sexta-feira, 6 de março de 2015

08 de Março: Dia Internacional da Mulher.

Imagem comemorativa sobre o 'Dia Internacional da Mulher' criada por Luiz Lucas Trajano de Menezes.

 O Dia Internacional da Mulher acontece no próximo dia 08 de Março e como ele já está chegando, decidi realizar esta postagem mais que especial para esse ser tão incrível que existe na face da terra. Claro, existem as que merecem ser prestigiadas e as que não merecem (não só falando sobre mulheres) e o ´Portal do Ultra' decidiu criar esta postagem como uma homenagem (começaremos logo antes que eu me enrole).
 As mulheres antigamente (não tanto) eram vistas cuidando de suas casas, fazendo refeições enquanto o marido estava fora e ainda cuidava dos filhos, mas realmente isso é coisa do passado. As mulheres estão evoluindo muito não só no quesito 'vida profissional' onde ela pode chegar a cargos que homens são acostumados a ter e isso era algo que não era esperado e nem imaginado, acredito eu, na época onde as mulheres possuíam a vida de cuidar da casa. Hoje elas praticam esportes, são reconhecidas pelo mundo afora, um exemplo vivo é a bela Gisele Bundchen que acredito ser a figura brasileira mais reconhecida no mundo afora e isso é muito importante para nosso país e, claro, para as mulheres que conseguiram chegar ao topo (acredito que não exista um patamar mais elevado).

  Modelo Gisele Bundchen posando para campanha de sua linha de lingeries 'Brazilian Intimates'.

  Hoje existem mulheres que sustentam a casa trocando de lugar com o marido, muitas mandam na casa como nas economias e o que e quanto deve ser gasto ou não e, claro, existem aquelas que ainda preferem cuidar das crianças e limpar a casa para o marido, se ela se sente confortável assim, que mal tem? Outro exemplo que as mulheres estão crescendo diante da sociedade é sobre as empregadas domésticas, pois muitas que não tinham uma renda mensal boa, mesmo com o marido trabalhando, ou que seja divorciada, viúva ou o marido está aposentado e não quer fazer mais nada da vida a única opção delas era trabalhar como empregada em casas de família para garantir uma renda para a família (extra ou única renda). Mas de 2012 ou 2013 pra cá, não está tão fácil encontrar empregadas como antigamente, pois essas mulheres sofridas que não tiveram a oportunidade de estudar quando eram jovens para garantir uma vida melhor no futuro estão fazendo isso agora junto com a frase 'nunca é tarde para começar' e muitas estão começando a estudar (ou continuando onde parou) e muitas (acreditem) estão á caminho da faculdade para conseguir uma vida melhor independendo da idade, trinta, quarenta ou cinquenta, estão fazendo isso com uma grande força de vontade mostrando a garra e que realmente pode se ela quiser. Claro, elas continuam trabalhando como empregadas na maioria das vezes para conseguir dinheiro para pegar as mensalidades e os livros. Além do governo de alguns anos pra cá exigiu que as empregadas tivessem muitos benefícios trabalhistas e seu trabalho forçado (pensa que limpar uma casa inteira é fácil, muitas e muitos não conseguem organizar o próprio quarto) foi reconhecido, pois realmente não é fácil. 

Imagem comemorativa sobre o 'Dia Internacional da Mulher' criada por Luiz Lucas Trajano de Menezes.

 Mas no final das contas, você sabe o por quê é comemorado o Dia Internacional da Mulher? Muitas se gabam pelo seu dia, mas a maioria não sabe o porque da data. Essa data começou a entregar em vigor na década de 60, pois foi neste dia que aconteceu muitas reivindicações realizadas por elas pelo âmbito trabalhistas, além de muitas conquistas que começaram nessa época. Foi escolhido o dia 8 de Março por dois grandes e importantes fatos realizados por elas: o primeiro foi do fato de mulheres novaiorquinas (americanas) que eram operárias do setor têxtil e elas fizeram uma manifestação para melhores condições de trabalhos no ano de 1857 (alguns dizem que foi no ano de 1908). O segundo fato, não sendo o menos importante, foi o incêndio que ocorreu na fábrica têxtil na mesma data e na mesma cidade. Depois desse acontecimento trágico, houve muitas especulações e mitos sobre este acontecimento. 
 Curiosamente o primeiro Dia da Mulher ocorreu nos Estados Unidos na data de 28 de Fevereiro de 1909 pela iniciativa do Partido Socialista da América em memória do protesto contra as más condições de trabalho das operárias novaiorquinas que citei logo acima. Este dia tem como observação e celebração pelas conquistas realizadas pelas mulheres, relembrar as lutas sociais feitas por elas, políticas e econômicas também (somos mulheres e por que temos que ser diferentes dos homens nestes quesitos, somos todos humanos não somos?) 
 Quando criaram esta data, inicialmente não era só para comemorar os feitos das mulheres, na maioria dos países eram realizadas reuniões e conferências para discutir o estado da mulher na sociedade atual, o objetivo era pelo menos diminuir, mas o alvo era encerrar de uma vez por todas essa desigualdade entre homens e mulheres e acabar também a desvalorização da mesma em empresas e locais de trabalho. Você sabendo ou não, ainda hoje existe este preconceito, na verdade ele não é muito revelado, mas está presente nas empresas e em qualquer lugar que homens e mulheres trabalham juntos (empresa mesmo, pois uma fábrica também é uma empresa, então fechamos com empresa). Com isso, um homem no mesmo cargo da mulher, fazendo as mesmas tarefas e permanecendo o mesmo horário no local de trabalho ele consegue ganhar mais que a mulher. Muitos dizem: 'É que o homem tem que ganhar mais para sustentar a família, ele tem mulher e filhos.' Realmente é uma maneira boa e certa de pensar, pois na maioria das vezes é o homem que trabalha e leva o dinheiro pra casa, mas a mulher trabalhando no mesmo cargo, estando presente as 'x' horas que o homem e realizando as mesmas tarefas, obrigatoriamente deve receber o mesmo salário, pois ela pode ser uma mãe divorciada ou viúva que tem que cuidar dos filhos, e se ela não tiver filhos e quiser gastar com roupas, bolsas, sapatos, perfumes e jóias o problema é dela, pois ela trabalhou para ganhar aquela quantia e não importa no que será gasto e qual o alvo do dinheiro (quero ver alguém me chamar de machista depois dessa postagem). 
 Uma conquista relevante que é importante ressaltar aqui sobre a mulher brasileira, pois no dia 24 de Fevereiro do ano de 1932 foi uma data muito importante. Pois a partir desta data elas conquistaram o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo, realmente essa data é muito marcante e importante para as mulheres do nosso país, pois foi nesta data que elas se sentiram livres pra colocar a boca no trombone e falar o que der na telha sem ser jugada por aquilo. 

