segunda-feira, 2 de maio de 2016

'Ju On 4: The Final Curse' (O Grito 4 - Versão Japonesa).

Poster oficial do filme japonês 'Ju On 4 The Final Curse' de 2015.

 Estou aqui trazendo mais um filme (se eu ganhasse dinheiro para assistir filmes, até que poderia) e desta vez um longa de terror japonês que todos conhecem como 'O Grito' aqui no Brasil, mas poucos sabem que o mesmo como o filme 'O Chamado' tem a origem japonesa e os americanos resolveram transformar os mesmos fazendo uma releitura e o levando para o sucesso (pois os japoneses não conseguem dominar o mundo, se eles fossem lançados por lá e os americanos não se interessassem pela história, eles não saiam do Oriente e nunca iríamos descobrir sua existência). 
 Então vamos focar no filme 'O Grito' primeiramente que fez um sucesso razoável por aqui, me lembro que o segundo tomava conta de muitos 'outdoors' nas ruas com o garotinho (o pequeno Toshio) com o número dois em um dos olhos. Depois desse, os americanos foram esperando os lançamentos japoneses para prosseguirem, a história é similar, mas o rumo que ela toma é outro (a origem é a mesma) e o terceiro 'americano' pareceu muito um filme 'indie' não agradando muito e nem mesmo chegando no conhecimento de todos e acredito que eles não irão fazer uma readaptação de 'Ju On 4', isso é, acredito muito que não teremos 'O Grito 4', só a versão japonesa mesmo, mas vamos para a ficha técnica do filme depois dessa longa explicação que achei importante esclarecer para os desentendidos e desinformados. 
 'Ju On 4: The Final Curse' estreou no Japão no dia 20 de Junho de 2015 sendo dirigido por Masayuki Ochiai que também trabalhou no roteiro junto com Takashige Ichise. No elenco temos Airi Taira, Ren Kiriyama, Nonoka Ono, Yurina Yanagi, Miyabi Matsuura, Kai Kobayashi, Misaki Saisho, dentre outros. 
 O filme conta a história da irmã mais velha da professora primária que foi alvo da maldição e desapareceu fazendo um ano. Quando ela descobre o motivo do desaparecimento e consegue descobrir sobre a história perturbadora por trás de todos eventos acontecidos ela se envolve e decide dar um fim para aquelas almas descansem em paz e que não faça mais nenhuma vítima. 

    Banner oficial do longa 'Ju On 4: The Final Curse' de 2015.

 Eu já havia assistido alguns filmes japoneses antes de ver este semana retrasada e já havia visto um pedaço de 'Ju On 2' há alguns anos, mas não cheguei a assistir inteiro. Primeiramente, se você assistiu a versão americana que é a mais conhecida e vai ver este quarto (se ficou com vontade) eu recomendo começar a franquia japonesa, pois as histórias realmente não batem, os americanos criaram outra trama e seguiram uma outra história completamente diferente dos japoneses, resumindo, você vai ficar sem entender nada.
 Focando no filme, a franquia 'Ju On' realmente é bem bolada com a história da maldição e da mãe e filho que foram mortos com raiva e suas almas não conseguem descansar em paz. Ao meu ver, os japoneses não ousam nos filmes, eles focam mais na história do que no terror (no caso desse filme), mas acredito que ele não seja muito diferente dos outros da franquia. O filme é meio confuso, pois conta histórias diferentes e confesso que fiquei meio perdido no meio da história.
 As cenas de terror que existem não são muitas, mas as que apareceram poderia ousar mais como dito, parece que eles ficaram com o pé atrás para alimentar o terror ou a tensão ou não sei se os japoneses se assustam facilmente, mas eu senti isso, que eles poderiam caprichar mais nas cenas de terror, No quesito história, ao meu ver foi meio confusa e só deu voltas, pois não vi nada de novidade e segui a história. Não assisti os filmes japoneses da franquia que foram lançados anteriormente, mas fiquei curioso por esse ser o 'Capítulo Final' e mesmo sem estar por dentro da história eu decidi assistir e não entendi muito o conceito por ser confuso, mas a trama ao todo eu consegui e como disse, não trouxe nenhuma novidade e a história parecia nadar numa piscina redonda dando suas voltas até terminar meio que de repente sem ter algum pico ou emoção dentro da história.
 Desculpe, mas 'Ju On 4: The Final Curse' ficou devendo muito, não foi por que fiquei perdido na história, mas ao todo meio que nada aconteceu e tenho que considerar o filme como 'péssimo', pois não gostei nem um pouco do roteiro, das trocas de histórias e as cenas de terror não foram aproveitadas. Antes que falem, não é falta de costume, história é história aqui, no Japão, na Rússia e na Tailândia e não vi uma história boa aqui, só foi uma enrolação. 
 Ficou curioso? Você acompanha a franquia? Não sabia que a mesma era de origem japonesa e quer começar a assistir? Não é uma má ideia, o filme é curto então se gostar dos anteriores, pode tirar suas conclusões sobre este. Abaixo confira quatro vídeos sobre 'Ju On 4: The Final Curse'.

     



Um comentário: