terça-feira, 1 de setembro de 2015

Google de Cara Nova!

"Print Screen" do novo logo da empresa Google 'lançado' hoje.

 Estamos em Setembro e o primeiro dia deste mês já abre com uma coisa bacana que para muitos podem aparentar ser bobo ou sem nenhuma importância. Hoje, o 'logo' da empresa Google mudou e antes que era com letras serifadas formando o nome dela, agora está algo mais simples, conforme, atrativo e, por quê não mais tecnológico?
 Nos últimos 17 anos de vida o logo mudou algumas vezes e o logo que conhecíamos (na verdade conhecemos, este aqui ainda é considerado um bebê!) foi 'criado' no ano de 1999 trazendo algo inovador, pois o primeiro realmente era muito estranho com suas letras grossas com uma aparência gelatinosa. Depois do ano de 1999 o logo sofreu algumas alterações, mas nenhuma tão significativa como a que sofreu hoje, vendo as imagens no vídeo que publicarei para vocês no final dessa postagem da para perceber claramente que o logo realmente não sofreu muitas alterações, apenas a luminosidade foi alterada e em 2013 pelo visto resolveram retirar o contorno das palavras e ele durou até a invenção deste.
 Não sei se vocês perceberam, mas eu como um formado em Design Gráfico, a fonte usada para este novo logo de 2015 trouxe muita simplicidade deixando aquela cara de 'algo complicado' (não tanto, pois as letras eram coloridas) de lado adotando uma fonte muito simplicidade trazendo mais conforto para quem a olha, a simplicidade espelhando nos outros serviços interligados á empresa que são simples de manusear como o Youtube, o email do Google intitulado como 'Gmail', o armazenamento 'Google Drive', o próprio 'Android' que é o sistema operacional da empresa presente em tablets e smartphones além de muitos outros serviços prestados pela empresa que facilita, e muito, nossa vida como o 'Google Maps', por exemplo. Dê uma olhada no vídeo 'promovendo' a nova cara do 'Google'.


 A empresa decidiu fazer essa mudança agora por conta da evolução da empresa por meio dos serviços e das pessoas que ela esta conquistando. Realmente, antes o Google era apenas um buscador de internet, mas os serviços agora são amplos e pelo sistema operacional 'Android' você pode usá-los em qualquer lugar que estiver como o 'Google Tradutor'. o 'Google Maps', acessar o 'Chrome' que é um navegador de internet próprio do Google (você está nele agora? A maioria das pessoas que estão visualizando esta postagem, sim), sem contar do próprio Youtube que já falei que faz parte da empresa. Isso é, antes algo só existia no computador e hoje o Google está presente em quase todos os lugares que você vá, bom, se você costuma ficar ligado vinte e quatro horas por dia (se tiver sonolência) mexendo em seu smartphone Android, você estará com o Google em suas mãos e todos seus serviços e aplicativos também! Com essa mudança e com as outras que irão vir como o 'Google Glass' (já existe, mas não é popular mundialmente), e um próprio sistema operacional que teremos nos carros num futuro não tão distante, eles tinham que inovar o logo já que estamos falando de uma empresa gigante e muito, mas muito criativa (acredito que no 'Brainstorm' para a criação desse logo foi incrível, mas o foco deles eram bolar algo inovador e simples, o mais simples possível) e aconteceu.

Logo do 'Google' sem o contorno que mencionei que vigorou de 2013 até 2015.

 Não podendo esquecer que a plataforma 'blogspot' também é do Google, são tantos serviços que até eu que uso praticamente o Google pra tudo me esqueço, mas curiosamente, Larry Page e Sergey Brin (criadores do Google) colocaram o nome do coitado como 'BackRub' num sistema criado no ano de 1996. Traduzindo, o nome ficaria 'esfregar as costas', algo realmente muito estranho que felizmente foi modificado em busca de um nome melhor (obviamente, estava nas costas!) e eles pensaram em um nome que estivesse relacionado a algo como "catalogar uma imensa quantidade de dados" e veio na cabeça o nome 'Googol' (estavam no caminho certo) que significa 10 elevado a centésima potência e o termo 'Googolplex' (parece um nome de shopping center) seria 10 elevado a um 'Googol' (deu para entender, é simples, basta fazer as contas) e realmente o nome seria 'Googol', mas por conta de Sean Anderson que era um dos assistentes da dupla criadora errou a escrita na hora de hospedar a mesma registrando como 'Google,com' que estava livre e a página foi oficialmente registrada no dia 15 de Setembro de 1997 (se eu lembrar, faço uma postagem especial sobre o Google no aniversário de registro dele). 
 Para finalizar, lembro-me que quando tinha a internet discada os CD-Roms vinham com buscadores dono o 'AOL', 'IG' e até mesmo o próprio 'Yahoo!', eu na época que o Google estava começando a dar os primeiros passos eu não conhecia e que me lembre utilizava o 'IG' e o 'Yahoo!' se fosse fazer alguma busca, mas curiosamente o 'Yahoo!' que é o 'buscador' que mais tem raiva do 'Google' (que nome forte, raiva, mas você entendeu) poderia ser o atual e mais rentável substituindo-o, pois no ano de 2002 quando o 'Google' não era muita coisa ainda, ofereceram para ele 3 bilhões para o comprarem, mas em uma reunião decidiram que o 'Google' poderia ser vendido por 5 bilhões e o pessoal do 'Yahoo!' achou um abuso e não fecharam negócio, sim, por 2 bilhões a história hoje seria completamente diferente e não demorou muito para o 'Yahoo!' ir caindo no esquecimento e o 'Google' crescendo cada vez mais e mais. O último fato é que a empresa só perde para a 'Apple' na lista das empresas mais ricas, de maior valor em todo mundo, ganhando da 'Microsoft' que está presente em terceiro lugar e a 'IBM' em quarto (mas quem fala no quarto lugar hoje?). 
 Gostaram do logo? Com certeza em 2017 eles irão mudá-lo novamente, mas por favor, não vai se confundir o logo original e os logos 'comemorativos' que a equipe de criação inventa quado algum dia muito importante chega como o Natal ou outra data comemorativa ou até mesmo a chegada de alguma nova estação ou aniversário de alguém famoso. Não contei mais curiosidades aqui, pois as guardarei para o dia 15 de Setembro onde a empresa completa treze anos. Aguarde até lá, espero que será uma postagem muito bacana que agradará muitos! Viva o Google! 
 Antes que eu me esqueça, algumas informações aqui presentes foram pesquisadas no site 'tecmundo.com.br'. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário