quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Bruxa de Blair.

Poster oficial americano do filme 'Bruxa de Blair' (Blair Witch) de 2016 da 'Lionsgate'.

 Trazendo uma postagem mais que especial (por isso eu apareci) falando sobre o mais novo filme de terror que fui assistir hoje chamado 'Bruxa de Blair' e sim, daquele da franquia de 1999 que foi um sucesso sendo o pioneiro a trazer a 'found footage' que depois ganhou muita força com 'Atividade Paranormal' e quando este filme 'reempregou' o 'estilo', muitos, mas muitos mesmo começaram a brotar do chão querendo uma fatia da milionária torta que esses filmes estavam lucrando, mas depois os telespectadores começaram a dar uma trégua e entraram na cabeça deles que 'não é nada demais' e o público foi perdendo a força e hoje é mais incomum, mesmo assim surge um ou outro perdido, mas não é mais aquela febre de antes e repetindo, o 'criador' desse estilo 'inovador' na época foi 'A Bruxa de Blair' no ano de 1999 (The Blair Witch Project). 
 O longa foi dirigido por Adam Wingard e o roteiro ficou por conta de Simon Barrett. No elenco temos James Allen McCune, Callie Hernandez, Brandon Scott, Corbin Reid, Wes Robinson e Valorie Curry. O filme estreou no dia 15 de Setembro de 2016 (faz exatamente uma semana hoje) e foi exibido no 'Festival de Toronto' deste ano onde foi muito bem criticado, mas farei uma crítica mais completa do filme do modo 'Ultra' de se fazer como vocês sabem ao verem minhas outras muitas críticas de filmes que faço neste espaço. 
 Mas antes vamos para a sinopse, o filme traz James o irmão da garota do primeiro filme, que depois de ver um vídeo misterioso na internet sobre a perigosa floresta que sua irmã se perdeu e nunca foi encontrada, com isso ele sente esperanças de reencontrar ela vendo aquele vídeo e começa a conversar com o usuário que 'upou' o vídeo na internet para saber onde foi que ele encontrou tal gravação (o ponto exato na floresta) e ele concordou em mostrar. James então fala para seus amigos que decidem ajudá-lo a ir atrás de sua irmã e conhecerem o sinistro lugar que esconde inúmeros mistérios. Não demora muito para os jovens começarem a sofrer com as lendas daquela floresta que ganham vida fazendo de suas vidas um inferno onde que esta viagem poderá ser a última deles. 

Ingresso do cinema referente ao filme 'Bruxa de Blair'. Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal. 

 O que aconteceu? Muito bem, já disse lá em cima que 'The Blair Witch Project' de 1999 'lançou' o estilo 'found footage' que foi muito ousado e completamente diferente de tudo que já se foi visto e o filme entrou para a história do cinema com o tamanho sucesso que se fez, quem não conhece o filme 'A Bruxa de Blair' de 1999? É um verdadeiro clássico do terror, depois foi lançado o segundo intitulado como 'Livro das Sombras' (este eu não vi) que afundou a franquia (que tinha acabado de se tornar) e o nome que valia ouro passou a não valer mais nada, todos até desconsideravam o segundo filme que parece não ter nenhuma ligação com o primeiro e que nem é 'found footage'. Bom, depois o estilo foi 'reanimado' com o filme 'Cloverfield - Monstro' que fez sucesso usando-o como um bom 'encaixe' e depois o vimos em 'Atividade Paranormal' a franquia que deu origem a seis filmes e a partir desta franquia muitos, mas muitos filmes queriam fazer sucesso com a fórmula de 1999 e lançaram filmes 'a rodo' com um roteiro podre, pois eles davam ênfase para o 'found footage', pois aquilo que importava. O público foi 'engolindo' até onde deu, pois depois, até mesmo a franquia 'Atividade Paranormal' ficou muito cansativa e extensa demais e a 'mania' foi parando um pouco. Parou completamente? Não, ainda lança um ou outro por aí, mas não é nenhuma coisa absurda ou até mesmo 'reconhecido' por muito tempo. 
 Essa foi a introdução da minha crítica, se você não viu o filme eu sugiro não ler o texto que virá a seguir no meio dessas próximas duas imagens e ler só o final da postagem, pois conterá 'spoilers' sobre o filme que irá alimentar minha critica, se você não se importar em ler sobre coisas que vai acontecer no filme, pode continuar, já avisei.

Cena do filme 'Bruxa de Blair' (Blair Witch) de 2016 da 'Lionsgate',

 Confesso que fiquei animado ao saber que a franquia ressuscitaria depois de quinze anos, porém fiquei com a pulga atrás da orelha sobre o filme e já sabia o que ia acontecer, mas mesmo assim 'dei a cara pra bater' e fui assistir o filme hoje.
 Claro que o filme não traria nenhuma grande revelação sobre a temida 'Bruxa de Blair' que habita a floresta, mas senti um forte empurrão por ligarem este de 2016 com o de 1999 e isso pra mim já bastou para assistir, além das boas críticas que ouvi sobre o longa de vários veículos de imprensa quando foi exibido no Festival deste ano.
 Assisti o primeiro e achei mediano, mas depois de tantos anos e eles quererem trazer de volta eu acreditei que eles tinham uma grande ideia sobre a história e que até mesmo estava guardando para lançar um dia quando o 'found footage' estivesse mais 'tranquilo' como agora, pois 'Atividade Paranormal' foi encerrado e os filmes que vinham atrás também deram uma trégua e o momento era este e lançaram um pouco antes do Halloween para até mesmo não competir com outros que virão como o terceiro filme da franquia 'O Chamado' (intitulado como 'Chamados') e 'Ouija: A Origem do Mal', então essa era realmente a data certa para ser lançado. 
 Como eu disse, 'Bruxa de Blair' tem um nome forte, mesmo que o segundo filme 'manchou' o nome, mas mesmo assim é um nome muito conhecido e apareceu. O foco deste terceiro filme que leva o nome de 'Bruxa de Blair' é "a tensão de ser perseguido" como dito o diretor, não sendo uma mera cópia do primeiro, então me empolguei. 
 Começando com os lados positivos: não muito 'enrola enrola' e nem 'brincadeiras' como em outros filmes de 'found footage' que os personagens dão susto de propósito no telespectador. Outra coisa é que as coisas não demoram muito para acontecer, logo a 'perseguição' começa e o filme entra no trilho que lhe foi destinado, mas temos muitos 'poréns' com isso. Vale lembrar pela quinta vez que o filme é um 'found footage' e temos muitas imagens tremidas ou quando vai aparecer algo a pessoa corre e só vê planta, árvore, tronco e floresta (diga 'floresta' logo!). O filme não conseguiu trazer nada de novo a não ser captar imagens de cima da floresta algumas vezes com um drone, mas acontece poucas vezes até o mesmo ficar preso numa árvore, mas enfim, ao meu ver os 'cabeças' por trás da franquia só queriam 'lucrar' em cima de um nome já conhecido que infelizmente acabara de manchar ainda mais e não veremos um quarto filme da franquia. 
 O filme acabou dando muitas voltas no mesmo lugar não trazendo realmente nada de novo no estilo, pois era isso que eu estava esperando, mas o que aconteceu foi imagens muito mais 'tremidas' e muitos gritos sem aparecer muita coisa. A bruxa você não vê nem no poster e sim umas criaturas magras com a boca aberta que nem da para lembrar muito, pois as imagens são exibidas em menos de um segundo, pois logo o personagem sai correndo e o 'monstro' desaparece. Eu esperava algo novo com o terror, algo mais centrado, como o terror focando em alguma criatura ou mais imagens interessantes, mas isso não aconteceu e infelizmente também não tivemos nada revelado sobre a Bruxa de Blair, nada de novo, nada de legal, apenas muita correria e imagens embaçadas. 
 O filme não foi muito bem recebido pelos telespectadores, não superou os números que esperavam na semana de estreia sendo "quase um fracasso", pois, acredito muito, que chegamos ao fim do 'found footage' com este terceiro filme, pois apenas mostrou que as pessoas estão cheias de filmes assim que só trazem perguntas e nenhuma resposta. O terror presente é muito pouco, acredito que a unica coisa boa no filme é que não tem enrolação e é 'tenso', apenas isso. Talvez seria um filme 'interessante' para ver em casa se você não tivesse mais nada de interessante para fazer, mas não foi uma experiência legal para assistir no cinema. 
 Hoje na sala estava presente eu e mais quinze pessoas e quando o mesmo terminou, muitas pessoas falaram mal do filme como xingar e 'foi perca de tempo!'. Infelizmente o filme não conseguiu trazer nada de novo e esperou mais de quinze anos para nos apresentar uma coisa já conhecida, já enjoada e até mesmo manjada do telespectador e isso não foi nada legal das pessoas que trabalharam na área criativa, pois na minha concepção eles trariam algo de novo por serem os pioneiros do gênero e acabei quebrando a cara. Como dito, o filme é 'tenso', então é tão pouco 'curioso' para as pessoas que conheceram e até mesmo gostaram do primeiro filme de 1999, mas não temos nada de terror, nem nada de novo e muito menos de criativo. Me decepcionei e acredito muito que este foi o último 'found footage' dessa 'levada' de tantos filmes já lançados, pois a mesma franquia que 'criou' também 'matou' o estilo. 

Cena do filme 'Bruxa de Blair' (Blair Witch) de 2016 da 'Lionsgate'.

 O longa não traz aquele 'terror' que foi anunciado por alguns críticos que assistiram no Festival de Toronto onde o mesmo foi exibido e até mesmo a atriz que fez o primeiro 'aclamou' este terceiro filme. Ele traz uma sensação de 'perseguição' que na verdade não foi muito 'sentida' e nem mesmo nada foi muito entendido. 
 Se você espera ver um 'bom filme de terror' eu já estou lhe fazendo o favor de tirar seu cavalinho da chuva o empurrando, pois o longa não traz terror e sim 'tensão', esse sentimento está presente no filme e até mesmo aumenta quando eles encontram uma casa misteriosa no meio da floresta por um descuido (pois eles correm de um lado pra lá quando o 'bicho pega'). 
 Minhas palavras pra você que não leu o que escrevi na parte de cima desta postagem eu indico que você vá assistir se viu o primeiro e já sabe sobre o 'esquema' seguido dele, pois este não é muito diferente, então se você gostou do primeiro (esqueça o segundo intitulado como 'O Livro das Sombras') acredito que irá gostar deste, mas se não gostou você irá sair do cinema decepcionado, pois nada de muito criativo é trazido em 'Bruxa de Blair' para a decepção das pessoas que estavam apostando que a franquia pioneira estava com uma 'carta na manga' sobre o longa e sobre o estilo 'found footage' que ele traz.
 Falando em veículos de imprensa, muitos elogiaram o longa, mas muitos também 'pisaram' nele, então, fazendo uma média, o filme foi classificado como 'bom'. Eu o classifico como um filme 'regular / bom' por ter esperanças de novidades e acabar assistindo 'mais do mesmo', foi triste o filme piorneiro trazer coisas 'copiadas' de outros filmes que 'copiaram' seu estilo indo no mesmo embalo de 1999. Esta foi a postagem mais que especial sobre o filme 'Bruxa de Blair' que estreou semana passada nos cinemas, confira abaixo doze vídeos referentes ao longa.













Nenhum comentário:

Postar um comentário