ano de 2011), o filme 'Somos tão Jovens', trecho de uma música da própria Legião Urbana chamada 'Tempo Perdido' do álbum 'Dois' onde a banda se encontrava no seu pico, foi dirigido por Antonio Carlos da Fontoura e roteirizado por Marcos Bernstein. No elenco temos Thiago Mendonça, Laila Zaid, Bruno Torres, Bianca Comparato, Nathália Limaverde, Conrado Godoy, Marcos Breda, dentre outros.
 O longa conta a história e a origem de Renato Russo que se mudou para Brasília e teve um acidente caindo de bicicleta onde descobriu que ele tinha uma doença rara chamada epifisiólise o qual resultou dele ficar de cama por algum tempo até se recuperar. Com isso ele passou mais tempo ouvindo músicas e surgiu a vontade de compor também. Não demora muito para ele começar a se envolver com o cenário musical de Brasília. O filme conta a origem do 'Aborto Elétrico' no qual ele participou que foi uma banda muito mais punk, o período que ele era o 'Trovador Solitário' onde tocava solo e depois o início da Legião Urbana sem contar com o surgimento da Capital Inicial, banda que surgiu naquele meio também. 

Cena do filme 'Somos tão Jovens' da FOX FILMES de 2013.

 Primeiramente, a ideia original era lançar um filme sobre a biografia de Renato e o nome seria 'Religião Urbana' no qual foi logo mudado, pois depois de entrevistar a mãe do cantor, ela disse que ele odiaria o nome, pois não gostava de nenhuma 'veneração religiosa' e com isso pensaram em fazer de um modo fictício a origem do Renato Russo trazendo á tona desde a época que ele era bem novo, que veio para Brasília e ficava no seu quarto ouvindo músicas gringas sonhando acordado. Com isso veio o nome de 'Somos tão Jovens' contando tal história que preferiram focar e criar tal projeto.
 O filme é muito bom, Thiago Mendonça conseguiu viver um pouco de Renato e todo aquele jeito dele que eu adorei! Com sua vida meio poética, depressiva e por que não, criativa, Thiago Mendonça, ao meu ver, foi muito feliz em interpretar um dos músicos mais adorados de nossa nação e um dos mais importantes, se não for o mais. 
 Eu sabia um pouco da história dele antes da Legião Urbana, mas o filme mostra com detalhes como foi, como ele iria se sentindo e todas suas emoções com os amigos e até mesmo com o que ocorria no país, ele não queria ficar calado e queria abrir os olhos das pessoas com suas composições, isso também contando com o que ele queria dizer subliminarmente nas músicas para alguém. Gostei muito do filme, é um longa metragem que consegue te pegar e te trazer para viver aquela época e sentir como era e eu consegui sentir e viver aquilo por uma hora e quarenta e cinco minutos, foi muito bacana e eu ainda espero um filme meio biográfico sobre sua vida dentro da Legião Urbana, mas seguindo com esse estilo, veremos, pois parece que um filme referente a musica 'Eduardo e Monica' está no papel ou prestes a ser roteirizado e eu aguardo outra obra prima do cinema nacional nas telonas que, com toda certeza, irei assistir. 
 Depois de ver mais e mais filmes nacionais eu tenho a impressão que o cinema brasileiro está evoluindo muito, esse projeto foi incrível e não estou falando só porque sou fã de Legião Urbana e Renato Russo, mas pelo o que ele próprio tem a oferecer e isso realmente foi muito satisfatório e acredito que todos que assistiram foram felizes e saíram satisfeitos do cinema ou da poltrona se assistiram em casa.
 Os veículos de imprensa especializados em cinema 'aplaudiram' o longa baseado na vida de Renato Russo e muitos deram notas altíssimas para o mesmo, claro, alguns foram 'do contra' e não chegaram a dar uma nota que o longa simplesmente merecia (ao meu ver), mas no total o longa 'foi feliz' diante dos críticos e fazendo uma média ele foi considerado como um 'bom' filme. Eu considero o filme 'Somos tão Jovens' um 'ótimo' filme por ter um roteiro bem trabalhado e ser um filme bem produzido conseguindo mostrar como era o Renato em alguns momentos e até mesmo intimidades e neuras por diversas situações. Confira abaixo sete vídeos sobre o filme e se ficou curioso, eu o indico.



  




Um comentário: