segunda-feira, 22 de agosto de 2016

South Park.

Imagem oficial da "sitcom" South Park criada por Trey Parker e Matt Stone da 'Comedy Central'.

 E finalmente hoje falarei aqui sobre uma das séries mais hilárias e politicamente incorretas de todos os tempos e, claro, que estou falando de 'South Park'! Com certeza você já assistiu pelo menos um episódio desse grande programa lotado, mas de entupir qualquer local de tanto humor negro e palavrões e até mesmo maluquices e situações tolas que o programa centra ou olha para alguma situação a transformando em algo tolo diminuindo muito sua importância lá em 'South Park', o local onde eles vivem. Com tantos palavrões contidas na série, ela acabou entrando para o livro dos recordes (Guiness Book) como 'a série que contém mais palavrões' e acredito que não irá perder seu posto, porque são muitos.


 O programa foi criado por Trey Parker e Matt Stone que se conheceram na faculdade e decidiram criar algo juntos no ano de 1992 criando um curta de 'South Park' com o sistema 'stop-motion' com os personagens feitos de papel (imagina o trabalho que tiveram) e no ano de 1995 foi feito um segundo curto sobre o programa e este foi enviado para a internet que não demorou para se tornar um viral e todos gostarem do conteúdo apresentado, então os criadores viram que aquilo poderia gerar uma coisa, poderia ser lucrativo já que as pessoas estavam gostando e com isso eles foram na FOX (mesma produtora de 'Os Simpsons') para vender sua ideia, mas a grande empresa negou depois de ouvir sobre o que o programa se tratava e achou que ele não decolaria e por isso optou por não darem uma chance para os amigos. 
 Com isso eles acabaram indo para o 'Comedy Central' que achou a ideia incrível e decidiu abraçar ela transmitindo os episódios pela emissora estreando no dia 13 de Agosto de 1997 que se tornou sucesso logo de cara (acredito que a FOX se mordeu), pois era algo novo até então na televisão sendo um programa destinado apenas ao público adulto pelo material fortemente apresentado e até hoje é o 'programa chefe' da emissora 'Comedy Central'.


 South Park se passa na cidade do mesmo nome contando as histórias e aventuras de quatro crianças que são elas: Stan que parece o mais centrado e o que tem as atitudes mais maduras da turma. Ele gosta de uma garota da sala de aula chamada Wendy Testaburguer que tem uma personalidade parecida com a dele. Kyle Boflovski é o seu melhor amigo, ele é judeu sendo uma criança "educada" e inteligente que sempre fica nervoso com Eric Cartman e tudo ao seu redor como suas decisões totalmente idiotas ou quando a criança decide irritá-lo por ele ser um judeu e não acreditar em Jesus. Eric Cartman que é um garoto "com ossos largos" que sempre tem uma ideia estúpida em relação a quase tudo, além de ser considerado infantil, manipulador, sociopata, extremamente preconceituoso e antissemita. Por último e não menos importante temos Kenny McCormick que é o garoto com capuz, sua voz é abafada por causa do capuz onde não se entende muito o que ele fala (seu dublador que é Matt Stone que faz a voz do personagem com a manga da camisa na boca para dar esse efeito) ele é meio perdido do quarteto e é muito pobre. Em quase todos os episódios ele simplesmente morre e ratos tomam conta de seu corpo, mas no outro ele aparece vivo.


 Até a sexta temporada o programa 'girava' em torno dessas crianças, mas depois incluíram mais um personagem que estavam vendo que também faria sucesso e ele é Butters Stotch que começou a ganhar uma importância maior a história e na maioria das vezes ele também se mete nas confusões dos quatro amigos. Ele é uma criança inocente, mas também maduro demais em algumas situações. Ele também tem muitos traumas o transformando numa criança problemática e dentro de todas as crianças ele é o mais comportado e não é muito inteligente. 

Cena de 'South Park' do 'Comedy Central' criado por Trey Parker e Matt Stone.

 Como já falado, anteriormente os episódios eram criados no sistema 'stop-motion', mas hoje com a tecnologia, a forma de criar os episódios mudou para um software que 'imita' esse processo. Cada episódio de 'South Park' é feito dentro de uma semana por ser simples e por isso eles centram muito em problemas atuais, que aconteceu há duas ou três semanas, e se foi muito comentado é muito fácil você vê-lo no próximo episódio novo do seriado. Ele foi o primeiro programa semanal a levar uma classificação alta pelo conteúdo empregado, pois ele parece que foi feito para crianças com seu jeito infantil e simples, mas como dito, pode tirar seu cavalinho da chuva nessa questão. 

 

 Existe uma animação onde as crianças de 'South Park' adoram assistir e ela leva o nome de 'Terrance e Philip' que são dois canadenses que falam palavrões e ficam 'soltando gases' na maioria de todo episódio. Este programa é uma sátira do próprio 'South Park' para as pessoas que não gostam do programa, pois os criadores já receberam inúmeras críticas negativas sobre o programa (que está na lista dos cem melhores programas para assistir) e uma em especial de onde eles tiraram a ideia foi 'South Park não passa de uma animação péssima de piadas sobre peidos' e ao verem essa crítica eles tiveram a ideia de criar o programa 'Terrance e Philip' que é apenas isso. 
 O programa recebeu inúmeros prêmios como cinco 'Primetime Emmy Awards' e um 'Premio Peabody' e muitas, mas muitas inclusões em listas de melhores programas. O 'TV Guide' classificou a série como o décimo melhor desenho animado exibido na TV de todos os tempos e o programa é uma das séries que está em produção a mais tempo só ficando atrás dos Simpsons. 


 Kyle (o judeu de gorro verde) tem uma cabeleireira enorme que foi inspirada em um dos criadores da época e na maioria dos episódios, de forma 'subliminar' temos a presença de um extraterrestre em alguma cena ou canto do episódio. Os criadores são fãs de Archie Bunker e queriam adicionar o homem, de algum modo, dentro da série e depois de muito pensar, decidiram 'incorporar' o ator no corpo de uma criança gorda de oito anos de idade chamado Cartman. Um outro personagem que levou uma inspiração para ser criado foi o 'Chef' que foi baseado numa pessoa real que trabalhava no refeitório da universidade onde os criadores estudavam. 


 Agradecer aos sites 'metropolitanafm.uol.com.br' e 'rockntech.com.br' por algumas curiosidades cedidas sobre a série. Com certeza, uma das séries mais bem boladas de todos os tempos numa simplicidade sem igual comparada a qualquer outra animação que demora mais de meses para ser finalizada e cada episódio de 'South Park' leva cerca de uma semana. Eu gosto muito da série, teve um tempo que eu assistia bastante e depois fiquei um tempo sem ver e hoje assisto novamente o canal oficial deles, hoje ela tem dezenove temporadas e a vigésima estreará em breve e contamos com mais de duzentos e cinquenta episódios produzidos e criados com muitos assuntos e alguns até polêmicos.

Criadores de 'South Park' Trey Parker e Matt Stone. Fonte da Imagem: (AP) e 'g1.globo.com' 

 Por falar em polemico, existiu um episódio onde aparecia Maomé e não demoraram muito para os criadores serem ameaçados e por conta disso eles 'baniram' o episódio da forma mais 'South Park' de ser e agir: continuaram com o episódio, só que colocaram uma tarja preta em cima do personagem Maomé toda vez que ele aparecia para não ser visto.
 Na verdade é difícil não citar um episódio polemico, pois eles caçoam de problemas atuais, eles centram em falar mal de diversas raças de humanos, de religião, culturas, pessoas famosas, enfim, o foco do programa é 'sugar' os acontecimentos que ocorrem no mundo real ou algo que eles inventa m que possam atingir algumas pessoas mexendo com sua raça ou cultura e bolar algo dentro de uma história transformando isso em uma piada para realmente causar, sem sombra de dúvida e isso é 'uma pedra no sapato' de muitas pessoas que já se sentiram ofendidas ao assistirem o seriado. 


 Já falei sobre humor negro no 'Portal do Ultra' em alguns filmes que assisto e contém tal conteúdo, claro que tem pessoas que gostam por realmente (ou profundamente) gostarem e apoiarem o que está sendo falado, mas não fala com ninguém por medo ou por não arrumar confusões como, por exemplo, piadas com pessoas ruivas (já existiu um episódio onde Cartman 'brinca' com as pessoas de cabelos avermelhados falando que elas são monstros e não tem alma). Outras pessoas acham um absurdo e simplesmente não assistem, pois não conseguem engolir tal conteúdo achando ofensivo demais e outras como eu assistem, pois entendem que é piada, claro, piadas com doenças como câncer ou religião eu acho demais, acredito que 'cutucou' muito na ferida e não acho bacana, muitos falam que não tem limite para humor, mas eu acredito que esses dois pontos são realmente intocáveis, mas as outras coisas eu realmente não me importo. Claro, se ocorresse num local era uma coisa, mas está acontecendo numa série de animação e eu entendo que lá eles 'são livres' para caçoarem do que bem entender e eles entendem e muito!


 Além das crianças (mais o Cartman) que é muito divertido com suas ideias mirabolantes eu gosto e muito do Randy Marsh que é o pai de Stan que tem uma certa importância nos episódios e nestes mais recentes ele aparece mais e situações ocorrem também com ele. Randy é tão 'estúpido' quanto as crianças fazendo coisas sem pensar e só depois que tudo da errado ele cai na real ou nem mesmo assim cai e a situação fica como está. Ele é um personagem hilário e o personagem adulto que mais se envolve em situações do que os demais. 
 Não podemos esquecer dos "não humanos" que também fazem parte da turma: estou falando do "excremento fecal" de Kyle Broflovski que aparece mais no Natal, ele é muito simpático e tem uma família que vive no esgoto, as vezes ele sobe para pedir ajuda ou se misturar numa confusão. Existe também o 'toalhinha' que é simplesmente uma toalha viva que é viciada em drogas e sempre está chapada. 


 Acredito muito que mesmo com os avisos que 'South Park' apresenta um conteúdo para adultos, muitos pais não se importaram em deixar seus filhos assistirem pelo mesmo aparentar ser uma série animada 'inocente' e eu sou a prova disso. 
 Quando criança eu costumava assistir filmes (desde sempre gostei) e um dia uma emissora de televisão aberta decidiu exibir na faixa das 22:30 o filme de 'South Park' (sim, eles tem um filme) e na primeira vista ninguém falaria que se tratava de algo para adultos, mas como eu não estava assistindo sozinho e não demorou muito para os mais variados palavrões aparecerem, trocaram de canal e não pude ver o resto. Depois que assinaram a TV a cabo eu passei a assistir no 'Multishow' que é um canal da globo que era exibido um episódio em um dia da semana (como ele é curto, passava voando) e eu agradeço muito que o 'Comedy Central' exibe os episódios hoje e um atrás do outro, pois são muito legais e da pra se divertir bastante.

  
 O mesmo também já rendeu jogos para games e o mais recente foi um RPG inspirado no episódio especial "Black Friday" onde as crianças formam dois grupos e cada um defende seu console preferido do momento e isso gera uma guerra. O game foi lançado para inúmeras plataformas e o mais antigo e talvez o primeiro (se não me engano) é o 'South Park Kart' para Nintendo 64. 



 Série amada e odiada por muitos, mas que tem muito conteúdo e as duas partes tem que concordar comigo, pois os episódios, mesmo tratando-se de algo fictício e muito mirabolante, é bem pensado e recheado de informações sendo hilário. Um episódio que gosto muito é quando eles jogam um game online satirizando 'Warcraft' e sempre que encontram um determinado player pela frente eles são derrotados pelo nível de experiencia do jogador ser absurda. Com isso os amigos se juntam na casa de Cartman para jogar e ir ganhando experiencia completando missões durante o jogo para enfrentar e derrotar de uma vez por todas o tal jogador. 
 Com isso eles começam uma vida sedentária por não saírem de frente dos micros jogando, eles começam a engordar e nem para ir ao banheiro eles levantam, com isso, Cartman chama sua mãe para colocar um balde atrás dele para fazer suas necessidades (é hilário, é tão estúpido que chega a ser hilário). 


 Com esse conteúdo empregado, acredito que muitas pessoas devem achar uma perca de tempo assistir 'South Park' não conseguindo compreender que a missão do programa é simplesmente ser engraçado e fazer o telespectador dar boas risadas com um conteúdo simples e até mesmo podre misturando com muitas sátiras e humor negro. Antes de cada episódio um aviso é dado, se você continuar assistindo é porque concordou em assistir, concordou em 'ser alimentado com aquele produto'. Eu sou um fã de 'South Park' e eles me fazem rir, pra mim são geniais e muito criativo e por isso continuo assistindo. 
 Essa foi a postagem digna para 'South Park' que eu ia fazer há alguns dias, mas reservei hoje para falar dele, com certeza, como já dito, você já assistiu pelo menos um episódio, pois é muito difícil uma pessoa nessa terra não conhecer ou ao menos não ouvir falar em 'South Park'. 

Imagem de divulgação do seriado animado 'South Park' do 'Comedy Central' criado por Trey Parker e Matt Stone. 

Um comentário:

  1. Só tenho uma coisa pra dizer para os criadores Trey Parker e Matt Stone, muito obrigado por criarem esses desenho chato mais divertido chamado South Park. Lembro que não tinha idade o suficiente para assistir as primeiras temporadas e meus pais detestavam essa serie, então cheguei á assistir a sexta temporada em diante no Comedy Central que ainda hoje assisto seus conteudos, pois são divertidos como já dizia o personagem Eric "esse progama é do carralho."

    ResponderExcluir