Mulher do grupo FEMEN. Fonte da Imagem: commons.wikimedia.org  

 É importante realçar o grupo FEMEN que são mulheres que protestam de topless (como na imagem acima, algumas saem nuas e outras de calcinha, esta até que está comportada) contra temas que atingem as mulheres e que acontecem muito como turismo sexual, homofobia, sexismo e muitos outros males que as envolvem. Ele foi fundado em 2008 na Ucrânia por Anna Hutsol com base na cidade de Kiev. Muitas são conhecidas, outras estampam capas de revistas reforçando mais o que querem dizer e quando o grupo sai na rua para protestar á um grande tumulto onde policiais se envolvem e acontece muita confusão.
 Aqui no Brasil isso existe também, era comandado pela Sara Winter e no ano de 2013 contava com 15 mulheres que saiam para protestar. Sara relatou que recebeu um suporte do grupo FEMEN da Ucrânia, em especial pela Alexandra Shevchenko que é muito conhecida no movimento sendo uma das figuras centrais da Ucrânia. Sara Winter sobre o FEMEN: "Nossa ideologia é o sextremismo, uma forma de oposição ao machismo. E a nudez é usada pela sociedade patriarcal desde sempre, a mulher nua ou não vende todo tipo de produto. Já que somos mulheres, ao invés de vendermos produtos, vendemos ideias sociais. Como todo mundo gosta de olhar para o corpo de uma mulher, usamos nosso corpo para passar uma mensagem escrita no peito, um protesto.' 

Sara Winter, a líder do ativismo aqui no Brasil. Fonte da Imagem: forum.outerspace.terra.com.br

 Abaixo você acompanha um vídeo no canal oficial dela no Youtube 'Uma Feminista Cansada':


 Isso que ela falou acima (que eu escrevi) quero realçar: realmente muitos homens acham que a mulher é apenas um produto e as trata como isso, e o pior é que existem mulheres que dão valor a esses tipos de homens enfraquecendo sua imagem e isso está presente em muitos lugares onde pode ser notável. Existem músicas que enfraquecem a imagem da mulher a retratando como um objeto sexual e nada mais do que isso, propagandas que são censuradas para não 'pisar no calo' do grupo FEMEN e muitos outros veículos. Claro que nós homens admiramos o corpo das mulheres e isso não tem problema algum, o problema é se o sujeito só admirar o corpo dela e não prestar atenção em seus sentimentos, o lado intelectual e fazer parte de sua vida, pois isso também importa. Terminando este assunto, uma imagem da Alexandra Shevchenko para vocês conhecerem.

Alexandra Shevchenko do grupo Ucraniano FEMEN. Fonte da Imagem: elle.fr

 Essas mulheres são verdadeiras guerreiras dando a cara pra bater e protestando sem medo no meio de policiais, muitas apanham, são apedrejadas e recebem golpes de policiais sem dó alguma, realmente um exemplo para as mulheres que buscam protestar e enriquecer ainda mais a imagem da mulher.
 E é assim que a postagem termina, trabalhei duro nela levando algumas horas de pesquisa, mas acredito que ficou muito completo e isso que importa, trazer informação e aprender de uma forma humorada e descontraída coisas importantes que marcam o mundo, eu aprendo pesquisando, escrevendo e postando e você lendo.
 Feliz Dia Internacional da Mulher para você trabalhadora, você que honra sua posição, você que não enfraquece a própria imagem e você que dá valor e luta para ser reconhecida cada vez mais e mais perante esta sociedade em que vivemos atualmente.

Imagem comemorativa sobre o 'Dia Internacional da Mulher' criada por Luiz Lucas Trajano de Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário