sexta-feira, 29 de abril de 2016

Earthworm Jim 2.

Capa oficial do game 'Earthworm Jim 2' para o SNES (Super Nintendo) lançado em 1995/1996.

 Trazendo mais uma 'Nostalgia' aqui para o 'Portal do Ultra' (o que seria de nós sem as coisas do passado, as coisas que realmente nops deixavam felizes?) e esse game aqui fez parte da minha infância por ser um dos games mais bem bolados e diferenciados, mas vamos primeiro a história de como eu o consegui.
 Bom, a história não é muito grande, na verdade é bem pequena para não dizer minúscula (tem que ter essa parte, caso contrário não faz parte de relembrar a minha Nostalgia e se ele faz parte da sua você não conseguirá lembrar também). Eu ganhei meu primeiro console da minha madrinha como foi contado aqui e junto dele vinha dois cartuchos (na caixa do console), mas minha madrinha comprou alguns a mais e colocou dentro da caixa (que bela madrinha não é?) e existiam umas seis ou sete fitas (cartuchos, mas eu chamava de fita) dentro da caixa junto com o Super Nintendo e uma delas era essa com essa capa exatamente e ao olhar foi a que mais me chamou a atenção pelo gráfico e pelo desenho que eu não estava entendendo nada (sim, desde criança tive um olhar gráfico) e demorou um tempo para comprar uma TV que o console servisse (os cabos) pra mim finalmente jogar, não sei se foi um dos primeiros que joguei, mas posso dizer que não joguei muito no princípio.

  
  Antes de continuar a minha história eu vou falar um pouco do game, ele foi originado pelo desenho que levou o mesmo nome e foi exibido na mesma época, mas infelizmente o 'animado' não chegou a fazer sucesso (o game era muito confuso e psicodélico, o desenho também era e meio que era complicado entender o que se passava), eu mesmo não gostei do desenho quando assisti umas duas vezes e logo recusei e não vi mais, mas pelas pesquisas realizadas na internet eu soube que o mesmo realmente não foi bem aceito (com certeza, pelo seu conteúdo). Mas voltando ao game 'Earthworm Jim 2' foi lançado para diversas plataformas na época, além do Super Nintendo (SNES), ele foi lançado para o Sega Mega Drive / Genesis e para PC e depois foi lançado versões para outros consoles mais novos sem falar nos famosos emuladores.


 A história do game se passa com o próprio Jim (aqui no Brasil era conhecido por poucos por 'Jim Minhoca', pois como eu mencionei, acredito que muitos não chegaram a conhecer o personagem, o desenho, mas talvez mais o jogo que fez mais sucesso), mas quem afinal é Jim Minhoca? Simplesmente é uma Minhoca que consegue falar e se não me engano ela tinha um sonho de salvar o mundo ou derrotar alguns inimigos e ela consegue um traje (roupa e corpo) e meio que se acopla a ele para conseguir andar, lutar e usar armas e enfrentar os inimigos, resumindo: ela conseguiu alcançar seu sonho. 
 Ele tem muitos inimigos e o jogo é bacana, pois todos eles (ou a grande maioria) aparece no game, mas o vilão mais malvado (mais pior seria matar o português com raiva) é um personagem que possuí uma roupa amarela (essa do vídeo acima) que contém uma cabeça de formiga (se não estou enganado). A história do jogo é que este personagem maquiavélico sequestra a 'Princesa-não-sei-o-nome' (sim, é assim que ela é conhecida, muito criativo não é?) onde Jim é apaixonado e é obrigado a ir atrás dela para salvá-la de se casar com o vilão e ele deve passar por muitos lugares (que são as fases) até alcançar seu objetivo, completar sua missão.

Parte de trás, as costas da capa do cartucho do game 'Earthworm Jim 2' para o Super Nintendo (SNES).

 O game é insano (ele não é difícil, mas existem algumas partes que deve se pensar para conseguir atravessar, prosseguir, por ter uma 'pegadinha' ou algo para ser feito no cenário para o personagem conseguir continuar e isso foi uma das coisas que me fez parar de jogar logo no início, pois existia uma parte dessas logo na primeira fase.
 O personagem Jim (o game é para um jogador apenas) usa armas que ele consegue no caminho como uma vermelha que é a comum, existe uma outra que o tiro consegue seguir o inimigo até atingi-lo e destruí-lo, existe uma outra que ele acopla na mão e pelos dedos saem balas (todas o inimigo deve estar perto, menos a do alcance que segue e uma grande), essa 'arma grande' é tipo uma bazuca muito difícil de encontrar (pois elas estão no cenário e você deve encontrar) pois um tiro toma conta de uma boa parte do cenário destruindo os inimigos pela frente com um poder de fogo poderoso e muito veloz que quase não se vê. Existe uma outra que eu me lembro (depois você verá nos vídeos as que esqueci) que é uma arma de bolhas de sabão, ela só atira bolhas que saem voando e logo estouram e não ferem o inimigo, resumindo, ela é uma piada no game e não serve para absolutamente nada.


 Claro, existem momentos que você não tem arma, então o único jeito é se usar como arma (como?), Jim simplesmente tira sua cabeça (na verdade ele é uma minhoca, então ele mesmo se tira) do corpo e da uma chicotada sendo até útil e alcançando uma distância razoável ficando mais 'elástica' ao saltar para alcançar o inimigo que pode estar voando, por exemplo, mas logo depois ele a encaixa no corpo.
 Uma das fases mais legais que eu acho é essa do vídeo acima que contém três partes e elas se misturam sendo uma no início do game, depois passam outras e ela vem mais difícil no meio e depois de mais fases ela vem mais complicada no final. "Puppy Love" você é Jim com uma espécie de bumbo (eu quando criança achava que era uma máquina de lavar, pois é bem pesada pelo esforço do personagem ao carregar) e deve pegar filhotes de cachorros arremessados pelo seu inimigo, eles devem bater no bumbo e seguir para o funil de seu pai que está do outro lado do cenário para colocá-los sãos e salvos dentro de casa. O ruim é que não segue uma ordem, as vezes o vilão o arremessa perto da casa e outro próximo dele e você deve prestar muita atenção. 
 Ele arremessa itens que te ajudam no game e você deve levar para a casa do cachorro para surtir o efeito (os cachorrinhos ao atingirem o chão viram meleca e desaparecem) e ele também lança uma bomba que se cair no chão lhe tira muitas porcentagens de vida (sim, sua vida é medida por porcentagens) e a bomba é importante, pois ao levá-la para casa o cachorro perceberá o perigo e a jogará contra o inimigo e causará uma explosão e um dos níveis dessa fase será concluído (são três ou quatro para completar uma das três fases existentes) e ainda o cachorro as vezes erra e ela bate na quina da janela e você deve prestar atenção para levar novamente para casa para fazê-lo jogar novamente. Um detalhe importante: se você deixar três filhotes caírem no chão o pai deles vira um monstro e te ataca por alguns segundos tirando muitas porcentagens de sua vida. 

 Imagem oficial do game para a Nintendo para o Game Boy Advance (se não estou enganado).

  As fases são diferenciadas ao extremo uma da outra, uma que menos gosto é dele contra umas naves alienígenas que querem capturar as vacas e você não pode deixar e deve carregá-las para uma casa onde ela é ordenhada até levantar uma porta e você conseguir prosseguir, existe partes dessa fase que são necessárias quatro vacas para dar o leite suficiente para a bendita porta levantar! Uma legal de citar também é a que ele enche sua cabeça com um gás e flutua e um de seus inimigos (esse rato, ou gato, de dentes enormes, está mais para rato) sobe com sua calda e de repente cai com suas garras tentando te furar. Existem momentos nessa fase que você deve soltar o ar para passar de alguns lugares ou até recuperar para ficar mais rápido e subir ou fugir do vilão mais depressa. 


 Voltando para minha vida, minha nostalgia: eu quase parei de jogar esse game por duas vezes, uma já mencionada da parte que não conseguia prosseguir da primeira fase e outra por uma fase, uma tela do game que era assim:


 Ela se chamava 'Villi People' e quando a vi pela primeira vez eu fiquei muito assustado. Você é essa criatura estranha que navega dentro do corpo (é o que parece) de um ser humano e deve tomar cuidado para não se juntar a parede para não perder porcentagens de vida, sem contar dos inimigos que pareciam idosas num globo, era uma coisa absurda e assustadora para uma criança de sete anos em 1999. Não sei o que deu na minha cabeça que eu morria de medo, a sonoridade da tela que hoje eu acho espetacular, mas na época me dava arrepios, bom, não sei explicar, mas depois eu fui ver e entender que era só aquilo e não existia nada demais (sim, era cisma, não sei explicar) e conseguia jogar normalmente, mas demorou um tempinho (só jogou quando completou quinze anos).


 Bom, essa é minha história sobre esse game fascinante. Ele é simples pela plataforma e gráficos na época, mas existiam várias expressões e movimentos que Jim poderia fazer além dos cenários e a trilha sonora incrível. O jogo era muito psicodélico e maluco, mas logo você se acostumava e entrava na mesma frequência de loucura que o mesmo apresentava para conseguir jogar. Ele é inteligente pelas coisas que faz o jogador quebrar a cabeça para conseguir prosseguir (hoje tem internet se você tem dificuldades num game, e em 1996, 1998? Tinha internet, mas encontrar alguém falando do game e ensinando naquela velocidade de conexão, era melhor você tentar mais algumas vezes). 
 Bom, foi um dos games que eu mais gostei, tinha ele depois para Playstation ONE e infelizmente depois que sai dessa vida não tive mais pra nada, mas acredito que existem emuladores na internet onde você possa jogar e se aventurar nas maluquices presentes na aventura de uma minhoca num corpo atlético como Jim! 




 Foi muito importante relembrar esse grande momento da minha infância com os leitores do 'Portal do Ultra' esse espaço virtual que cuido e sempre penso em alimentá-lo com algo divertido, importante ou, por quê não os dois, não é mesmo? Você chegou a conhecer esse game? Infelizmente não cheguei a jogar o primeiro e nem conhecer (mas fiquei sabendo que é bem simples) e depois parece que lançaram um em '3-D' que era virtual, mas não gosto muito dessa plataforma, então não joguei e nem fiquei curioso, mas acho muito difícil superar este. Depois foi lançado uma versão em HD desse game que quero jogar, bom, quem sabe um dia eu o tenha num console. 
 Será que Jim conseguirá salvar a princesa no meio de cachorros filhotes cor de rosa, ratos com garras afiadas, polvos com bazucas, pizza gigante e muitas, mas muitas vacas (não tem game que tenha mais vaca, nem um que seja localizado numa fazenda!) só jogando 'Earthworm Jim 2' para saber.


Nenhum comentário:

Postar um comentário